5 Passos para Revigorar sua vida de Oração

Muitas vezes em minhas orações eu simplesmente não sabia o que dizer, ficava me perguntando como é possível pessoas ficarem horas orando, o que elas tinham tanto a dizer ao nosso Deus, se você identifica-se com o autor, segue 5 passos que te ajudarão a ter uma vida de oração eficaz e te auxiliará numa intimidade com o Senhor.

1) Escreva suas orações

Muitas vezes, vou começar meu tempo de oração, escrevendo coisas que eu sou grato. Escrevo-os ao Senhor, quase como uma carta, começando com algo como isto: “Pai Celestial, Senhor Jesus, Espírito Santo, Obrigado por ….” Ou “Senhor Jesus, obrigado por …” e começo a escrever coisas que eu sou grato. Escrever meu agradecimento me mantém focado. Às vezes eu começo um tempo de oração lendo o que eu escrevi. Escrever é importante pois em um momento de oração você não lê palavra por palavra, mas usa como um lembrete.

2) Ore versículos bíblicos específicos

A Bíblia está repleta de promessas familiares, de salmos de adoração, de como Paulo orava, etc.. São versículos como os seguintes:

E eles disseram: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.” Atos 16:31

“E quanto a mim, esta é a minha aliança com eles”, diz o Senhor: “Meu Espírito que está sobre ti, e as minhas palavras que coloquei em sua boca, não se desviarão da tua boca, nem da boca de sua prole, ou da boca da descendência de seus filhos “, diz o Senhor”, desde agora e para sempre “. Isaías 59:21

Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o pão.
Compadece-se sempre, e empresta, e a sua semente é abençoada. Salmos 37:25,26

Procure ler versículos como estes da Bíblia em voz alta, em seguida, peça ao Senhor para agradar a fazer o que os versos dizem que ele vai fazer. Usando a Bíblia quando oramos sabemos que estamos pedindo de acordo com a vontade de Deus.

3) Faça listas

Além de escrever as orações específicas, as listas podem ser muito úteis. Eu tenho uma lista de pessoas que eu estou pedindo para Jesus salvar. Eu tenho uma lista de “necessidades atuais” da família e amigos. Eu não oro por todas as listas todos os dias, e eu nem sempre vou orar uma lista inteira. Mas pelo menos vou ter escrito para lembrar-me de vez em quando.

4) Ore conforme o Pai Nosso

Use cada frase para desencadear um “tema”, por exemplo:”. Pai nosso que está no céu, santificado seja o teu nome”.

Louvado seja o Senhor, obrigado por ser meu Pai. Eu te louvo Senhor que está no céu, soberano sobre tudo, criador dos céus e da terra e tudo que nela há. Santificado seja o teu nome-santo. Louvo por sua santidade e pureza perfeita e glória.

E assim por diante, com certeza você se lembrará do quanto o Senhor fez e o quanto você deve ser grato a Ele com a oração do Pai Nosso.

5) Ore em resposta à sua leitura da Bíblia

Alguns encontraram orando em resposta a sua leitura da Bíblia para ser mais eficaz para eles. Em sua leitura diária da Bíblia, pare e ore da mesma forma que a Palavra de Deus fala com você. Por exemplo, se você ler, Tiago 1:22: “E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.”, você poderia orar algo como”Senhor Jesus, por favor, ajude-me a obedecer a sua palavra. Ajuda-me a “fazer”, colocá-la em prática.

É claro que a oração é um relacionamento, uma conversa, uma comunicação com o Senhor, portanto seja espontâneo, entregue seu coração na sua conversa com Deus, as dicas nada mais são do que lembretes do que falar ao Senhor e de como você pode ter momentos de intimidades com Ele.

E quanto a você? Quais são algumas maneiras que você encontrou que o ajudam a se concentrar em suas orações?