Estudo de Números 14:5 – Comentado e Explicado

Moisés e Aarão caíram com o rosto por terra diante de toda a assembléia dos israelitas.
Números 14:5

Comentário de Albert Barnes

Caleb já havia tentado acalmar o povo antes de Moisés Números 13:30 ; o próprio Moisés ( Deuteronômio 1:29 e segs) já se esforçara para chamar o povo à obediência. Após o fracasso desses esforços, Moisés e Arão se lançaram em oração solene diante de Deus (compare Números 16:22 ); e o aparecimento da glória do Senhor no “tabernáculo da congregação” Números 14:10 foi a resposta imediata.

Comentário de Thomas Coke

Números 14: 5 . Moisés e Arão caíram de cara diante de toda a assembléia ou para implorar ao povo que desistisse de sua rebelião, como os irmãos de José caíram de cara diante dele para fazer as pazes com ele, Gênesis 33: 6 ou melhor, eles fizeram isso depreciar o desagrado divino, como no cap. Números 16:45 , Números 20: 6 .

Comentário de John Wesley

Moisés e Arão caíram de cara diante de toda a assembléia da congregação dos filhos de Israel.

Caíram em seus rostos – Como humildes e fervorosos suplicantes a Deus, o único refúgio para o qual Moisés recorreu em todos esses estreitos, e que sozinho foi capaz de governar esse povo de pescoço duro.

Antes de toda a assembléia – Para que eles possam acordar para apreender seus pecados e perigos, quando viram Moisés em suas orações, a quem Deus nunca deixou de defender, mesmo com a destruição de seus inimigos.

Comentário de John Calvin

5. Então Moisés e Arão caíram de cara no chão. É duvidoso que tenham se humilhado com o povo, como ele se prostrou diante deles, ou se foi em oração que caíram com o rosto na terra; o último, no entanto, parece-me mais provável, como se, assim, voltando-se para Deus, eles reprovassem a estupidez do povo. E, de fato, em tal caso de obstinação, nada restava exceto invocar a Deus, mas de tal maneira que a oração deveria ser feita aos olhos de todos, a fim de influenciar suas mentes. Caso contrário, eles poderiam ter procurado algum local de aposentadoria; mas, por esse espetáculo lamentável, eles tentaram recordar as pessoas com seus sentidos corretos. Isso, de fato, está fora de disputa, que eles não procuraram nada por conta própria, mas estavam apenas ansiosos pelo bem-estar do povo; desde que, se o povo tivesse voltado, teria a liberdade de peregrinar na terra de Canaã ou em outro lugar. Ainda assim, eles não estavam apenas preocupados com o povo, mas a interrupção da graça de Deus os incomodou mais, com a qual a Aliança feita com Abraão também teria sido enterrada. Em uma palavra, isso foi justamente percebido por eles como se tivessem visto tanto a glória de Deus quanto a salvação da raça humana completamente desfeita. Portanto, as necessidades deles devem ter sido mais do que insensatas, indiferentes a essa visão triste, especialmente quando Moisés, a quem Deus exaltara por tantos privilégios acima de todos os outros mortais, estava prostrado na terra por causa deles.

Referências Cruzadas

Gênesis 17:3 – Abrão prostrou-se, rosto em terra, e Deus lhe disse:

Levítico 9:24 – Saiu fogo da presença do Senhor e consumiu o holocausto e as porções de gordura sobre o altar. E, quando todo o povo viu isso, gritou de alegria e prostrou-se rosto em terra.

Números 16:4 – Quando ouviu isso, Moisés prostrou-se, rosto em terra.

Números 16:22 – Mas Moisés e Arão prostraram-se, rosto em terra, e disseram: “Ó Deus, Deus que a todos dá vida, ficarás tu irado contra toda a comunidade quando um só homem pecou? “

Números 16:45 – “Saia do meio dessa comunidade para que eu acabe com eles imediatamente”. Mas eles se prostraram, rosto em terra;

Josué 5:14 – “Nem uma coisa nem outra”, respondeu ele. “Venho na qualidade de comandante do exército do Senhor”. Então Josué prostrou-se, rosto em terra, em sinal de respeito, e lhe perguntou: “Que mensagem o meu senhor tem para o seu servo? “

Josué 7:10 – O Senhor disse a Josué: “Levante-se! Por que você está aí prostrado?

1 Reis 18:39 – Quando o povo viu isso, todos caíram prostrados e gritaram: “O Senhor é Deus! O Senhor é Deus! “

1 Crônicas 21:16 – Davi olhou para cima e viu o anjo do Senhor entre o céu e a terra, com uma espada na mão erguida sobre Jerusalém. Então Davi e as autoridades de Israel, vestidos de luto, prostraram-se, rosto em terra.

Ezequiel 9:8 – Enquanto isso eu fiquei sozinho. Então prostrei-me, rosto em terra, clamando: “Ah! Soberano Senhor! Vais destruir todo o remanescente de Israel lançando a tua ira sobre Jerusalém? “

Daniel 10:9 – Então eu o ouvi falando, e, ao ouvi-lo, caí prostrado, rosto em terra, e perdi os sentidos.

Mateus 26:39 – Indo um pouco mais adiante, prostrou-se com o rosto em terra e orou: “Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres”.

Apocalipse 4:10 – os vinte e quatro anciãos se prostram diante daquele que está assentado no trono e adoram aquele que vive para todo o sempre. Eles lançam as suas coroas diante do trono, dizem:

Apocalipse 5:14 – Os quatro seres viventes disseram: “Amém”, e os anciãos prostraram-se e o adoraram.

Apocalipse 7:11 – Todos os anjos estavam de pé ao redor do trono, dos anciãos e dos quatro seres viventes. Eles se prostraram com o rosto em terra diante do trono e adoraram a Deus,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *