Estudo de Êxodo 14:15 – Comentado e Explicado

O Senhor disse a Moisés: "Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que se ponham a caminho.
Êxodo 14:15

Comentário de Albert Barnes

Por que clama a mim? Moisés não fala de sua intercessão, e só sabemos disso a partir desta resposta à sua oração.

Comentário de Thomas Coke

Êxodo 14:15 . E o Senhor disse a Moisés : Podemos observar de uma vez por todas que, embora ? vau, no hebraico, e ?a? no grego, tem vários significados; no entanto, nossos tradutores quase sempre os renderizam pela partícula e. Uma pequena variedade certamente acrescentara elegância e propriedade à sua versão: pois, se, na presente passagem, por exemplo, lemos, agora o Senhor disse a Moisés, será dada uma razão para a confiança que Moisés mostra no verso anterior; e que, como as próximas palavras provam, estava fundamentado em sua oração a Deus. Não é para ser concebido que quando o Senhor diz: Por que clama a mim? ele estava descontente com Moisés por fazê-lo: isso implica apenas que, com suas orações sendo ouvidas, ele deveria agora exercer todos esses esforços racionais, que são bem consistentes com o estado de oração e a dependência absoluta de Deus. Embora devamos aplicar a Deus pela oração, em meio à angústia; todavia, não devemos descansar apenas nele: mas, com uma firme confiança naquele Poder a quem oramos, devemos exercer todos os esforços prudentes e apropriados para nosso próprio alívio. O Sr. Chais torna a parte anterior deste versículo agradável à nossa observação: Ou l’Eternel evit dit a Moise, Agora o Senhor havia dito a Moisés.

Comentário de Adam Clarke

Por que clama a mim? Não ouvimos uma palavra da oração de Moisés, e ainda aqui o Senhor pergunta por que ele clama a ele? Pelo qual podemos aprender que o coração de Moisés estava profundamente comprometido com Deus, embora seja provável que ele não tenha articulado uma palavra; mas a linguagem dos suspiros, lágrimas e desejos é igualmente inteligível a Deus com a das palavras. Essa consideração deve ser um forte encorajamento para toda mente fraca e desanimada: você não pode orar, mas pode chorar; se até as lágrimas lhe são negadas (pois pode haver um arrependimento profundo e genuíno, onde a angústia é tão grande que impede esses canais de alívio), então você pode suspirar; e Deus, cujo Espírito assim te convenceu do pecado, da justiça e do julgamento, conhece os teus gemidos indizíveis e lê o desejo inexprimível da tua alma sobrecarregada, um desejo do qual ele próprio é o autor e que soprou no teu coração com o propósito de satisfazê-lo.

Comentário de John Wesley

E o Senhor disse a Moisés: Por que clama a mim? fala aos filhos de Israel que eles avançem:

Por isso clama a mim – Moisés, apesar de ter tido certeza de uma boa questão, mas não negligenciou a oração. Não lemos uma palavra que ele disse em oração, mas ele levantou seu coração para Deus, e Deus entendeu bem e prestou atenção. A oração silenciosa de Moisés prevaleceu mais com Deus do que os gritos de Israel. Mas Deus está descontente com Moisés por orar? Não, ele faz a pergunta: Por que clama a mim? Por que você deveria pressionar ainda mais sua petição, quando ela já foi concedida? Moisés tem algo mais a fazer além de orar, ele deve comandar as hostes de Israel.

Fale para eles que eles seguem adiante – Alguns pensam que Moisés não havia orado tanto por sua libertação, ele estava seguro disso; quanto ao perdão de seus murmúrios, e Deus ordenando que fossem adiante, era uma indicação do perdão. Moisés ordenou que parassem e esperassem ordens de Deus: e agora são dadas ordens. Eles pensaram que deveriam ter sido direcionados para a mão direita ou para a esquerda; não, diz Deus, fale com eles para avançarem diretamente para o lado do mar; como se houvesse uma frota de navios de transporte prontos para eles embarcarem. Deixe os filhos de Israel irem o mais longe que puderem em solo seco, e então Deus dividirá o mar. O mesmo poder poderia ter congelado as águas para que elas passassem, mas a sabedoria infinita preferia dividir as águas para que passassem, pois esse caminho de salvação é sempre lançado sobre o que é mais humilhante.

Comentário de John Calvin

15. E o Senhor (156) disse que eu usei o pretérito mais plausível para evitar ambiguidade; porque aqui é dada a razão pela qual Moisés reprovou com tanta confiança a hesitação do povo e prometeu que eles deveriam estar seguros sob a atual ajuda de Deus; isto é, porque ele já havia sido assegurado pela revelação divina de que Deus estava disposto a ajudar Seu povo, e tinha na prontidão um novo meio para sua preservação. Pois ele não poderia ter sido o proclamador e testemunha de sua segurança se não tivesse recebido a promessa. Por isso, ele alivia sua confiança da imputação de imprudência, pois nada adiantou que ainda não tivesse ouvido da boca do próprio Deus. Estas palavras: “Por que clama a mim?” alguns intérpretes se estendem a todo o povo, cujo representante Moisés era; mas esse sentido é exagerado, e observei recentemente, que as orações do povo não eram de forma alguma dirigidas a Deus. Duvido que não., Portanto, que o homem santo havia orado à parte na insurreição do povo. Tampouco esse dever piedoso é reprovado na passagem; mas antes mostra que ele não gastou seu trabalho em vão, nem derramou suas palavras no ar. O sentido, então, é: “Não se canse mais de chorar; o evento provará que você foi ouvido. Levanta, pois, a tua vara, para que possa dividir o mar, para que os filhos de Israel sejam secos no meio dela. Esta passagem mostra que eles são culpados de imprudência que prometem algo a si mesmos ou a outros, como a bênçãos particulares, sem o testemunho especial de Deus.

Comentário de Joseph Benson

Êxodo 14:15 . Por que clama a mim? Moisés, embora tivesse certeza de um bom assunto, ainda não negligenciou a oração. Não lemos uma palavra que ele disse em oração, mas ele levantou seu coração para Deus, e Deus entendeu bem e tomou conhecimento disso. A oração silenciosa de Moisés prevaleceu mais com Deus do que com os gritos de Israel. Mas Deus está descontente com Moisés por orar? Não; ele faz a seguinte pergunta: por que clama a mim? Por que você deveria pressionar ainda mais sua petição, quando ela já foi concedida? Moisés tem algo mais a fazer além de orar; ele deve comandar os exércitos de Israel. Fale para eles que eles vão adiante – Alguns pensam que Moisés não havia orado tanto por sua libertação, ele tinha certeza disso, como pelo perdão de seus murmúrios: e Deus ordenar que eles avançassem era uma indicação do perdão. Moisés ordenou que parassem e esperassem ordens de Deus: e agora são dadas ordens . Eles pensaram que deveriam ter sido direcionados para a mão direita ou para a esquerda; não, diz Deus, fale com eles para avançar diretamente para o lado do mar; como se houvesse uma frota de navios de transporte prontos para eles embarcarem. Deixe os filhos de Israel irem o mais longe que puderem em solo seco, e então Deus dividirá o mar. O mesmo poder poderia ter congelado as águas para que elas passassem, mas a Sabedoria infinita preferiu dividir as águas para que passassem, pois esse caminho de salvação é sempre lançado sobre o que é mais humilhante.

Referências Cruzadas

Exodo 17:4 – Então Moisés clamou ao Senhor: “Que farei com este povo? Estão a ponto de apedrejar-me! “

Josué 7:10 – O Senhor disse a Josué: “Levante-se! Por que você está aí prostrado?

Esdras 10:4 – Levante-se! Esta questão está em suas mãos, mas nós o apoiaremos. Tenha coragem e mãos à obra! “

Neemias 9:9 – “Viste o sofrimento dos nossos antepassados no Egito, e ouviste o clamor deles no mar Vermelho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *