6 heróis desconhecidos da Bíblia

Grandes heróis, homens e mulheres de fé foram registrados ao longo das escrituras e compilados no livro de Hebreus, capítulo 111.

Aqui, no entanto, estão alguns personagens bíblicos que podem ser facilmente esquecidos e que seriam considerados heróis, não necessariamente por causa de seus feitos extraordinários registrados nas escrituras, mas porque simplesmente escolheram ficar do lado certo da história, escolheram alinhar a si mesmos com a promessa feita a seus pais e à propagação do evangelho.

Vamos considerar brevemente cada uma de suas vidas conforme registrado na Bíblia e como eles foram importantes para seu tempo e geração, você ficaria surpreso ao ver alguns heróis inesperados. A empregada da esposa de Naamã (2 Reis 5)

1. A empregada da esposa de Naamã (2 Reis 5)

Bem, sim, esta empregada, com seu nome não mencionado ou registrado, é a 1ª em  nossa lista de heróis esquecidos na bíblia, a história da bíblia fala de um comandante sírio de sucesso que tinha a doença da lepra. A história continua revelando como a serva da esposa do comandante implorou à sua senhora dizendo: “Oh, se meu mestre pudesse encontrar o profeta de Samaria, ele seria curado de sua doença de pele. Depois de pedir permissão ao rei de Aram, o general foi ver o profeta de Samaria (Eliseu) para ser curado de sua lepra. É uma história incrível de cura e conversão para o Senhor.

É importante falar sobre esta donzela de fé e devoção, que acreditou em Deus, e sem nenhuma dúvida na mão ungida de Deus sobre o profeta Eliseu.

 2. A jumenta de Balaão (Números 22)

Muito engraçado, você dirá, mas sim, a jumenta merece ser reconhecida simplesmente por impedir a morte de Balaão nas mãos de um anjo.

Balaão, o Profeta, é mais conhecido como “O Cara do Burro” por ter seu burro falando com ele (Números 22;21-27). Ele foi enviado por Balaque, rei de Moabe, para pronunciar maldições sobre Israel. Mas Deus tinha outras idéias, Ele disse a Balaão para pronunciar bênçãos sobre Israel e não retornar a Balaque. Balaão desobedeceu ao Senhor voltando para o rei Balaque, que queria amaldiçoar o povo de Deus. Balaão, montado em seu jumento, é confrontado por um anjo do Senhor. A ironia nesta história é que a jumenta pode ver o anjo do Senhor, mas Balaão não pode, pode-se dizer que Balaão é cego espiritualmente, então ele não pode ver o anjo. Isso é irônico porque Balaão é um profeta.

O burro fica compreensivelmente assustado ao ver o anjo do Senhor na estrada e para várias vezes de medo. Pensando que sua jumenta havia enlouquecido, Balaão começou a bater em sua jumenta até que a jumenta perguntou: “Por que você me bateu três vezes?” e então os olhos de Balaão foram abertos para o anjo do Senhor e seu pecado.

3. Eúde (Juízes 3:15-30)

A história de Eude vem diretamente de Juízes 3, mas se encaixaria perfeitamente no enredo de qualquer filme de ação. Aconteceu que Israel estava sob o governo opressor de Eglon, rei de Moabe, e clamou ao Senhor por livramento. Os moabitas eram adoradores de ídolos que faziam o que era mau aos olhos do Senhor. Deus enviou Eúde e sua espada de um cúbito (cerca de um pé e meio) para assassinar o rei e libertar o povo de Deus de seu governo.

Eúde deve ter falado mansamente porque quando disse aos servos do rei que tinha uma “mensagem secreta” para ele (Juízes 3:19), eles deixaram Eúde sozinho com o rei. A “mensagem secreta” de Ehud foi a espada que ele trouxe – e a “entrega especial” foi uma punhalada na barriga do rei extremamente obeso que o matou, a espada curta foi registrada como tendo penetrado completamente o rei gordo, da lâmina ao cabo, tudo desaparecendo na barriga do rei. Então Eúde trancou silenciosamente as portas do telhado para manter os guardas afastados e fugiu rapidamente. Quando Eúde voltou para o povo de Israel, ele liderou Israel na conquista de seus inimigos, os moabitas.

4. Jabez (1 Crônicas 4;10)

Embora a história de Jabez seja comumente contada quando se trata de questões sobre o poder da oração e tópicos sobre a misericórdia de Deus, ele ainda se encaixaria nessa lista de heróis negligenciados. Ele é mencionado apenas em alguns versículos das escrituras e é conhecido por sua famosa “Oração de Jabez” mencionada em 1 Crônicas 4:10

“Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: ‘Oh, que você me abençoe e amplie minhas fronteiras, e que sua mão esteja comigo, e que você me guarde do mal para que ele não me cause dor!’ E Deus concedeu o que ele pediu.”

Ele faz a lista porque por meio dele temos uma imagem mais clara e simples de quão potente e poderosa uma oração de fé pode ser, e dá uma compreensão de que boas orações são de fato respondidas.

5. Mordecai (Ester 2;5-7. 21-23, 4;1-17)

A história de Mordecai ocorre ao longo do livro de Ester. Mordecai é primo e guardião de Ester, uma estrangeira que se torna rainha da Pérsia. Mordecai usa sua posição na corte do rei para defender o povo oprimido de Deus e frustrar uma conspiração para assassinar o rei. (Ester 2;21-23)

Esta história é significativa e desempenha um papel fundamental no evangelho porque se o povo judeu tivesse sido destruído (como Hamã desejou), a história da obra salvadora de Deus por meio do povo judeu (e eventualmente de Cristo) nunca teria sido contada.

6. Jetro (Êxodo 18)

Jetro era o sogro de Moisés. Em Êxodo 18, Moisés foi sobrecarregado com sua tarefa de liderar Israel. Parecia que todo mundo que tinha um problema vinha a Moisés.

Êxodo 18:13-27 descreve a sábia sugestão de Jetro para que Moisés dividisse seu trabalho em dezenas, cinquenta, centenas e milhares para reduzir sua carga de liderança e delegar responsabilidades ao povo de Israel.

Jetro disse que se Moisés seguisse sua sugestão, “ Deus o guiará, você será capaz de suportar, e todo este povo também irá para o seu lugar em paz ” (Êxodo 18:23). Como um bom genro, Moisés obedeceu. Isso permitiu que Moisés não se preocupasse com assuntos triviais, mas sim tivesse um sistema melhor onde eles se resolvessem.

Esta é uma estrutura de liderança seguida pela maioria das empresas e governos até hoje, quão sábio era Jethro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *