Estudo de Salmos 4:1 – Comentado e Explicado

Ao mestre de canto. Com instrumentos de corda. Salmo de Davi. Quando vos invoco, respondei-me, ó Deus de minha justiça, vós que na hora da angústia me reconfortastes. Tende piedade de mim e ouvi minha oração.
Salmos 4:1

Comentário de Albert Barnes

Ouça-me quando eu ligar – quando eu oro. A palavra “ouvir” nesses casos é sempre usada no sentido de “ouvir”, “ouvir favoravelmente” ou “prestar atenção”; portanto, no sentido literal, é sempre verdade que Deus “ouve” tudo o que é dito. O significado é “me ouça e responda” ou me conceda o que peço.

Ó Deus da minha justiça – Ou seja, ó meu Deus justo. Este é um modo comum de expressão em hebraico. Assim, no Salmo 2: 6 , “monte da minha santidade”, significa “meu monte santo”; Salmo 3: 4 , “sua colina de santidade”, que significa “sua colina sagrada”. O salmista aqui apela a Deus como Deus “dele” – o Deus em quem ele confiava; e como um Deus “justo” – um Deus que faria o que era certo e em quem, portanto, ele poderia confiar como alguém que protegeria seu próprio povo. O apelo a Deus como um Deus justo implica uma convicção na mente do salmista da justiça de sua causa; e ele pede a Deus apenas para fazer o “certo” no caso. Não se baseia em sua própria reivindicação como um homem justo, mas é que, nesse caso em particular, ele foi injustamente perseguido; e ele pede que Deus interponha e faça justiça. Este é sempre um campo adequado de apelo a Deus. Um homem pode sentir que, em um caso particular, tem justiça ao seu lado, embora tenha uma convicção geral de que ele próprio é um pecador; e ele pode orar a Deus para fazer com que seus inimigos façam o que é certo, ou para liderar aqueles cujo cargo é decidir o caso, fazer o que deve ser feito para reivindicar seu nome ou salvá-lo do mal.

Tu me ampliaste quando estava angustiado – isto é, em uma ocasião anterior. Quando ele foi “pressionado” ou “confinado”, e não sabia como escapar, Deus interpôs-se e deu-lhe espaço, para que ele se sentisse livre. Ele agora implora a mesma misericórdia novamente. Ele sente que o Deus que o havia feito em problemas anteriores poderia fazê-lo novamente; e ele pede que ele repita sua misericórdia. A oração indica confiança no poder e na imutabilidade de Deus e prova que é correto em nossas orações relembrar os exemplos anteriores da interposição divina, como argumento ou como base de esperança que Deus interporia novamente.

Tende piedade de mim – Nos meus problemas atuais. Ou seja, tenha piedade de mim e tenha compaixão de mim, como você fez nos tempos antigos. Quem que sentiu a certeza de que Deus ouviu sua oração nos tempos antigos e o livrou de problemas, não o procurará com a certeza mais segura de que ele o ouvirá novamente?

Comentário de Thomas Coke

Salmos 4.

Davi ora por audiência. Ele repreende e exorta seus inimigos. A felicidade do homem está a favor de Deus.

Para o músico chefe em Neginoth.

Um salmo de Davi.

Título. ??????? ????? lamnatseach bineginoth. I. No que diz respeito à autenticidade desses títulos em geral, há uma grande dúvida entre os comentaristas. É opinião do bispo de Meaux, muito instruído, que ambos foram dados e preservados pela interposição divina, para que seus argumentos e seus escritores pudessem ser conhecidos: “Também não pode haver razão para expulsá-los, pois são encontrados. no texto e em todas as versões, e foram considerados dignos de explicação por comentaristas judeus e cristãos. ”É verdade que existem muitos que tomam esses títulos em diferentes sentidos; mas não consigo encontrar um intérprete antigo que duvide de sua autoridade; de onde concluímos “, diz ele,” que, embora os títulos e os outros textos possam ter interpretações diferentes, além de várias leituras, ainda assim os que estão de acordo com os livros originais, nunca foram questionados por nenhum divino. da antiguidade “. O Sr. Fenwick se esforçou para considerar os títulos hebraicos dos salmos em geral; para ele, portanto, referimos o leitor curioso sobre esses assuntos; Observando II. No tocante aos instrumentos musicais mencionados em vários desses títulos, é certo que os hebreus usavam em suas sagradas solenidades, como as tocadas pela respiração, como a trombeta; ou golpeando, como o prato; ou aquelas que consistiam em cordas, que, ao serem tocadas ou atingidas, eram chamadas Neginoth, e a respeito de algumas das quais teremos ocasião de falar mais adiante: embora, para nós mesmos, tenhamos engenhosamente o bispo Bossuet, que, como essas coisas são pequenas, necessário, por isso estamos longe de ser certos ou muito solícitos sobre eles. O relato mais satisfatório deles existente, que sabemos, é a dissertação de Calmet sobre os instrumentos hebraicos e a Univ. Hist. vol. 3: p. 194. Observamos III. No título do salmo diante de nós, que ???? menatseach, principal músico, aqui mencionado, geralmente deveria ter sido o preceptor ou vocalista principal na adoração no templo; e que ?????? Neginoth, consequentemente, implica os instrumentos de cordas para os quais o salmo deveria ser cantado. Fenwick, no entanto, que concebe que todos os salmos se referem imediatamente a Cristo, esforçou-se para provar em geral que as palavras seriam mais apropriadamente traduzidas: para quem der a vitória ou nos levar a triunfar nas tribulações. As versões variam extremamente em relação a isso. Pensa-se que este salmo tenha sido composto por Davi na mesma ocasião que o primeiro. Do segundo ao sexto versículo, ele expõe com seus súditos rebeldes e os admoesta para o bem deles: no restante ele ora pela ajuda de Deus, e pateticamente expressa sua certa confiança nele. Veja mais nos Salmos 22, 60.

Salmos 4: 1 . Ouça-me, quando eu chamo, ó Deus, etc. – Ou responda-me, etc. Ó Deus da minha justiça! ou seja, “Quem é que me faz bem; a quem eu peço justiça.”

Comentário de Joseph Benson

Salmos 4: 1 . Ó Deus da minha justiça – Ou, meu Deus justo, a testemunha e defensor da minha justa causa, e a pessoa de quem eu espero aquele julgamento e decisão justos que não posso obter dos meus inimigos, que me carregam com múltiplos ferimentos e calúnias. Ou a expressão pode significar: O fundamento, a fonte e o autor da minha justiça. Tu me ampliaste quando estava angustiada – Livrai-me dos meus problemas e dificuldades anteriores, temporais e espirituais, o que me faz esperar que ainda tenhas pena de mim e conceda a humilde petição que te apresento. “A igreja, como Davi”, diz o Dr. Horne, e, podemos acrescentar, todo membro verdadeiro dela “clama em voz alta pela assistência de Deus; se dirige a ele como o Deus da sua justiça, como a fonte do perdão e da graça; lembra-o daquela liberdade espiritual e do aumento da escravidão, que ele comprou para ela, e muitas vezes operou nela; e consciente de seu demérito, faz sua oração por misericórdia. ”

Comentário de Scofield

Neginoth

Neginoth: instrumentos de cordas mencionados em conexão com os Salmos 3; Salmos 5; Salmos 43; Salmos 54; Salmos 60; Salmos 66; Salmos 75, onde parece claro que as direções musicais agora aparecem como títulos dos Salmos 4; Salmos 6; Salmos 54; Salmos 55; Salmos 61; Salmos 67; Os Salmos, 76, eram antigamente anexados aos Salmos anteriores.

Comentário de E.W. Bullinger

Título. Um Salmo. Veja App-65.

Hear = Answer.

Deus. Hebraico. Elohim. App-4.

Deus da minha justiça = Meu Deus justo. Genitivo de relação ou objeto.

Tenha misericórdia = seja gracioso ou mostre favor a ele.

Comentário de Adam Clarke

Ouça-me quando eu ligo – Ninguém tem o direito de esperar que Deus o ouça se ele não ligar. De fato, como ele será ouvido se não falar? Há multidões que esperam as bênçãos de Deus com tanta confiança como se tivessem orado por elas com mais fervor; e ainda assim essas pessoas não rezam de forma alguma!

Deus da minha justiça – Qualquer perdão, paz, santidade ou verdade que possuo, veio inteiramente de si mesmo. Tu és o Deus da minha salvação, como tu és o Deus da minha vida.

Tu me ampliaste – eu estava na prisão; e tu me trouxeste ao exterior. Tenha piedade de mim – continue a agir da mesma maneira. Sempre precisarei da tua ajuda; Eu nunca merecerei tê-lo; deixe-me tê-lo como mera misericórdia, como você fez até agora.

Comentário de John Calvin

Nessas palavras, é mostrada a fé de Davi, que, embora levado à extrema angústia e quase consumido por uma longa série de calamidades, não se afundou em sua tristeza; nem estava com o coração tão quebrado a ponto de ser impedido de se entregar a Deus, seu libertador. Ao orar, ele testemunhou que, quando totalmente privado de todo socorro terrestre, ainda restava para ele esperança em Deus. Além disso, ele o chama de Deus da sua justiça, que é a mesma coisa que se ele o tivesse chamado justificador do seu direito; (50) e ele apela a Deus, porque todos os homens o condenaram, e sua inocência foi abatida pelos relatos difamatórios de seus inimigos e pelos julgamentos perversos do povo. E esse tratamento cruel e injusto que Davi encontrou, deve ser cuidadosamente marcado. Pois enquanto nada é mais doloroso para nós do que ser falsamente condenado e suportar, ao mesmo tempo, violência e calúnia injustas; ainda não se fala em fazer o bem, é uma aflição que acontece diariamente aos santos. E torna-se que eles sejam exercitados de tal maneira que se afastem de todas as tentações do mundo e dependam totalmente de Deus somente. A justiça , portanto, deve ser entendida aqui por uma boa causa, da qual Davi faz de Deus a testemunha, enquanto reclama da conduta maliciosa e injusta dos homens em relação a ele; e, por seu exemplo, ele nos ensina que, se a qualquer momento nossa retidão não for vista e reconhecida pelo mundo, não devemos desanimar por isso, pois temos um no céu para justificar nossa causa. Até os pagãos disseram que não há melhor estágio para a virtude do que a consciência de um homem. Mas é um consolo muito superior a isso, saber quando os homens se vangloriam de nós injustamente, que estamos diante da visão de Deus e dos anjos. Paulo, sabemos, foi dotado de coragem decorrente dessa fonte ( 1 Coríntios 4: 5 ), pois quando muitos relatos malignos foram espalhados no exterior a respeito dele entre os coríntios, ele apela ao tribunal de Deus. Isaías também, fortalecido pela mesma confiança ( Isaías 50: 6 e verso seguinte), despreza todas as calúnias pelas quais seus inimigos o caluniaram. Se, portanto, não podemos encontrar justiça em nenhum lugar do mundo, o único suporte de nossa paciência é olhar para Deus e ficar contente com a equidade de seu julgamento. Pode, no entanto, ser perguntado por meio de objeção: Visto que toda a pureza dos homens é mera poluição aos olhos de Deus, como os piedosos ousam apresentar sua própria justiça diante dele? Com relação a Davi, é fácil responder a essa pergunta. Ele não se orgulhava de sua própria justiça, exceto em referência a seus inimigos, de cujas calúnias ele se vingou. Ele tinha o testemunho de uma boa consciência de que não havia tentado nada sem o chamado e o mandamento de Deus, e, portanto, não fala com imprudência quando chama Deus de protetor e defensor de seu direito. Por isso, aprendemos que Davi honrou a Deus com esse título de louvor, a fim de colocá-lo mais prontamente em contraste com o mundo inteiro. E como ele pede duas vezes para ser ouvido, nisto se expressa a veemência de sua dor e a seriedade de suas orações. Na última cláusula do versículo, ele também mostra de onde esperava obter o que precisava, a saber, da misericórdia de Deus. E certamente, sempre que pedimos algo a Deus, torna-se nós começar com isso e implorá-lo, de acordo com sua bondade livre, para aliviar nossas misérias.

Tu me ampliaste quando eu estava angustiado. Alguns pensam que David aqui promete a si mesmo o que ainda não havia experimentado; e no exercício da esperança antecipa as manifestações da graça de Deus com as quais ele deve ser favorecido posteriormente. Mas, na minha opinião, ele menciona os benefícios que anteriormente recebia de Deus e, por meio deles, fortalece-se contra o tempo vindouro. Assim, os fiéis estão acostumados a recordar as coisas que tendem a fortalecer sua fé. A seguir, encontraremos muitas passagens semelhantes a esta, onde Davi, a fim de dar energia à sua fé contra terrores e perigos, (51) reúne as muitas experiências pelas quais ele aprendeu que Deus está sempre presente com seu próprio povo. e nunca decepcionará seus desejos. O modo de expressão que ele emprega aqui é metafórico, e com isso sugere que um caminho de fuga lhe foi aberto, mesmo quando ele estava cercado e cercado por todos os lados. A angústia de que ele fala, na minha opinião, refere-se não menos ao estado de sua mente do que a circunstâncias de aflição externa; pois o coração de Davi não era de tal molde de ferro que o impedisse de sofrer uma angústia mental mais profunda pela adversidade.

Comentário de John Wesley

Ouve-me quando clamo, ó Deus da minha justiça; tu me engrandeceste quando eu estava angustiado; tem piedade de mim e ouve minha oração.

Ó Deus – A testemunha e defensora da minha justa causa.

Referências Cruzadas

Exodo 34:6 – E passou diante de Moisés, proclamando: “Senhor, Senhor, Deus compassivo e misericordioso, paciente, cheio de amor e de fidelidade,

1 Samuel 17:37 – O Senhor que me livrou das garras do leão e das garras do urso me livrará das mãos desse filisteu”. Diante disso Saul disse a Davi: “Vá, e que o Senhor esteja com você”.

1 Samuel 19:11 – Saul enviou alguns homens à casa de Davi para vigiá-lo e matá-lo de manhã; mas Mical, a mulher de Davi, o alertou: “Se você não fugir esta noite para salvar sua vida, amanhã estará morto”.

1 Samuel 23:26 – Saul ia por um lado da montanha, e Davi e seus soldados pelo outro, fugiam depressa para escapar de Saul. Quando Saul e suas tropas estavam cercando Davi e seus soldados para capturá-los,

Jó 36:16 – “Ele está atraindo você para longe das mandíbulas da aflição, para um lugar amplo e livre, para o conforto da mesa farta e seleta que você terá.

Salmos 6:1 – Senhor, não me castigues na tua ira nem me disciplines no teu furor.

Salmos 11:7 – Pois o Senhor é justo, e ama a justiça; os retos verão a sua face.

Salmos 18:18 – Eles me atacaram no dia da minha desgraça, mas o Senhor foi o meu amparo.

Salmos 24:5 – Ele receberá bênçãos do Senhor, e Deus, o seu Salvador lhe fará justiça.

Salmos 31:8 – Não me entregaste nas mãos dos meus inimigos; deste-me segurança e liberdade.

Salmos 40:1 – Coloquei toda minha esperança no Senhor; ele se inclinou para mim e ouviu o meu grito de socorro.

Salmos 41:12 – Por causa da minha integridade me susténs e me pões na tua presença para sempre.

Salmos 56:1 – Tem misericórdia de mim, ó Deus, pois os homens me pressionam; o tempo todo me atacam e me oprimem.

Salmos 57:1 – Misericórdia, ó Deus; misericórdia, pois em ti a minha alma se refugia. Eu me refugiarei à sombra das tuas asas, até que passe o perigo.

Salmos 67:1 – Que Deus tenha misericórdia de nós e nos abençoe, e faça resplandecer o seu rosto sobre nós, Pausa

Salmos 76:1 – Em Judá Deus é conhecido; o seu nome é grande em Israel.

Salmos 86:3 – Misericórdia, Senhor, pois clamo a ti sem cessar.

Salmos 116:6 – O Senhor protege os simples; quando eu já estava sem forças, ele me salvou.

Salmos 116:16 – Senhor, sou teu servo, Sim, sou teu servo, filho da tua serva; livraste-me das minhas correntes.

Salmos 119:75 – Sei, Senhor, que as tuas ordenanças são justas, e que por tua fidelidade me castigaste.

Salmos 119:132 – Volta-te para mim e tem misericórdia de mim, como sempre fazes aos que amam o teu nome.

Salmos 143:2 – Mas não leves o teu servo a julgamento, pois ninguém é justo diante de ti.

Isaías 45:24 – Dirão a meu respeito: ‘Somente no Senhor estão a justiça e a força’. ” Todos os que o odeiam virão a ele e serão envergonhados.

Jeremias 23:6 – Em seus dias Judá será salva, Israel viverá em segurança, e este é o nome pelo qual será chamado: O Senhor é a Nossa Justiça.

Habacuque 3:19 – O Senhor Soberano é a minha força; ele faz os meus pés como os do cervo; ele me habilita a andar em lugares altos. Para o mestre de música. Para os meus instrumentos de cordas.

1 Coríntios 1:30 – É, porém, por iniciativa dele que vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou sabedoria de Deus para nós, isto é, justiça, santidade e redenção,

2 Coríntios 1:8 – Irmãos, não queremos que vocês desconheçam as tribulações que sofremos na província da Ásia, as quais foram muito além da nossa capacidade de suportar, a ponto de perdermos a esperança da própria vida.

2 Coríntios 1:10 – Ele nos livrou e continuará nos livrando de tal perigo de morte. Nele temos colocado a nossa esperança de que continuará a livrar-nos,

2 Coríntios 5:20 – Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o seu apelo por nosso intermédio. Por amor a Cristo lhes suplicamos: Reconciliem-se com Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *