Estudo de Êxodo 7:5 – Comentado e Explicado

Os egípcios saberão que eu sou o Senhor, quando eu estender a mão sobre o Egito e fizer sair dele os israelitas."
Êxodo 7:5

Comentário de Thomas Coke

Êxodo 7: 5 . Os egípcios saberão que eu sou o Senhor O grande desígnio desta maravilhosa exibição de milagres era provar aos egípcios e assim a todo o mundo que o Jeová dos Judeus, o Todo-Poderoso libertador de seu povo Israel, era não apenas superior ao deles e a todos os deuses das nações; mas também, que ele era o Soberano Governador e Controuler, bem como o Criador, de todas as coisas criadas: e se considerarmos os milagres nessa visão, descobriremos que todos eles tendem a demonstrar a soberania incontrolável de Jeová sobre toda a natureza . Veja cap. Êxodo 10: 2 , Êxodo 14: 4 ; Êxodo 14:18 , & c.

Comentário de Scofield

quando

Um sinal profético também. As nações conhecerão a Jeová quando Ele restaurar e abençoar Israel no reino. ( Isaías 2: 1-3 ); ( Isaías 11: 10-16 ); ( Isaías 11: 1 ); ( Isaías 60: 4-5 ); ( Ezequiel 37:28 ).

Comentário de Adam Clarke

E trazer os filhos de Israel – a obstinação de Faraó foi causada ou permitida em misericórdia aos egípcios, que ele e seus mágicos sofreram opor Moisés e Arão ao máximo de seu poder, os israelitas poderiam ser expulsos do Egito de maneira tão assinalar uma maneira, apesar de toda a oposição dos egípcios, seu rei e seus deuses, para que Jeová pareça ser Todo-poderoso e Todo-suficiente.

Comentário de John Calvin

5. E os egípcios saberão. Esta é uma espécie de ironia, a saber, que os egípcios, subjugados pelas pragas, deveriam finalmente começar a sentir que sua disputa era contra Deus. O objetivo, porém, de Deus era encorajar Moisés, para que ele não falhasse diante da loucura e fúria de seus inimigos. Portanto, embora os egípcios possam ser estúpidos em sua raiva, Deus ainda declara que, no final, eles saberiam que haviam lutado para sua própria destruição quando travaram guerra contra o céu; pois existe uma antítese implícita entre o reconhecimento tardio disso e sua atual lentidão de coração, que foi finalmente removida à força quando Deus trovejou abertamente contra eles do céu. Pois sabemos quão desinteressadamente os ímpios se opõem à sua obstinação de ferro às ameaças divinas, até que sejam forçados a um estado de alarme pela violência; não porque são humilhados sob a mão de Deus, mas porque vêem que, com toda a sua fúria e turbulência, não podem escapar do castigo; assim como os bêbados, despertados de sua intoxicação, afogariam de bom grado seus sentidos no sono eterno e até na aniquilação; todavia, quer desejem ou não, devem suportar as dores de sua intemperança. Além disso, esse reconhecimento, que deveria ser extorquido dos indispostos, advertiu Moisés e outros (80) a atribuir apenas louvor ao poder de Deus, antes que eles fossem experimentalmente convencidos disso. É verdade, de fato, que os sinceros adoradores de Deus às vezes também são instruídos por punições (às quais é feita referência, Isaías 26: 9 , “quando os teus juízos estão na terra, os habitantes do mundo aprenderão a justiça”; ), mas aqui é apontado um tipo de “conhecimento” que prostra tanto os réprobos que eles deixam de não levantar seus chifres, por assim dizer, contra Deus; e assim os derruba sem emendá-los. Havia também um conhecimento experimental para o povo eleito, do qual já foi feita menção ( Isaías 6: 7 ).

“Sabereis que eu sou o Senhor vosso Deus, depois disso vos tirarei da terra do Egito;”

mas isso (propriamente falando) nada mais é do que uma confirmação da fé que, antes do evento acontecer, se contenta com a simples palavra. Ou, certamente Deus, pelo próprio evento, reprova a monotonia do Seu povo quando vê que a confiança deles na Sua própria palavra não é suficientemente forte. Mas os ímpios conhecem a Deus que, perdidos em vergonha e medo, não vêem o que vêem.

Referências Cruzadas

Exodo 3:20 – Por isso estenderei a minha mão e ferirei os egípcios com todas as maravilhas que realizarei no meio deles. Depois disso ele os deixará sair.

Exodo 7:17 – Assim diz o Senhor: Nisto você saberá que eu sou o Senhor: com a vara que trago na mão ferirei as águas do Nilo, e elas se transformarão em sangue.

Exodo 8:10 – “Amanhã”, disse o faraó. Moisés respondeu: “Será como tu dizes, para que saibas que não há ninguém como o Senhor nosso Deus.

Exodo 8:22 – “Mas naquele dia tratarei de maneira diferente a terra de Gósen, onde habita o meu povo; nenhum enxame de moscas se achará ali, para que você saiba que eu, o Senhor, estou nesta terra.

Exodo 14:4 – Então endurecerei o coração do faraó, e ele os perseguirá. Todavia, eu serei glorificado por meio do faraó e de todo o seu exército; e os egípcios saberão que eu sou o Senhor”. E assim fizeram os israelitas.

Exodo 14:18 – Os egípcios saberão que eu sou o Senhor quando eu for glorificado com a derrota do faraó, com seus carros de guerra e seus cavaleiros”.

Salmos 9:16 – O Senhor é conhecido pela justiça que executa; os ímpios caem em suas próprias armadilhas. Interlúdio. Pausa

Ezequiel 25:17 – Executarei neles grande vingança e os castigarei na minha ira. Então, quando eu me vingar deles, saberão que eu sou o Senhor’ “.

Ezequiel 28:22 – e diga: ‘Assim diz o Soberano Senhor: ” ‘Estou contra você, Sidom, e manifestarei a minha glória dentro de você. Todos saberão que eu sou o Senhor, quando eu castigá-lo e mostrar-me santo em seu meio.

Ezequiel 36:23 – Mostrarei a santidade do meu santo nome, o qual foi profanado entre as nações, o nome que vocês profanaram no meio delas. Então as nações saberão que eu sou o Senhor, palavra do Soberano Senhor, quando eu me mostrar santo por meio de vocês diante dos olhos delas.

Ezequiel 39:7 – ” ‘Farei conhecido o meu santo nome no meio do meu povo Israel. Não mais deixarei que o meu nome seja profanado, e as nações saberão que eu, o Senhor, sou o Santo de Israel.

Ezequiel 39:22 – Daquele dia em diante a nação de Israel saberá que eu sou o Senhor, o seu Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *