6 razões pelas quais nossa adoração vale a pena

O salmista e líder musical Asafe escreveu o Salmo 78 para louvar ao Senhor e oferecer um testemunho de lembrança para as futuras gerações da fidelidade de Deus. Seu testemunho em música é tão relevante hoje para lembrar nossa geração e aqueles que virão depois de nós por que “a adoração vale a pena”, independentemente de termos vontade ou o estado dos tempos nos faz duvidar de Sua presença.

1. Devemos manter a corrente funcionando

No Salmo 78:2-4 , Asafe declarou seu propósito: “Abrirei a minha boca com uma parábola; Direi coisas ocultas, coisas antigas, coisas que ouvimos e conhecemos, coisas que nossos ancestrais nos contaram. Não os esconderemos de seus descendentes; contaremos à próxima geração os atos louváveis ​​do Senhor, seu poder e as maravilhas que ele fez”.

Ao manter vivo o testemunho da fidelidade de Deus, as gerações futuras são lembradas e recebem a garantia de que nosso Senhor é capaz e está disposto a lidar com as circunstâncias de hoje. Nós nos estressamos voluntariamente ao contemplar o impacto da inflação, o estado moral de nosso país, a guerra na Ucrânia, os efeitos da pandemia e a condição espiritual da igreja. No entanto, nossos avós podem dar testemunho de como viveram em meio a guerras mundiais, pandemias, depressões e segregação. Eles não tinham a tecnologia e os meios de comunicação de hoje, mas nosso Deus estava ativamente presente e fez coisas poderosas apesar das circunstâncias. Tenha certeza de que nosso Salvador ainda está sentado à direita do Pai Celestial.

Paulo, em sua segunda carta a seu conservo Timóteo, deu atenção especial ao testemunho que lhe foi transmitido. Ele escreveu: “Lembro-me de sua fé sincera , que viveu primeiro em sua avó Lois e em sua mãe Eunice e, estou convencido, agora vive em você também”. Da mesma forma, Davi escreveu no Salmo 145:4: “Uma geração recomenda as tuas obras a outra; eles falam de seus atos poderosos.” Nosso testemunho pessoal de redenção é nosso maior louvor ao nosso Salvador e serve como testemunho para o mundo.  

2. Fomos Alimentados

Deus “abriu as portas do céu, e fez chover maná sobre eles para comer, e deu-lhes trigo do céu” para alimentar Seu povo. Nós, na era da igreja, também fomos alimentados abundantemente. Em João 6:51 , Jesus se descreveu como o “pão vivo que desceu do céu”. Temos 66 livros dos quais nos alimentamos. Em Mateus 4:4 , Jesus indicou isso quando falou: “Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus’”.

Este fato é complementado pelas palavras de Jesus em João 6:63 : “O Espírito vivifica; a carne não conta para nada. As palavras que eu disse a você – elas estão cheias do Espírito e vida ..” Spurgeon escreveu: “nós agora mesmo nos alimentaremos de Ti como nosso alimento espiritual, e oraremos para que afastes de nós toda a incredulidade perversa”.  

3. Fomos Revestidos em Sua Provisão

Yahweh, vestiu Seu povo escolhido com uma nuvem durante o dia e “toda a noite com uma luz de fogo”. Ele usou Moisés e os protegeu com o “clave de rochas no deserto”. Nossa herança e vestuário hoje são dados unicamente pelo poder e provisão de Jesus Cristo. Em Isaías 61:10 , o profeta escreveu que o Senhor “me vestiu de vestes de salvação e me vestiu com o manto de sua justiça”. Jó também tinha esse entendimento quando escreveu em 29:14: “Eu me vesti de justiça, e ela me vestiu”.

As falhas comprovadas de nossa justiça própria são descritas como “trapos de imundícia”, cogitando não apenas inutilidade, mas também sua natureza repugnante aos olhos de um Deus todo santo e todo justo. Efésios 5:25-27 explica que Ele se entregou pela igreja “para santificá-la e purificá-la com a lavagem da água pela palavra, para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa assim; mas que seja santo e sem defeito”.

4. Fomos Purificados

A montanha-russa da desobediência ao arrependimento à obediência e retorno à desobediência exposta nas jornadas dos israelitas revela a libertação de Deus em termos de Sua misericórdia e graça. Após uma manifestação de julgamento, “lembraram-se de que Deus era sua rocha e o Deus alto, seu redentor”. O fundamento de nossa aliança é o poder purificador do sangue de Cristo. As palavras de Jesus em Mateus 26:28 especificam: “porque isto é o meu sangue da aliança, que é derramado por muitos para remissão de pecados”. Hebreus 9:14 nos diz: “quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo sem mácula a Deus, purificará das obras mortas a nossa consciência, para servirmos ao Deus vivo”.

Cristo foi nossa propiciação, ou desvio, da ira sofrida como punição por nossos pecados. Ao contrário do sistema sacrificial do Antigo Testamento, Jesus Cristo foi a oferta perfeita de uma vez por todas. Quando estamos conectados através de Seu sangue purificador derramado na cruz, somos protegidos e concedidos a herança de Jesus Cristo como co-herdeiro. O Pai Celestial vê a justiça imputada de Seu filho sobre o crente. Essa purificação é um selamento eterno do domínio do pecado sobre nossas vidas. Assim, somos à prova de julgamento por toda a eternidade.     

5. Ele está presente

Deus “fez o seu próprio povo para sair como ovelhas, e os guiou no deserto como um rebanho”. De fato, Ele é o bom pastor como amplamente identificado no Salmo 23 . O início da vida de Davi deu-lhe uma compreensão da importância do pastor estar perto de seu rebanho. Em Salmos 46:1 , o salmista declarou que o Senhor é “nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia”.

A segurança e provisão de Seu rebanho são da maior importância para o pastor. Da mesma forma, nossos pastores são os pastores de nossas igrejas, alimentando-os apenas com a pura doutrina e teologia da Palavra de Deus para sua orientação e crescimento. Ele é encarregado em Atos 20:28 de: “Guardai-vos de vós e de todo o rebanho do qual o Espírito Santo vos constituiu bispos. Sede pastores da igreja de Deus, que ele comprou com seu próprio sangue”.   

6. Ele luta nossas batalhas

Nos versículos 43-52, Asafe relembra como nosso poderoso Senhor devastou o Egito precipitando a libertação de Seu povo. Ele contaminou os rios com sangue, enviou moscas e rãs devoradoras, inundou a terra com lagartas e gafanhotos, as colheitas foram dizimadas pelo granizo e pela geada, e seu gado foi abatido pelo granizo e os rebanhos pelos raios. Além disso, a ira do Senhor enviou sobre eles o anjo da morte. Apesar da ira e indignação, Asafe enfatizou no versículo 52 que nosso Senhor “fez que o seu povo saísse como ovelhas e os guiou pelo deserto como um rebanho”.

Os filhos de Deus no Antigo Testamento travaram muitas de suas batalhas contra as forças físicas ao reivindicar suas heranças de terra através da bênção de Deus. Nossa herança está em Jesus Cristo, um Senhor e Salvador sempre presente. Seu sangue lutou e venceu nossa batalha sobre o julgamento e domínio do pecado. No entanto, como os israelitas tiveram que expulsar os ocupantes de sua herança, devemos usar o poder do Espírito Santo para expulsar as contemplações da carne e os pecados que assediam, reivindicando as bênçãos de nossa aliança em nosso deserto em um mundo assolado pelo pecado. . Paulo em Efésios 6:12 , nos diz que nossas batalhas não são contra “carne e sangue, mas contra os governantes, contra as autoridades, contra os poderes cósmicos sobre as trevas presentes, contra as forças espirituais do mal nos lugares celestiais”.

Essas forças não podem ser superadas com balas. Nosso arsenal precisa consistir apenas no poder, provisão, proteção e orientação do Espírito Santo, conforme prometido na Palavra de Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *