5 Verdades surpreendentes sobre a bondade Bíblica

Não tenho certeza se já conheci uma pessoa que não queira bondade. Na sociedade de hoje, as pessoas geralmente concordam que mais bondade tornaria o mundo um lugar melhor. Mas o que é exatamente? De onde isso vem? O que isso faz?

As definições desta palavra muitas vezes associam a palavra a ser amigável, generoso e atencioso. Embora isso possa ser útil, esses três termos podem deixar de descrever a natureza completa de como é a bondade. Aqui estão cinco coisas que a Bíblia revela sobre a bondade enraizada em Cristo , o que dá ao termo alguma substância necessária:

1 – A bondade é poderosa

Pois nós mesmos já fomos tolos, desobedientes, desviados, escravos de várias paixões e prazeres, passando nossos dias em malícia e inveja, odiados pelos outros e odiando uns aos outros. Mas quando a bondade e a benignidade de Deus nosso Salvador apareceram… ​​(Tito 3:3-4)

Considere o que Paulo está afirmando aqui.

Ele está dizendo que nós éramos tolos. Nós não obedecemos. Seguimos líderes que nos desviaram. Não apenas isso, mas passamos todo o nosso tempo desejando ter o que os outros tinham e ficando com raiva deles por tê-lo. Outras pessoas nos odiavam, e nós retribuímos o favor. Se eu conhecesse uma pessoa assim hoje, provavelmente diria: “Eles estão muito longe! Nada pode trazê-los de volta à bondade.”

Então tudo muda como Paulo escreve: “Mas quando a bondade e a benignidade de Deus, nosso Salvador, apareceu”. Assim, os males anteriores são ofuscados pela grande misericórdia de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.   

A bondade, como a mansidão, confunde-se com passividade e ineficácia. Mas a Bíblia diz o contrário – é a ferramenta da onipotência de Deus. A bondade é tão poderosa, é ainda mais forte que a morte!

2 – A bondade é mais forte que a morte

Noemi disse à nora: “Seja ele abençoado pelo Senhor, cuja bondade não abandonou os vivos nem os mortos! (Rute 2:20)

Ao discutir um homem que Rute acabou de conhecer (Boaz), Noemi espera o melhor. Ela diz: “que ele seja abençoado pelo Senhor”, e então ela descreve o Senhor com estas palavras incríveis: “cuja bondade não abandonou os vivos nem os mortos!”

Esta mulher passou por muitas provações em sua vida. Primeiro, uma fome em sua terra natal fez com que Noemi e toda a sua família fugissem. Então, seu marido morreu. E então, seus dois filhos falecem. Tudo o que lhe restava eram suas duas noras, que logo se tornariam uma nora após a outra voltar para casa.

Esta mulher estava familiarizada com a morte. Podemos pensar que ela desconfiaria de Deus ou pensaria que Ele não se importava com ela ou sua família. Mas, na realidade, Noemi acredita na bondade de Deus e sabe que Ele tem uma bondade duradoura que se estende tanto a si mesma quanto a seus familiares falecidos.

A morte não foi suficiente para fazer Noemi duvidar da bondade de Deus. Nem era suficiente, ela sabia, separar o marido e os filhos dela.

Suas palavras soam muito como o que Paulo escreve em sua carta aos romanos: “Porque estou certo de que nem a morte nem a vida… será capaz de nos separar do amor de Deus em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Romanos 8:38- 39).

A bondade de Deus é mais forte que a morte! Isso era verdade nos dias de Noemi, nos dias de Paulo e também nos nossos. Se estamos em Cristo, sempre veremos o poder da bondade de Deus.

3 – A bondade Prepara o Arrependimento

Ou você se aproveita das riquezas de sua bondade, tolerância e paciência, sem saber que a bondade de Deus deve levá-lo ao arrependimento? (Romanos 2:4)

Assim, a bondade tem um poder significativo, e seu poder não se destina simplesmente a nos fazer sentir melhor sobre nós mesmos. O poder da bondade é visto em como ela leva as pessoas ao arrependimento.

Lembre-se disso da próxima vez que alguém te irritar. Você quer que eles saibam como eles te machucaram, e você quer que eles nunca façam isso novamente. Quando estou nessa posição, costumo usar uma ferramenta diferente da bondade. Posso usar despeito, fofoca ou frieza, pensando comigo mesmo que a bondade apenas encorajará seu comportamento.

Esse fruto do Espírito envolve tolerância, mas as Escrituras também nos dizem que Deus usa a bondade para nos levar ao arrependimento. Por que devo usar uma ferramenta diferente daquela que Deus escolheu usar?

4 – A bondade pode machucar

Deixe um homem justo me bater – é uma bondade;
que ele me repreenda – é óleo para minha cabeça. (Salmo 141:5)

Quando penso em ações associadas à bondade, penso em “abraçar”, “ouvir” ou “sorrir”. Eu certamente não penso em “greve!” No entanto, o Salmo 141 reúne as duas palavras.

Quando alguém fala uma dura verdade em sua vida, pode doer. Às vezes parece que eles o traíram, como se não o entendessem mais, ou como se estivessem desprezando você. No momento, você não consegue ver por que eles diriam o que disseram – e parece um ataque sem objetivo e espontâneo.

E, no entanto, o que a princípio parece um ataque sem objetivo pode na verdade ser um gesto compassivo, empurrando você de volta para fixar os olhos em Cristo. Uma vez que seus olhos estão sobre Ele, você pode olhar para trás e dizer: “Eu estava em um lugar ruim, e graças ao gentil golpe do meu amigo, eu voltei para a paz que vem de Jesus”.

5 – Bondade traz honra

Quem busca a justiça e
 a bondade encontrará vida, justiça e honra. (Provérbios 21:21)

Mais uma vez, a bondade às vezes carrega uma conotação de insignificância e fracasso. A bondade pode parecer um bom ideal para alguns, mas se eles realmente querem “fazer a diferença” ou “ser alguém importante”, então eles não podem ser gentis o tempo todo.

Em primeiro lugar, isso não é verdade. Como já demonstramos, a bondade é poderosa e pode mudar a pessoa que você nunca pensou que mudaria.

Em segundo lugar, é um pouco verdade. Este mundo promete certas honras, muitas das quais podem ser perdidas por uma pessoa que foi gentil o tempo todo. No entanto, como cristãos, somos chamados a lutar por uma honra maior. Somos chamados a imitar os sofrimentos de Jesus, que resultam em uma honra imperecível.

Há uma grande honra esperando por aqueles que buscam a bondade, pois são zelosos de boas obras por causa de Jesus Cristo.

Não perca esta honra andando no caminho do mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *