O que está em vós é maior do que aquele que está no mundo

Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo. 1 João 4:4

Quem é “aquele que está em vós”? Como o contexto do versículo deixa claro, é o Espírito Santo, também referido na Bíblia como o “Espírito de Cristo Jesus” e o “Espírito de Deus”. Em virtude de nossa aceitação de Jesus Cristo como Senhor e Salvador, recebemos o Espírito Santo e Ele é agora uma presença interior dentro de nós.

O Espírito Santo é o “ajudante” que Jesus prometeu enviar Seus discípulos após a Sua morte e partida para o céu.

Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. João 16:7

Como resultado, os cristãos têm uma fonte sobrenatural de força e ajuda que vem do céu acima.

Quem é “aquele que está no mundo?” É Satanás, também referido na Bíblia como o “governante” ou “príncipe” deste mundo.

Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo. João 12:31

Ele é o espírito do anticristo e de cada falso profeta que espalham mentiras sobre Jesus Cristo e o caminho da salvação. Na verdade, o apóstolo João se refere a ele como o “pai da mentira” e os que o seguem como filhos do diabo.

Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. João 8:44

Embora Satanás e seus demônios são uma força sobrenatural poderosa trabalhando nas vidas de seus “servos”, o Espírito Santo que está em nós é maior do que ele. O Espírito Santo é a terceira pessoa da Trindade, um com Deus o Pai e com o Filho Jesus.

O poder angelical de Satanás, ao contrário, é o de uma simples criatura. Por mais poderosa que possa ser, não é páreo para o poder divino do Espírito.

Qual é o significado prático de ser habitado por aquele que é maior do que aquele que está no mundo? Isso significa muitas coisas, mas em primeiro lugar, significa que temos o poder de derrotar os falsos profetas de Satanás (I João 4:4).

Significa que não podemos ser enganados por eles (I João 2: 26-27).

E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna. Estas coisas vos escrevi acerca dos que vos enganam. E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis. 1 João 2:25-27

Eles vêm com as mentiras que lhes foram ensinadas por seu pai, mas maior o que está dentro de nós que sempre nos ajuda a vê-los por aquilo que realmente são.