9 razões pelas quais os crentes são muito críticos

“Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o julgamento com que julgais, sereis julgados ;

Julgamento, ou julgar, pode significar muitas coisas e pode ser usado de maneiras diferentes. É usado para formar uma opinião positiva ou negativa, e é usado para tomar decisões conscientes, comparações ou formas de punição de alguém. Os versículos do evangelho de acordo com Mateus dizem claramente aos crentes para não julgar os outros. Então, as Escrituras advertem os crentes de que, se julgarem alguém ou alguma coisa, serão julgados, medidos ou criticados com o mesmo nível de julgamento que usaram.

Então, minhas perguntas são: por que os crentes julgam quando é pecado fazê-lo e por que eles não estão conscientes do fato de que o julgamento que eles usam para medir os outros voltará para eles? Se você já se perguntou por que os crentes são críticos ou se você já julgou alguém, dê uma olhada abaixo em alguns motivos.

1.  Cego

Muitos crentes, ou pessoas em geral, julgam, julgam mal ou prejulgam. Todo mundo já fez isso em algum momento da vida. Mas por que? Mateus 7:3 diz: “E por que vês tu o argueiro no olho do teu irmão, mas não reparas na trave que está no teu próprio olho?” Muitos se recusam a ver suas próprias transgressões ou sentem a necessidade de ignorá-las para escapar de sua realidade. Eles também podem usar ou julgar a situação de outra pessoa e compará-la com sua própria vida ou circunstâncias semelhantes para se sentirem melhor sobre o que está acontecendo em suas próprias vidas.

2. Inveja

Eles podem nutrir uma inveja secreta de algo que alguém tem ou algo que aspiram fazer. Todo mundo já experimentou alguma forma de inveja em relação a outra pessoa.

3. Definindo o padrão

Eles acreditam que são o padrão no qual uma pessoa deve viver, em vez de saber que Deus estabelece todos os padrões de como os crentes devem viver.

4. Superioridade

Faz com que se sintam superiores aos outros. Ter uma atitude de julgamento que destrói os outros é o que faz as pessoas se sentirem superiores aos outros. Ter um sentimento de superioridade faz com que a pessoa acredite que é melhor do que outra pessoa, o que, por sua vez, dá a ela uma falsa sensação de superioridade.

5. Medição

Eles não sabem ou muitas vezes esquecem que Deus não mede o pecado. As pessoas medem o pecado. Não apenas isso, mas muitos têm a tendência de comparar o pecado dos outros com o seu próprio, como se o pecado deles fosse “melhor” ou não tão pecaminoso quanto o de outra pessoa, e então fazer seu próprio julgamento humano sobre ele. Pecado é pecado, e Deus vê todos os pecados como iguais.

6. Estilo de vida

Eles acreditam que seu modo de vida ou a maneira como fazem as coisas é o melhor. Os crentes, especialmente os novos crentes, têm a tendência de tentar o seu melhor para cumprir toda a lei de Deus tanto quanto possível, e tendem a esnobar aqueles que eles acreditam que falharam. Mal sabem eles que Deus estabeleceu o padrão pelo qual devemos viver. Ele mapeou isso em Sua Santa Palavra. Ele enviou Seu Filho unigênito para nos dar o exemplo enquanto esteve aqui na Terra. Embora as pessoas possam querer seguir o padrão ou adotar certos hábitos de outras pessoas para melhorar seu estilo de vida, ninguém deve ser julgado pela maneira como vive sua vida contra a de outra pessoa.

7. Esquecimento

Esquecem-se de suas transgressões ou erros. Mateus 7:3 diz: “E por que vês tu o argueiro no olho do teu irmão, mas não reparas na trave que está no teu próprio olho?” A escritura está claramente perguntando como alguém pode olhar para as transgressões de outra pessoa, mas esquecer as suas próprias? Muitos crentes fazem isso porque não querem confessar seus pecados ou querem justificar seu comportamento frequentemente repetido, em vez de enfrentá-lo e mudá-lo.

8. Prejulgamento

Eles só veem um lado de uma pessoa ou circunstância. Alguns crentes são rápidos em prejulgar uma pessoa ou circunstâncias porque não têm conhecimento da história completa. E, em vez de descobrir rapidamente o que vai aliviar um problema ou simplesmente descobrir a verdade, as pessoas continuam com a narrativa negativa que criaram em suas mentes com base no que não sabem.

9. Reflexão

Os hábitos, comportamentos ou situações que julgamos muitas vezes são coisas que refletem quem somos. Talvez não queiramos admitir, mas muitas vezes, quando julgamos os outros, é porque vemos comportamentos passados ​​ou presentes que mantivemos em segredo, ou são comportamentos que fomos ensinados a evitar.

Julgar os outros é pecado e ninguém tem o direito de fazê-lo. Embora seja um instinto natural julgar os outros, é algo que as pessoas precisam estar atentas. Se você está julgando os outros com mais severidade do que deveria, dê uma olhada em alguns motivos pelos quais você deve parar de julgar os outros e como fazê-lo.

Por que você deve parar de julgar os outros e como fazê-lo

1.  Trabalhe e concentre-se em si mesmo.

Autoaperfeiçoamento é amor próprio. Temos a tendência de julgar os outros porque estamos tentando evitar as imperfeições em nós mesmos. Todos os dias Deus nos dá a chance de sermos melhores. Quanto mais você se concentrar em si mesmo, menos tempo terá para julgar os outros.

2. Tenha confiança em quem Deus o criou para ser.

Deus criou você para um propósito distinto à Sua imagem. Viva cada dia com confiança, sabendo que o Criador o amou o suficiente para lhe dar vida, não importa quais sejam suas circunstâncias.

3. Leia a Santa Palavra de Deus todos os dias.

Muitas vezes, os crentes passam cada dia sem ler a Santa Palavra de Deus. A leitura da Palavra mudará seu coração, e com uma mudança de coração vem uma mudança de pensamentos. Com uma mudança de pensamento, surgem novas ações/maneiras de ver e tratar as pessoas.

4. Entenda que o julgamento é um pecado contra Deus.

De acordo com a Palavra de Deus, Ele é o único juiz porque é o Criador de tudo e não tem pecado. Se estamos julgando os outros, estamos entrando no lugar de Deus. Se estamos entrando no lugar de Deus, subconscientemente acreditamos que somos iguais a Ele, e não somos.

5. Reflita sobre por que você está julgando os outros.

Reserve algum tempo para pensar por que você está julgando os outros. Para fazer isso, faça a si mesmo as seguintes perguntas: 

– Por que fui tão rápido em fazer um julgamento negativo? 

– Conheço todos os detalhes? 

– Eu me vejo neles e pretendo ajudar a situação? 

– Quem sou eu para julgar esta pessoa quando tenho trabalho próprio a fazer? 

Responda a cada pergunta aberta e honestamente. Você pode até anotar suas respostas para tê-las à mão na próxima vez para sentir que está entrando no modo de juiz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *