5 versículos de Gênesis para você valorizar

Meu objetivo é levar as Escrituras comigo ao longo do dia. Quero a palavra de Deus continuamente em meu coração porque estou propenso a me preocupar durante todo o dia, mas Isaías 26:3 promete:  

Você mantém em perfeita paz 
aquele cuja mente está focada em você, 
porque ele confia em você.  

Por esta razão, mantenho minha mente na Palavra de Deus. Alguns dias tento memorizar certos versículos, e outros dias escrevo um versículo em um pedaço de papel e coloco no bolso. Cada vez, então, que pego meu telefone ou carteira, a passagem bíblica ressurge em minha mente.  

Leve as Escrituras com você em todos os momentos. Leve isso na mente, no coração e às vezes até no bolso. Aqui estão alguns versículos de Gênesis para você valorizar:

1) Gênesis 1:1  

No princípio, Deus criou os céus e a terra.  

Já li muitos livros e adoro abrir falas. Em todas as minhas leituras, não encontrei frase de abertura melhor do que esta. Não apenas na veracidade, da qual a frase inicial da Bíblia é suprema, mas na beleza literária.

Os releitores da Bíblia pensarão em João 1:1 quando lerem Gênesis 1:1. A Bíblia nos convida a pensar na encarnação de Deus na criação do mundo. A unidade narrativa da Bíblia nos convida a pensar em Jesus no Gênesis:

Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por meio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez. ( João 1:2-3 )

2) Gênesis 1:3 

E Deus disse: “Haja luz”, e houve luz.  

Deus trazendo a criação à existência revela muitas coisas louváveis ​​sobre ele. E este versículo tem o nome de Jesus por toda parte. Por um lado, prenuncia sua repreensão falada à tempestade:

[Jesus] acordou, repreendeu o vento e disse ao mar: “Paz! Fique quieto!” E o vento cessou, e houve uma grande calmaria… E eles ficaram cheios de muito medo e disseram uns aos outros: “Quem é então este, que até o vento e o mar lhe obedecem?” ( Marcos 4:39, 41 ) 

A resposta à pergunta do discípulo, claro, é o próprio Deus. Deus ordena a criação com sua palavra falada. 

3) Gênesis 1:5 e Gênesis 1:16 

Deus chamou a luz de Dia e as trevas de Noite. E houve tarde e houve manhã, o primeiro dia. ( Gênesis 1:5 )  

E Deus fez os dois grandes luminares – o luminar maior para governar o dia e o luminar menor para governar a noite… ( Gênesis 1:16 )  

A glória de Deus é proclamada não apenas no fato histórico de que ele criou o mundo, mas também na forma como o criou. No primeiro dia, Deus criou o “Dia” e a “Noite”. No quarto dia, Deus criou “o luz maior” para governar o dia e “o luz menor” para governar a noite. 

Nosso Deus é um Deus de ordem. Ele preparou o espaço e depois o encheu. Vemos este padrão com as águas/extensão no Dia 2, e os peixes/pássaros no Dia 5. Vemos este padrão com a terra seca no Dia 3, e os animais, o gado e a humanidade no Dia 6.

Deus coloca todas as coisas em seu devido lugar. Ele é um Deus supremamente bom e ordenado. Elogie-o!  

4) Gênesis 3:24  

Ele expulsou o homem e, a leste do jardim do Éden, colocou os querubins e uma espada flamejante que se virava para todos os lados para guardar o caminho para a árvore da vida.  

Neste versículo, como em muitos outros, vemos como a Bíblia se encaixa como uma história unificada. Deus conhecia seu plano desde o início. Seu plano sempre foi que Jesus Cristo redimisse a humanidade. 

Cada parte de Gênesis 1-3 mostra esta verdade. Aqui podemos ver isso nos querubins que guardam a entrada do Éden. Ao longo do Antigo Testamento, os israelitas foram instruídos a decorar o véu do tabernáculo com querubins (ver Êxodo 26:31 ). Assim, quando a morte de Jesus causa o rasgo do véu ( Lucas 23:45 ), temos um vislumbre da unidade narrativa da Bíblia: Jesus enfrentou a espada dos Querubins, recebeu um golpe fatal, mas abriu uma entrada através dele de volta para um relacionamento com Deus.

Nunca voltaremos ao Éden, mas agora podemos ter novamente o relacionamento que Adão e Eva tiveram com Deus no Jardim.

Como uma nota adicional que mostra ainda mais a unidade da Bíblia, considere Lucas 20:15 . Maria, ao ver Jesus pela primeira vez depois da sua ressurreição, não o reconhece. Em vez disso, ela supõe que ele seja “o jardineiro”.

5) Gênesis 15:17  

Quando o sol se pôs e escureceu, eis que um braseiro fumegante e uma tocha acesa passaram entre essas peças.  

Talvez você esteja pensando:  Que versículo estranho para destacar por si só!  E você pode estar certo, todo o capítulo em que Abrão e o Senhor fazem uma aliança é o que realmente pretendo destacar. O versículo 17, porém, é a reviravolta na história.  

Este é o momento em que esperamos que Abrão percorra as duas peças, sinalizando que aceitaria as consequências de uma aliança quebrada. E, no entanto, é  Deus quem faz isso. Deus revela que ele mesmo pagará a pena pelo seu povo, caso eles se rebelem.  

E assim Gênesis 15:17 nos aponta para João 19:30 , em que Jesus pagou a penalidade por esses pecados e diz: “Está consumado”.  

Por que valorizamos a Palavra de Deus 

No final das contas, não se trata de conexões inteligentes, hermenêutica sofisticada ou valor literário. A Bíblia não é importante para nós simplesmente porque é interessante; A Bíblia é a palavra inerrante de Deus que nos aponta diretamente para Jesus Cristo. Glorifica com autoridade a Jesus Cristo. É por isso que o valorizamos acima de tudo.

Pois valorizamos a palavra de Deus e valorizamos Cristo, “o fundador e consumador da nossa fé” ( Hebreus 12:2 ). 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *