7 Pecados que muitos Cristãos parecem Ignorar

Quando falamos em pecado é comum imaginarmos atitudes consideradas “graves”, como um roubo, adultério, etc.., mas existem pecados extremamente prejudiciais a igreja que muitos cristãos parecem ignorar.

Falso Testemunho

Nós ainda somos pecadores, a Bíblia é muito clara sobre isso (1 João 1:8-10), mas não devemos dar falso testemunho de outros.

Muitas vezes podemos “esticar” a verdade, mas uma meia-verdade ainda é uma mentira. Eu sei que fiz isso, e é provável que você também.

Os exemplos são muitos, comentar uma “história” de alguém que não foi confirmada, revelar uma atitude sem conhecer todos os fatos, falar de alguém pelo que ouviu dizer, ou ainda confirmar a história enganosa de alguém só porque o considera.

Estas seis coisas o Senhor odeia… Provérbios 6:16
A testemunha falsa que profere mentiras… Provérbios 6:19

Semear Contenda

Este pecado é tão grave que o livro de Provérbios o considera a parte:

Estas seis coisas o Senhor odeia, e a sétima a sua alma abomina: Provérbios 6:16
…e o que semeia contendas entre irmãos. Provérbios 6:19

Ele divide e abala muitas igrejas e relacionamentos, porque destrói a unidade que Deus está tentando criar, ou seja, o corpo de Cristo.

Este foi um grande problema dentro da igreja de Corinto, como Paulo escreveu:

Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer. 1 Coríntios 1:10

Roubo / Corrupção

Podemos não estar roubando bancos, mas podemos deixar o trabalho mais cedo e roubar horas de nosso patrão, pode-se roubar sinal de TV a Cabo, comprando aparelhos piratas, e até mesmo do governo sonegando impostos.

O fato é que existem diversas formas de se roubar alguém, e parece que alguns meios tem se tornado comum, mesmo entre os cristãos.

Além disso existem algumas “facilidades” que são obtidas de forma ilícita, como comprar a carteira de motorista, até mesmo não cumprir as leis de trânsito, algo que parece comum nos dias atuais.

Paulo repreendeu a igreja em Roma perguntando:

Tu, pois, que ensinas a outro, não te ensinas a ti mesmo? Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas? Romanos 2:21

Cobiça / Inveja

Este é provavelmente o único pecado que está listado entre os dez mandamentos que ninguém pode ver.

Você pode cobiçar o cônjuge do seu vizinho; você pode cobiçar seu novo carro; você pode cobiçar sua casa; ou você pode até desejar seu trabalho, status ou cargo na vida.

A cobiça parece ter sido o único pecado com o qual Paulo escreveu de forma pessoal:

Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás. Mas o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, operou em mim toda a concupiscência; porquanto sem a lei estava morto o pecado. Romanos 7:7,8

Quando você cobiça, você diz a Deus: “Deus, não estou satisfeito com o que tenho – quero mais”.

Honrar Pai e Mãe

Na sociedade atual os valores pessoais estão se perdendo em uma velocidade avassaladora. Os valores familiares e consequentemente os dos pais estão simplesmente evaporando.

Você pode desonrar seus pais, mesmo depois de ser um adulto pela forma como você fala com eles, pela forma como você fala sobre eles, e pela forma como você os trata.

Este mandamento é tão importante para Deus que Ele colocou isso primeiro nos seis mandamentos que são horizontais (de humanos para humanos).

Este é o único mandamento que promete uma vida mais longa se obedecido, mas uma vida mais curta se não. Esta não é simplesmente uma lei do Antigo Testamento, como Paulo reiterou:

Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra. Efésios 6:2,3

Gula / Avareza

A Bíblia descreve a gula como pecado, mas a maioria dos cristãos jamais abordaria alguém sobre isso.

A gula nem sempre tem que ser sobre comida. Podemos ser gulosos com comida, roupas, filmes, esportes, internet, Facebook, Instagram e outros, devorando horas e horas do tempo enquanto negligenciamos a oração e o estudo da Bíblia.

Glutonaria significa que você está sempre querendo mais do que precisa, então sempre que a ação supera a necessidade o desejo cresce e então o tempo dedicado nunca é suficiente, então nosso vício (do que quer que seja) tem prioridade sobre muitas coisas boas em nossa vida.

Glutonaria e idolatria são irmãos.

Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?
Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus. Lucas 12:20,21

Negligencia

Este é um grande problema em muitas igrejas. Recentemente, visitei um homem que estava no hospital por uma semana e quase ninguém na igreja sabia disso.

Ele tinha pneumonia e estava em um cateter, então pergunto se havia algo que eu pudesse fazer por ele. Ele me pediu para pegar seu carregador de telefone, algumas roupas íntimas limpas e sua escova de dentes e barbear, então eu corri para seu apartamento e voltei e perguntei se ele tinha muitos visitantes, e ele se virou para mim e disse: “Você!”.

Seu próprios membros da igreja, uma vez que todos sabiam, não o visitaram, e eu posso dizer que isso o machucava.

Essa negligência é pecado porque visitar os doentes é um comando de Cristo (Mt 25:36), mas muito poucos cristãos parecem entender que fazer isso por outros está fazendo isso por Ele (Mt 25:40).