5 mitos sobre o pecado

A Natureza do Pecado

O pecado é enganoso, tanto em sua capacidade de nos tentar a seguir seu exemplo quanto na maneira como confunde e obscurece nosso pensamento. É este último e os muitos mitos do pecado que quero abordar neste artigo.

Mito #1: O pecado da incredulidade não é tão sério a ponto de justificar a condenação eterna.

O que devemos dizer quando uma pessoa vive o que parece ser uma vida civil e fiel, mas se recusa a acreditar em Jesus? Muitos pensam que a incredulidade é um pecado inconseqüente, certamente não merecendo o julgamento eterno.

No entanto, o próprio Jesus diz com clareza inconfundível: “se não crerdes que eu sou, morrereis nos vossos pecados” ( João 8:24 ).

Aqueles que desconsideram a incredulidade como comparativamente sem importância sofrem de um senso de perspectiva profundamente distorcido. A questão de por que a incredulidade é tão monumental é alimentada, ou sustentada, pelo que só pode ser descrito como uma visão massivamente elevada dos seres humanos e uma visão ainda mais massivamente baixa de Deus.

Deus é infinito em poder, autoridade, bondade, glória, beleza, majestade e honra. Ele é infinitamente mais digno de louvor e gratidão do que toda a humanidade reunida. Ele é imensamente maravilhoso, esplêndido e fabuloso de todas as formas concebíveis e de inúmeras maneiras que nem podemos começar a conceber. Deus é o tesouro supremo do universo. Ele é infinitamente mais digno de nossa crença, confiança e honra do que qualquer coisa e tudo mais que existe.

Então, quando alguém diz que não acredita, na verdade está dizendo: “Deus não tem valor para mim. Deus é inútil. Deus vale menos do que meu carro. Deus merece menos o meu louvor do que o meu cão quando se senta ao meu comando.” A incredulidade é um ser humano, uma criatura, dizendo que o Criador é manchado e feio e não merece meu reconhecimento.

A incredulidade não é um estado mental inofensivo. A incredulidade é valorizar tudo o mais no universo mais do que o Criador de tudo no universo. A incredulidade é o ser humano dizendo ao ser divino: “Você é um mentiroso. Não acredito em nada do que você diz sobre você. Não acho que você seja digno de minha devoção ou adoração. Não considero sua glória imensurável e ilimitada digna de um momento de meu tempo ou energia. Considero meu jogo de golfe no domingo de manhã mais agradável do que passar o tempo na igreja declarando sua grandeza. Eu prefiro sexo a você. Prefiro café a você. Prefiro dinheiro a você. Prefiro as férias a você. Prefiro meus amigos a você. Prefiro os elogios que recebo de meus colegas aos elogios que, de outra forma, poderia dar a você. Você não é nada para mim.”

A incredulidade é o pecado mais sério que uma pessoa poderia cometer. É mais flagrante, mais ofensivo, mais injusto, mais perverso do que todo adultério, roubo, assassinato ou abuso que alguém jamais poderia cometer (sem diminuir de forma alguma a pecaminosidade desses muitos atos). A incredulidade não é simplesmente uma decisão de sua vontade na mesma escala de qual filme você verá neste fim de semana ou qual time esportivo você torcerá ou onde passará suas férias de verão. A incredulidade é um ser humano cuspindo na face do divino. É uma negação de quem é Cristo e o que ele veio fazer. É uma denúncia da verdade do que ele diz.

Não faça pouco caso da incredulidade. É uma rejeição que menospreza a Deus, encolhe a alma, exalta a si mesma e merece o inferno do único que merece nossa aceitação incondicional.

Mito nº 2: Alguns pecados são tão graves e hediondos que nunca poderei ser liberto da condenação que mereço.

Este mito é o que muitas vezes mantém as pessoas paralisadas espiritualmente. Eles vivem no medo diário de que seu pecado é simplesmente muito grave, muito frequente, muito flagrante, que nem mesmo o Deus de graça e misericórdia pode perdoá-los. Mas Paulo declara que para aqueles que estão “em Cristo Jesus” agora “não há condenação” ( Romanos 8:1 ).

Ser condenado por Deus significa que você está sujeito a suportar e sofrer as consequências penais de seu pecado. Significa que você está indo para o inferno, a menos que se arrependa e se volte para a fé em Jesus. Se ser justificado é permanecer corajosamente diante de Deus vestido com a justiça de Jesus Cristo, ser condenado é permanecer culpado diante de Deus vestido com sua própria injustiça.

Mas se você está em Cristo Jesus, não há nenhuma razão válida para você sentir medo, apreensão, dúvida ou suspeita sobre seu relacionamento com Deus ou seu destino eterno. Isso não significa que você não sentirá esse medo. Isso significa que não há nenhuma razão válida para que você deva. Às vezes, você sentirá dúvidas e ansiedade surgindo em seu coração, pensando que talvez Deus esteja realmente contra você, e não a seu favor? Sim. Mas você não deveria! Você não precisa!

Mito 3: A maneira mais eficaz de dissuadir a si mesmo e aos outros de pecar é por meio do medo e da ameaça de suas horríveis consequências.

Muitas pessoas no mundo cristão professo tentam motivar e encorajar outros a abandonar o pecado e viver uma vida piedosa usando táticas de medo. Eles descrevem em detalhes vívidos e muitas vezes sangrentos as horríveis consequências do pecado, da imoralidade e da idolatria. Eles o ameaçam com imagens do fogo do inferno. Eles tentam induzir vergonha e auto-aversão em seu coração. Às vezes, eles até oferecem o perdão e a salvação à sua frente, como a proverbial cenoura no palito, para ser seu apenas se você evitar certos pecados e praticar atos de bondade.

Mas essa não é a estratégia dos autores bíblicos. Quando Moisés foi tentado com a sensualidade e as riquezas do Egito, ele preferiu “ser maltratado com o povo de Deus” em vez de “desfrutar dos prazeres passageiros do pecado” ( Hb 11:25 ). Ele o fez considerando “o opróbrio de Cristo maior riqueza do que os tesouros do Egito, pois esperava a recompensa” ( Hb 11:26 ).

Foi por causa do prazer superior, da riqueza transcendente e da alegria que satisfaz a alma da recompensa que aguardava aqueles que seguiam a Cristo que Moisés encontrou forças para dizer não aos prazeres passageiros do pecado. Ele conquistou o fascínio de um prazer com fé na promessa de um superior. O pecado é derrotado quando confiamos no prazer imensuravelmente maior que vem de conhecer e ser conhecido por Deus e descansar satisfeito em tudo o que ele é para nós em Cristo.

Mito 4: Falar muito da graça do perdão de Deus em Cristo Jesus só vai encorajar as pessoas a pecar ainda mais.

Muitos pensam que a declaração de Paulo em Romanos 8:1 de que agora não há condenação para os que estão em Cristo Jesus encorajará as pessoas a pecar. Se enfatizarmos fortemente que o perdão está disponível, o que impede aqueles que estão em Cristo de se voltarem para a imoralidade, licenciosidade e auto-indulgência pecaminosa? Alguns podem muito bem usar essa verdade como desculpa para passar para o outro lado ou para racionalizar o pecado. Para outros, isso cria tanta alegria em nossas almas que nossos únicos pensamentos são como podemos desfrutar desse Deus que tornou a salvação possível.

Viver sob condenação realmente fortalece e solidifica o pecado em sua vida. A pressão da condenação, o sentimento de vergonha, o medo do julgamento, tudo acaba se tornando insuportável. Desesperamos de ser livres ou de nos sentirmos bem com nós mesmos. Pecar então se torna ainda mais atraente: uma válvula de escape, uma fuga atraente, uma forma de aliviar a pressão sobre nossas almas. Muitas vezes pecamos porque anestesia a dor da depressão e do desespero. A pessoa que usa a verdade de “nenhuma condenação” para justificar seu pecado deve examinar cuidadosamente se está ou não verdadeiramente em Cristo Jesus.

Há pouca esperança de que você faça qualquer progresso em sua batalha contra o pecado até o momento em que você saiba que, apesar de seu pecado, não há condenação para você. Alguém disse uma vez que o único pecado que pode ser derrotado é o pecado que foi perdoado. Você e eu encontraremos o poder e o incentivo para buscar a obediência e uma vida de santidade somente quando compreendermos plenamente o que significa dizer: Sem condenação!

Mito 5: Qualquer um pode ser perdoado de seus pecados, independentemente de seu relacionamento com Jesus Cristo.

Muitos em nosso mundo abraçaram esse mito, para o perigo eterno de suas almas. Quando Paulo nos assegura que agora não há condenação, ele claramente restringe isso àqueles que estão “em Cristo Jesus” ( Romanos 8:1 ).

Nenhuma condenação não é uma bênção universal; é reservado para aqueles que estão em Cristo pela fé. Devemos ter cuidado para resistir à tentação do falso sentimentalismo que nos leva a dar falsas garantias a um não-cristão simplesmente porque ele é “sincero”, “legal”, “religioso” ou porque “acredita em Deus”.

Claramente, Paulo não era um universalista. Ele não acreditava que todos, independentemente do que pensam de Cristo ou independentemente de seu relacionamento ou resposta a Cristo, são salvos. A promessa e garantia de “nenhuma condenação” é apenas para aqueles que estão “em Cristo Jesus”. E é para todos os que estão “em Cristo Jesus”.

E quando isso é verdade? Agora! Não quando ficarmos mais velhos ou mais maduros. Não quando superamos todos os hábitos pecaminosos. Não quando deixamos de ser feridos pelos outros. Não quando todas as nossas contas estão pagas. Não quando conseguirmos um novo emprego. Não quando aprendemos mais da Bíblia. Não quando as pessoas começam a nos tratar bem e com respeito. Não quando recebemos os elogios e a adulação pública que achamos que merecemos. Não quando nossos inimigos pararem de nos perseguir. Não quando os erros contra nós foram corrigidos. Não quando temos sido vindicados. Não quando paramos de nos fazer de bobos em público. Agora!

Se você está em Cristo Jesus pela fé, a atitude de Deus para com você, seus pensamentos sobre você e todas as suas intenções para com você são dirigidas pelo amor, não pela raiva, desapontamento, frustração ou ira. Quando Paulo diz que não há condenação, ele quer que você ouça o lado positivo dessa verdade, ou seja, que em vez de “condenação” há apenas compromisso, compaixão, perdão, afeição sincera e misericórdia. Não importa se você está sofrendo em um dia ruim ou desastroso, ou em um dia maravilhosamente bem-sucedido e alegre. A atitude de Deus é sempre aquela em que “não há condenação”!

Como sua existência diária seria diferente se você realmente entendesse e acreditasse nisso? Como seu casamento e sua abordagem para o seu trabalho e seus colegas de trabalho seriam diferentes? Como sua batalha contra a tentação do pecado seria impactada se você realmente entendesse e acreditasse que não há condenação para os que estão em Cristo Jesus? Como sua adoração em um domingo ou em qualquer outro dia seria afetada por essa verdade? É uma pergunta que merece uma resposta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *