Estudo de Salmos 27:6 – Comentado e Explicado

Mas desde agora ele levanta a minha cabeça acima dos inimigos que me cercam; e oferecerei no tabernáculo sacrifícios de regozijo, com cantos e louvores ao Senhor.
Salmos 27:6

Comentário de Albert Barnes

E agora minha cabeça – Agora serei exaltado. Por isso, dizemos que, na aflição, uma pessoa abaixa a cabeça; em prosperidade, ele a eleva. Este versículo expressa a expectativa confiante de que ele seria capaz de triunfar sobre todos os seus inimigos, e um objetivo firme de sua parte, como resultado disso, oferecer sacrifícios de louvor ao seu grande Libertador.

Acima dos meus inimigos me rodeiam – Todos os meus inimigos, embora pareçam me abarcar por todos os lados.

Portanto, oferecerei em seu tabernáculo – em sua tenda, sua morada: referindo-se aqui, sem dúvida, ao “tabernáculo” como um lugar onde Deus era adorado.

Sacrifícios de alegria – Margem, como no hebraico, de “gritar”. Ou seja, ele ofereceria sacrifícios acompanhados de sons altos de louvor e ação de graças. Não há nada de errado em gritar de alegria quando uma pessoa é libertada de um perigo iminente, nada de errado em fazê-lo quando sente que é resgatada do perigo da ruína eterna.

Cantarei, sim, cantarei louvores ao Senhor – Essa linguagem é aquela que vem de todo o coração. Ele não se contenta em dizer apenas que “cantaria”. Ele repete a ideia; ele mora nele. Com o coração transbordando de gratidão, ele daria expressão à sua alegria. Ele repetia e insistia na linguagem do agradecimento.

Comentário de E.W. Bullinger

oferta = sacrifício. Hebraico. zabach.

sacrifícios de alegria = sacrifícios de alegria . Genitivo de caráter. Veja App-17. i: ou seja, com gritos de alegria.

Comentário de Adam Clarke

Agora minha cabeça será levantada – Certamente seremos redimidos deste cativeiro e restaurados em nossa própria terra e para a adoração de nosso Deus em seu próprio templo. Lá ofereceremos sacrifícios de alegria; cantaremos louvores ao Senhor e reconheceremos que é somente por sua força e misericórdia que fomos libertos.

Comentário de John Calvin

6. E eu oferecerei sacrifícios de triunfo (583) em seu tabernáculo. Ao fazer um voto solene de ação de graças, depois de ter sido libertado dos perigos, ele se confirma novamente na esperança de libertação. Os fiéis sob a lei, sabemos, não costumavam, por um ritual solene, fazer seus votos, quando tinham experimentado qualquer bênção notável de Deus. Aqui, portanto, Davi, embora banido e proibido de se aproximar do templo, se vangloria de voltar ao altar de Deus e oferecer o sacrifício de louvor. Parece, no entanto, que ele estabelece tacitamente o santo regozijo e cânticos, nos quais promete dar graças a Deus, em oposição aos triunfos profanos do mundo.

Referências Cruzadas

Gênesis 40:13 – Dentro de três dias o faraó vai exaltá-lo e restaurá-lo à sua posição; e você servirá a taça na mão dele, como costumava fazer quando era seu copeiro.

Gênesis 40:20 – Três dias depois era o aniversário do faraó, e ele ofereceu um banquete a todos os seus conselheiros. Na presença deles reapresentou o chefe dos copeiros e o chefe dos padeiros:

2 Samuel 7:9 – Sempre estive com você por onde você andou, e eliminei todos os seus inimigos. Agora eu o farei tão famoso quanto os homens mais importantes da terra.

2 Samuel 22:1 – Davi cantou ao Senhor este cântico, quando este o livrou das mãos de todos os seus inimigos e das mãos de Saul,

2 Samuel 22:49 – que me livrou dos meus inimigos. Tu me exaltaste acima dos meus agressores; de homens violentos me libertaste.

2 Reis 25:27 – No trigésimo sétimo ano do exílio de Joaquim, rei de Judá, no ano em que Evil-Merodaque se tornou rei da Babilônia, ele tirou Joaquim da prisão, no dia vinte e sete do décimo segundo mês.

1 Crônicas 22:18 – Disse ele: “Certamente o Senhor, o seu Deus, está com vocês, e lhes concedeu paz. Pois ele entregou os habitantes dessa terra em minhas mãos, e ela foi submetida ao Senhor e ao seu povo.

2 Crônicas 30:21 – Os israelitas presentes em Jerusalém celebraram com muita alegria a festa dos pães sem fermento durante sete dias. Diariamente os levitas e os sacerdotes cantavam louvores, ao som dos instrumentos ressonantes do Senhor.

Esdras 3:11 – Com louvor e ações de graças, cantaram responsivamente ao Senhor: “Ele é bom; seu amor a Israel dura para sempre”. E todo o povo louvou ao Senhor em alta voz, pois haviam sido lançados os alicerces do templo do Senhor.

Salmos 3:3 – Mas tu, Senhor, és o escudo que me protege; és a minha glória e me fazes andar de cabeça erguida.

Salmos 21:1 – O rei se alegra na tua força, ó Senhor! Como é grande a sua exultação pelas vitórias que lhe dás!

Salmos 21:13 – Sê exaltado, Senhor, na tua força! Cantaremos e louvaremos o teu poder.

Salmos 22:22 – Proclamarei o teu nome a meus irmãos; na assembléia te louvarei.

Salmos 26:6 – Lavo as mãos na inocência, e do teu altar, Senhor, me aproximo

Salmos 43:3 – Envia a tua luz e a tua verdade; elas me guiarão e me levarão ao teu santo monte, ao lugar onde habitas.

Salmos 47:1 – Batam palmas, vocês, todos os povos; aclamem a Deus com cantos de alegria.

Salmos 66:13 – Para o teu templo virei com holocaustos e cumprirei os meus votos para contigo,

Salmos 81:1 – Cantem de alegria a Deus, nossa força; aclamem o Deus de Jacó!

Salmos 95:1 – Venham! Cantemos ao Senhor com alegria! Aclamemos a Rocha da nossa salvação.

Salmos 100:1 – Aclamem o Senhor todos os habitantes da terra!

Salmos 107:22 – Que eles ofereçam sacrifícios de ação de graças e anunciem as suas obras com cânticos de alegria.

Salmos 110:7 – No caminho beberá de um ribeiro, e então erguerá a cabeça.

Salmos 116:17 – Oferecerei a ti um sacrifício de gratidão e invocarei o nome do Senhor.

Salmos 138:5 – Celebrarão os feitos do Senhor, pois grande é a glória do Senhor!

Isaías 12:6 – Gritem bem alto e cantem de alegria, habitantes de Sião, pois grande é o Santo de Israel no meio de vocês”.

Jeremias 31:7 – Assim diz o Senhor: “Cantem de alegria por causa de Jacó; gritem, exaltando a principal das nações! Proclamem e dêem louvores dizendo: ‘O Senhor salvou o seu povo, o remanescente de Israel’.

Jeremias 33:11 – as vozes de júbilo e de alegria, do noivo e da noiva, e as vozes daqueles que trazem ofertas de ação de graças para o templo do Senhor, dizendo: “Dêem graças ao Senhor dos Exércitos, pois ele é bom; o seu amor leal dura para sempre”. Porque eu mudarei a sorte desta terra como antigamente’, declara o Senhor.

Sofonias 3:14 – Cante, ó cidade de Sião; exulte, ó Israel! Alegre-se, regozije-se de todo o coração, ó cidade de Jerusalém!

Zacarias 9:9 – Alegre-se muito, cidade de Sião! Exulte, Jerusalém! Eis que o seu rei vem a você, justo e vitorioso, humilde e montado num jumento, um jumentinho, cria de jumenta.

Lucas 19:37 – Quando ele já estava perto da descida do monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos começou a louvar a Deus alegremente, em alta voz, por todos os milagres que tinham visto. Exclamavam:

Efésios 5:19 – falando entre si com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor,

Hebreus 13:15 – Por meio de Jesus, portanto, ofereçamos continuamente a Deus um sacrifício de louvor, que é fruto de lábios que confessam o seu nome.

1 Pedro 2:5 – vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo.

Apocalipse 5:9 – e eles cantavam um cântico novo: “Tu és digno de receber o livro e de abrir os seus selos, pois foste morto, e com teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, língua, povo e nação.

Apocalipse 15:3 – e cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro: “Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor Deus todo-poderoso. Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei das nações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *