Estudo de 1 Samuel 14:23 – Comentado e Explicado

Naquele dia, o Senhor deu a vitória a Israel. O combate prosseguiu até além de Bet-Aven.
1 Samuel 14:23

Comentário de Joseph Benson

1 Samuel 14:23 . O Senhor salvou Israel naquele dia – a libertação deles foi evidentemente efetuada por ele, e isso por meios muito extraordinários, e aqueles que poderiam não ter produzido tal efeito sem o seu poder onipotente trabalhando dessa maneira. A batalha passou para Beth-Aven – isto é, os guerreiros que estavam envolvidos na batalha e estavam perseguindo os filisteus.

Comentário de E.W. Bullinger

o SENHOR (Jeová) salvou : segundo a fé de Jônatas.

até. Alguns códices, com aramaico e vulgata, lêem “até onde” .

Beth-aven. A Septuaginta acrescenta: “e todo o povo com Saul era cerca de 10.000 homens: e a batalha se estendeu a todas as cidades do monte Efraim. E Saul cometeu uma grande transgressão de ignorância naquele dia”.

Comentário de John Wesley

Assim o Senhor salvou Israel naquele dia; e a batalha passou a Bethaven.

A batalha – Ou seja, os guerreiros que estavam envolvidos na batalha e estavam perseguindo os filisteus. No entanto, é dito que o Senhor salvou Israel naquele dia: ele fez isso por eles; porque sem ele nada poderiam fazer. A salvação é do Senhor.

Referências Cruzadas

Exodo 14:30 – Naquele dia o Senhor salvou Israel das mãos dos egípcios, e os israelitas viram os egípcios mortos na praia.

Juízes 2:18 – Sempre que o Senhor lhes levantava um juiz, ele estava com o juiz e os salvava das mãos de seus inimigos enquanto o juiz vivia; pois o Senhor tinha misericórdia por causa dos gemidos deles diante daqueles que os oprimiam e os afligiam.

1 Samuel 13:5 – Os filisteus reuniram-se para lutar contra Israel, com três mil carros de guerra, seis mil condutores de carros e tantos soldados quanto a areia da praia. Eles foram a Micmás, a leste de Bete-Áven e lá acamparam.

2 Reis 14:27 – Visto que o Senhor não dissera que apagaria o nome de Israel de debaixo do céu, ele os libertou pela mão de Jeroboão, filho de Jeoás.

Salmos 44:6 – Não confio em meu arco, minha espada não me concede a vitória;

Oséias 1:7 – Contudo, tratarei com amor a nação de Judá; e eu lhes concederei vitória, não pelo arco, pela espada ou por combate, nem por cavalos e cavaleiros, mas pelo Senhor, o seu Deus”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *