Estudo de 2 Crônicas 16:7 – Comentado e Explicado

Por essa época, o vidente Hanani veio à procura de Asa, rei de Judá, e lhe disse: Porque te apoiaste no rei da Síria e não no Senhor teu Deus, o exército da Síria escapou de tuas mãos.
2 Crônicas 16:7

Comentário de Albert Barnes

A repreensão de Hanani e sua prisão por Asa, omitida pelo escritor de Kings, estão entre as mais importantes adições à história de Asa pelas quais somos gratos ao autor de Crônicas.

2 Crônicas 16: 7

Escapou da tua mão – Hanani significa: “Se foste fiel e opuseste em armas ao exército de Israel e da Síria, em vez de subornar o rei sírio para o deserto ao teu lado, todo o exército teria sido entregue em tua mão, como era de Zera. Mas agora ele escapou de ti. Perdeste uma oportunidade gloriosa.

2 Crônicas 16: 9

A partir de agora terás guerras – Como a paz havia sido a recompensa da fé anterior de Asa 2 Crônicas 14: 5 ; 2 Crônicas 15: 5 , então sua falta de fé deveria agora ser punida por um período de guerra e perturbação.

2 Crônicas 16:10

Em uma prisão – ou “nos estoques”. Compare 1 Reis 22: 26-27 .

Comentário de Joseph Benson

2 Crônicas 16: 7 . Naquela época, Hanani, a vidente, veio a Asa, etc. – A seguir, além do que é registrado a respeito de Asa no primeiro livro de Reis, uma história notável, que relaciona sua grande fraqueza nos anos em declínio, e o descontentamento de Deus por causa disso. Porque você confiou no rei da Síria, e não no Senhor teu Deus – É uma grande fraqueza em nossa natureza, que não pode ser muito protegida, para estar sempre propenso a renunciar a nossa confiança em Deus para fins humanos; ou depositar neles uma confiança maior e mais segura do que no poder, amor e fidelidade de Deus. Portanto, o exército do rei da Síria escapou das tuas mãos – e assim está reservado para ser um flagelo para o teu reino e posteridade: ao passo que, se os sírios tivessem continuado a sua aliança com Baasa, e se unissem a ele contra ti, terias derrubado eles e Baasa, como tu fizeste com os etíopes, e assim impediram todas as travessuras que o rei da Síria fará à tua família.

Comentário de E.W. Bullinger

Hanani. Compare 1 Reis 16: 1 , 1 Reis 16: 7 ; 1 Reis 19: 2 ; 1 Reis 20:34 .

vidente. Hebraico. raah . Ver nota em 1 Crônicas 29:29 .

Porque. Compare protestos semelhantes contra descansar em alianças estrangeiras ( Isaías 30: 1 ; Isaías 31: 1 ).

Deus. Hebraico. Elohim. App-4.

Comentário de Adam Clarke

Escapou da tua mão – É difícil saber o que se pretende aqui. Talvez a providência divina pretendesse dar a Asa uma grande vitória sobre os sírios, que sempre foram os inimigos inveterados dos judeus; mas por essa aliança desnecessária e muito imprópria entre Asa e Ben-Hadade, esse propósito da providência divina foi impedido e, assim, os sírios escaparam de suas mãos.

Comentário de John Wesley

E naquele tempo Hanani, o vidente, veio a Asa, rei de Judá, e disse-lhe: Por ter contado com o rei da Síria, e não contado com o Senhor teu Deus, por isso o exército do rei da Síria escapou de tua mão.

Escapou – E tão reservado para ser um flagelo para o seu reino e posteridade: enquanto que se ele tivesse se unido a Baasa contra você, você deveria ter derrotado os dois e impedido todas as travessuras que esse monarca fará à sua família.

Referências Cruzadas

1 Reis 16:1 – Então a palavra do Senhor contra Baasa veio a Jeú, filho de Hanani:

2 Reis 18:5 – Ezequias confiava no Senhor, o Deus de Israel. Nunca houve ninguém como ele entre todos os reis de Judá, nem antes nem depois dele.

1 Crônicas 5:20 – Durante a batalha clamaram a Deus, que os ajudou, entregando os hagarenos e todos os seus aliados nas suas mãos. Deus os atendeu, porque confiaram nele.

2 Crônicas 13:18 – Os israelitas foram subjugados naquela ocasião, e os homens de Judá tiveram força para vencer, pois confiaram no Senhor, o Deus dos seus antepassados.

2 Crônicas 16:3 – “Façamos um tratado, como fizeram meu pai e o teu. Estou te enviando prata e ouro. Agora, rompe o tratado que tens com Baasa, rei de Israel, para que ele saia do meu país”.

2 Crônicas 19:2 – o vidente Jeú, filho de Hanani, saiu ao seu encontro e lhe disse: “Será que você devia ajudar os ímpios e amar aqueles que odeiam o Senhor? Por causa disso, a ira do Senhor está sobre você.

2 Crônicas 20:34 – Os demais acontecimentos do reinado de Josafá, do início ao fim, estão escritos nos relatos de Jeú, filho de Hanani, e incluídos nos registros históricos dos reis de Israel.

2 Crônicas 32:7 – “Sejam fortes e corajosos. Não tenham medo nem se desanimem por causa do rei da Assíria e do enorme exército que está com ele, pois conosco está um poder maior do que o que está com ele.

Salmos 146:3 – Não confiem em príncipes, em meros mortais, incapazes de salvar.

Isaías 31:1 – Ai dos que descem ao Egito em busca de ajuda, que contam com cavalos. Eles confiam na multidão dos seus carros e na grande força dos seus cavaleiros, mas não olham para o Santo de Israel, nem buscam a ajuda que vem do Senhor!

Isaías 32:2 – Cada homem será como um esconderijo contra o vento e um abrigo contra a tempestade, como correntes de água numa terra seca e como a sombra de uma grande rocha no deserto.

Jeremias 17:5 – Assim diz o Senhor: “Maldito é o homem que confia nos homens, que faz da humanidade mortal a sua força, mas cujo coração se afasta do Senhor.

Efésios 1:12 – a fim de que nós, os que primeiro esperamos em Cristo, sejamos para o louvor da sua glória.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *