5 Sinais de Abuso Espiritual

Aqui estão cinco sérios sinais de alerta de que você ou alguém que você conhece pode estar sofrendo abuso espiritual.

Exploração Financeira

Um dos sinais é quando os membros de uma igreja estão sendo ensinados (forçados) a dar à igreja quase todos os seus recursos.

Nessas congregações geralmente os pastores possuem grande quantidade de bens e as ovelhas vivem com recursos escassos.

Paulo avisou Timóteo sobre esses:

Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade, É soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas, Perversas contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais. 1 Timóteo 6:3-5

Pedro também fez um alerta:

E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita. 2 Pedro 2:3

Mensagem contrária das Escrituras

Nem sempre uma congregação que ensina determinada doutrina fica claro que está contrária as escrituras. Satanás usou a própria escritura para tentar Cristo no deserto.

O que estamos vendo ultimamente é uma alteração do significado correto para proveito próprio, nesse caso quando há dúvidas, deveríamos buscar o contexto dos versículos, o público ao qual se direciona, e conversar com outros irmãos sobre o tema.

Nesse sentido deveríamos ser como os bereanos:

Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim. Atos 17:11

Medo e Intimidação

Outra atitude que se tem tornado comum é utilizar a Palavra de Deus, fora do contexto ou de forma equivocada, para trazer julgo para a congregação.

Quando alguém diz que Deus irá punir as pessoas por não fazerem algo, a liderança está utilizando do medo e da intimidação para proveito próprio.

Isso pode partir também dos homens, ameaçando expulsar um membro, colocar na “geladeira” ou “banco”, e outras diversas formas para que aquele membro se sinta inferiorizado.

Recusa de Tratamento Médico

Se alguém se recusar a procurar ajuda médica por uma condição muito séria, pode estar colocando sua vida em risco.

Isso é muito sério porque recentemente uma senhora postou no Facebook que estava tendo dores no peito e tinha uma história de doença cardíaca, mas escreveu: “Eu reivindico a cura em nome de Jesus”.

É claro que Deus pode curá-la, mas eu creio que Ele esperaria nós usarmos o senso comum e buscamos tratamento, assim como faria por um braço quebrado.

Você pode imaginar essa mulher com um braço quebrado e não pedir ajuda e dizer “Eu reivindico a cura em nome de Jesus?”

Mesmo assim, alguns dizem que você não tem fé se você for ao médico, obviamente Deus pode usar pessoas, como os médicos para que você seja curado.

Concentre-se no Homem

O foco em nossos serviços de adoração deve ser Cristo sempre embasado na Palavra de Deus.

Quando uma congregação está muito preocupada com a parte externa do homem, ou suas pregações são para voltadas para o homem, algo está errado.

É óbvio que a comunidade deve manter um relacionamento próximo com as pessoas, mas a maioria do ensino e da Palavra deve ser sobre crescimento espiritual e de intimidade com o Senhor, quando trocamos isso para crescimento relacionado a vida cotidiana, deixamos de experimentar o verdadeiro crescimento que o Senhor tem para nós.

Existem outros sinais e histórias realmente absurdas de pessoas que sofreram algum tipo de abuso espiritual, mas que esses 5 sinais possam servir de alerta para muitos que se encontram nessas condições.