Estudo de Levítico 8:4 – Comentado e Explicado

Moisés fez o que lhe ordenou o Senhor, e a assembléia se reuniu à entrada da tenda de reunião.
Levítico 8:4

Comentário de Thomas Coke

Levítico 8: 4-13 . E Moisés fez como o Senhor lhe ordenara, etc. – Arão e seus filhos são consagrados. O povo é chamado à porta do tabernáculo para graça da solenidade, e por suas orações para implorar a bênção divina. Moisés, de acordo com as instruções de Deus, procede na consagração: ele primeiro os lava. Aqueles que devem pregar a eficácia do sangue de Cristo devem primeiro ser lavados por ele e mostrar por seus próprios exemplos a pureza que ensinam. Arão está vestido com as belas vestes e diadema, e ungido com o óleo sagrado, como também é o tabernáculo, e todos os utensílios do santuário. Nota: 1. Todo crente em Jesus dispõe de roupas mais brilhantes, até vestes de justiça eterna e coroas de glória sem fim. 2. O óleo escorreu da cabeça do sumo sacerdote até as saias de suas roupas: os dons e graças do Espírito Santo, com os quais nosso grande sumo sacerdote foi ungido, descem para todos os membros de seu corpo místicos, que têm uma unção do Santo.

Comentário de John Calvin

4. E Moisés fez o que o Senhor lhe ordenou. Embora essas coisas estejam relacionadas ao sacerdócio, cuja autoridade e natureza expus sob o Segundo Mandamento, ainda que sejam históricas, não é sem razão que eu achei adequado adie-os até este lugar: pois, se eu os tivesse consultado em conexão com o mandamento, leitores despretensiosos não teriam percebido com facilidade seu tempo. Essa distinção, no entanto, será de grande ajuda para eles, que depois que a doutrina que foi adequadamente contida no Decálogo for estabelecida, eles verão agora quão fielmente Moisés cumpriu o que lhe foi ordenado e será capaz de comparar sua obediência. com a liminar, como fizeram em toda a criação e dedicação do tabernáculo. Além disso, não há dúvida de que a narrativa deve estar assim conectada; pois pode ser facilmente deduzido de muitas passagens que os sacerdotes foram ungidos no mesmo dia em que o tabernáculo foi consagrado. Agora vou apressadamente percorrer as palavras. Moisés diz que ele trouxe Arão e seus filhos, ou seja, para colocá-los diante de Deus e do povo; e então que ele “os lavou com água”, para tornar manifesto que eles não traziam de suas casas a pureza adequada à santidade de seus ofícios e, na medida em que eram homens, que não podiam ser limpos diante de Deus, a menos que sua impureza tenha sido lavada. A seguir, é apresentada uma descrição de suas roupas, que eu deixo passar, para que eu não deva cansar meus leitores repetindo duas vezes a mesma coisa.

Referências Cruzadas

Exodo 39:1 – Com fios de tecido azul, roxo e vermelho fizeram as vestes litúrgicas para ministrar no Lugar Santo. Também fizeram as vestes sagradas de Arão, como o Senhor tinha ordenado a Moisés.

Exodo 39:5 – O cinturão e o colete por ele preso foram feitos da mesma peça. O cinturão também foi feito de linho fino trançado e de fios de ouro e de fios de tecido azul, roxo e vermelho, como o Senhor tinha ordenado a Moisés.

Exodo 39:7 – Então as costuraram nas ombreiras do colete sacerdotal, como pedras memoriais para os filhos de Israel, como o Senhor tinha ordenado a Moisés.

Exodo 39:21 – Amarraram as argolas do peitoral às argolas do colete com um cordão azul, ligando-o ao cinturão, para que o peitoral não se separasse do colete sacerdotal, como o Senhor tinha ordenado a Moisés.

Exodo 39:26 – Os sinos e as romãs se alternavam por toda a borda do manto. Tudo feito para ser usado ao se ministrar, como o Senhor tinha ordenado a Moisés.

Exodo 39:29 – O cinturão também era de linho fino trançado e de fios de tecido azul, roxo e vermelho, obra de bordador, como o Senhor tinha ordenado a Moisés.

Exodo 39:31 – Depois usaram um cordão azul para prendê-lo na parte de cima do turbante, como o Senhor tinha ordenado a Moisés.

Exodo 39:42 – Os israelitas fizeram todo o trabalho conforme o Senhor tinha ordenado a Moisés.

Levítico 8:9 – e colocou o turbante na cabeça de Arão com a lâmina de ouro, isto é, a coroa sagrada, na frente do turbante, conforme o Senhor tinha ordenado a Moisés.

Levítico 8:13 – Trouxe então os filhos de Arão à frente, vestiu-os com suas túnicas e cintos, e colocou-lhes gorros, conforme o Senhor lhe havia ordenado.

Levítico 8:17 – Mas o novilho com o seu couro, a sua carne e o seu excremento, ele os queimou fora do acampamento, conforme o Senhor lhe havia ordenado.

Levítico 8:29 – Moisés também pegou o peito e a sua própria porção do carneiro da ordenação, e o moveu perante o Senhor como gesto ritual de apresentação, como o Senhor lhe havia ordenado.

Levítico 8:35 – Vocês terão que permanecer dia e noite à entrada da Tenda do Encontro por sete dias e obedecer às exigências do Senhor, para que não morram; pois isso me foi ordenado”.

Deuteronômio 12:32 – Apliquem-se a fazer tudo o que eu lhes ordeno; não lhe acrescentem nem lhe tirem coisa alguma.

Mateus 28:20 – ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.

1 Coríntios 11:23 – Pois recebi do Senhor o que também lhes entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão

1 Coríntios 15:3 – Pois o que primeiramente lhes transmiti foi o que recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *