7 Verdades para se apegar em um Brasil dividido

Muitos aqui no Brasil acompanharam pelos noticiários o que aconteceu no Capitólio dos EUA recentemente, e de fato não deveríamos estar surpresos.

O Brasil assim como os EUA possui uma forte corrente de divisão, aumentando a distância entre os brasileiros, separando irmãos e irmãs em Cristo.

É uma realidade pesada de segurar e uma história dolorosa de ver.

E ainda.

Deus é fiel. Ele nunca nos deixa, e parte disso pode ser experimentado por meio de Sua Palavra viva e ativa.

A Escritura permanece uma fonte imutável de sabedoria e certeza quando ondas de emoções se enfurecem e os erros são mais numerosos do que os certos.

Jesus é a verdade

Porque nossa sociedade foi rompida – fraturada exponencialmente enquanto o inimigo trabalha duro para fazer as pessoas escolherem um lado – nós agora estamos enfrentando as consequências de séculos de dor.

O conflito gerou desprezo e a discordância levou ao desdém. Enquanto isso, os brasileiros estão confusos e assustados.

Não sabemos o que fazer ou em quem podemos confiar.

Mas Jesus nos diz claramente a resposta que ansiamos ouvir: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém pode vir ao Pai exceto por mim.” (João 14:6 NLT) 

Não importa o que alguém diga a você, a verdade não é desconhecida. Foi revelada por meio de uma pessoa.

Podemos olhar para a vida de Cristo como uma base para o que fazer, e quando Jesus experimentou turbulência, Ele sempre se voltou para Seu Pai e usou as Escrituras como Sua espada.

O Salmo 119 diz: “Minha alma está cansada de tristeza; fortalece-me de acordo com a tua palavra. Proteja-me de caminhos enganosos; tenha misericórdia de mim e ensine-me sua lei. Eu escolhi o caminho da fidelidade; Eu coloquei meu coração nas suas leis. ” (v.28-30)

Ao caminharmos com cautela nestes tempos turbulentos, que possamos colocar nossos corações feridos na fidelidade encontrada na Bíblia .

Que as seguintes passagens ajudem você (e eu!) A percorrer o ambiente atual de nosso país. Fortalece-nos, Senhor, de acordo com a Tua Palavra!

7 verdades para se agarrar enquanto a nação está dividida:

1. Deus ama a todos

Misericordioso e piedoso é o Senhor; longânimo e grande em benignidade. (Salmo 103:8 ESV).

Não há exceções aqui, caro amigo. Cristo morreu pelo mundo inteiro, e não importa onde você está no espectro político. A paixão de Deus é a mesma.

Ao contrário de nós, Ele está sempre cheio de misericórdia e graça. Ele demora a se irritar e está ancorado em um amor sem fim.

Ele deseja que todos venham a Ele e experimentem a liberdade em sua forma mais bela.

E nós, especialmente como filhos de Deus, somos chamados a amar os outros como Ele nos ama.

2. Deus é nossa esperança e Ele não irá decepcionar

Ora o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo. Romanos 15:13

Sempre que colocarmos nossa esperança em qualquer coisa além de nosso Criador, ficaremos desapontados.

Candidatos. Líderes. Sistemas ou ideias de governo. Tudo fora de Jesus desaparecerá.

Mas quando olhamos para Deus como a fonte de esperança, ficamos cheios de paz e alegria porque nossa confiança está em nosso relacionamento duradouro com ele.

Ele é a nossa rocha que nunca será abalada.

3. Jesus é supremo e a vitória pertence a ele

Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, Efésios 1:21,22

O inimigo quer que permaneçamos divididos e incitemos o ódio dentro de nós.

Mas o diabo já foi derrotado por causa da morte de Cristo na Cruz. Devemos nos concentrar na vitória de Jesus quando Ele invadiu as portas do inferno.

Toda autoridade e poder foram dados a nosso Salvador, não importa quem está nas patentes mais altas ou em qualquer assento de liderança terrena.

Jesus reina e Satanás não tem chance. O diabo trabalhará incansavelmente para nos fazer esquecer Quem já venceu. Mas sabemos Quem está sentado no trono, e nossa lealdade está com ele.

4. Os filhos de Deus precisam buscar a unidade em Cristo

Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; Um só Senhor, uma só fé, um só batismo; Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós. Efésios 4:1-6

Satanás tem feito um trabalho fantástico de colocar os crentes uns contra os outros por causa da política, quando na realidade, somos chamados a buscar a paz para a glória do evangelho.

Unidade, perdão e amor não são opções para o Corpo de Cristo.

Não precisamos concordar em tudo, mas precisamos ser gentis. Não precisamos confiar em todos, mas precisamos perdoar.

A sociedade quer que nos definamos de acordo com nosso partido político, mas a única definição que importa é se somos um filho querido de Deus.

Existem cristãos que apoiam partidos de direita, assim como existem cristão que simpatizam pelos partidos de esquerda e ainda os apartidários.

Quando falamos o contrário, estamos escolhendo o julgamento, que deve ser conduzido por Deus.

Em vez disso, somos chamados a permanecer juntos em um espírito, com um propósito – lutar juntos por causa das Boas Novas ( Filipenses 1:27 ).

Jesus disse: “Por meio disso, todas as pessoas saberão que vocês são meus discípulos, se vocês tiverem amor uns pelos outros”. (João 13:35). 

Se outros cristãos estão constantemente mostrando ao mundo ódio, discórdia e divisão, ninguém jamais desejará fazer parte dessa família.

Em vez disso, nosso Pai quer que lembremos que somos um em Seu Filho.

Enquanto nos vermos através das lentes de um sistema feito pelo homem, nunca seremos capazes de abraçar a maneira como nosso Pai vê cada um de nós – igualmente preciosos e ternamente amados.

5. Deus é o juiz supremo e a retribuição pertence a ele

A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens. Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens. Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor. Romanos 12:17-19

Quando nos sentimos injustiçados ou vemos a injustiça acontecer, é fácil para nós resolver o problema com nossas próprias mãos e corrigir o que está errado.

Mas Deus é o juiz final. Nada vai passar de Seu trono justo. Ele promete introduzir justiça e confortar os de coração partido. Ele é a fonte de cura e honra – de amor e lei.

Podemos confiar em Deus enquanto Ele lida com o mal e convence o coração do homem.

6. Não tema, mesmo quando as coisas ficam feias

O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O SENHOR é a força da minha vida; de quem me recearei? Salmos 27:1

Pode ser surpreendente saber que as coisas na terra continuarão a piorar à medida que o retorno de Cristo se aproxima, mas não devemos ter medo.

Supõe-se que aconteça assim, à medida que a cultura tira Deus da equação. Mas à medida que as trevas aumentam, nos apegamos à Luz e sabemos que estamos seguros Nele.

Nada pode nos separar de Seu amor porque nosso Pai é nosso forte defensor.

Ele nos lembra de ter coração porque Ele venceu o mundo (João 16:33). 

7. Fixe sua mente no que é eternamente verdadeiro

Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente; Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas. 2 Coríntios 4:17,18

É difícil fixar nosso olhar em algo que não podemos ver, mas, como experimentamos, as coisas deste mundo não durarão. O lado espiritual da vida, entretanto, tem consequências eternas.

À medida que o sofrimento atinge nossas casas e a crise se agrava em nossa nação, é encorajador saber que essas coisas nem sempre serão assim.

Nossos testes produzirão triunfos. Nossas lutas darão lugar à glória. A boa colheita de Deus virá.

E Seu amor terá a palavra final.

Então continue, irmão ou irmã.

E mantenha essas verdades por perto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *