Estudo de Salmos 31:22 – Comentado e Explicado

Eu, porém, tinha dito no meu temor: Fui rejeitado de vossa presença. Mas ouvistes antes o brado de minhas súplicas, quando clamava a vós.
Salmos 31:22

Comentário de Albert Barnes

For I said in my haste – In my fear; my apprehension. The word rendered “haste” means properly that terror or alarm which causes one to flee, or to endeavor to escape. It is not “haste” in the sense of an opinion formed too quickly, or formed rashly; it is “haste” in the sense of terror leading to sudden flight, or an effort to escape. See an illustration of this idea in the case of David himself, in 1 Samuel 23:26 .

I am cut off – That is, I shall certainly be cut off or destroyed.

From before thine eyes – Either, in thy very presence; or, so that I shall not be admitted into thy presence. I shall be cut down, and suffered no more to come before thee to worship thee. Compare the notes at Psalm 6:5 .

Nevertheless thou heardest … – Contrary to my apprehensions, I was heard and delivered. God’s mercy went beyond the psalmist’s faith – as it often does to His people now, far beyond what they hope for; far beyond what they even pray for; far beyond what they believe to be possible; so far beyond all this, as to make the result, as in the case of David Psalm 31:21 , a matter of wonder and astonishment.

Comentário de E.W. Bullinger

olhos. Figura do discurso Anthropopatheia. App-6.

Comentário de Adam Clarke

Eu disse com pressa – Não advertindo devidamente a promessa de Deus, fui levado a concluir que meus inimigos eram tão fortes, tão numerosos e tinham tantas vantagens contra mim que devo necessariamente cair nas mãos deles; no entanto, continuei a orar e você ouviu a voz da minha súplica.

Comentário de John Calvin

22. E eu disse com medo. Aqui, Davi confessa que, por sua desconfiança, ele mereceu ser abandonado por Deus e deixado a perecer. É verdade que, para confessar isso diante dos homens, ele sentiu uma coisa vergonhosa; mas, para que ele ilustre mais plenamente a graça de Deus, ele hesita em não publicar a vergonha de sua culpa. Ele repete quase o mesmo reconhecimento nos Salmos 116: 11: “Eu disse com pressa: Todos os homens são mentirosos”. Estou ciente de que a palavra hebraica chap , chaphaz, é explicada por alguns como significando fuga; como se Davi, ao fugir da morte, por não ter conseguido resistir, estivesse com esse medo. Mas refiro-o antes ao problema de espírito dele. Se traduzimos, portanto, pressa ou medo, significa que ele foi levado por muito tempo a aceitar o pensamento de que ele foi negligenciado por Deus. E essa pressa se opõe à consideração calma e deliberada; pois, embora Davi estivesse tomado de medo, ele não desmaiou durante o julgamento, e essa persuasão não continuou fixa em sua mente. Pois sabemos que os fiéis são freqüentemente inquietos pelos medos e pelo calor da impaciência, ou levados de cabeça para baixo por seus desejos muito precipitados ou precipitados, mas depois eles voltam a si mesmos. Que a fé de Davi nunca foi derrubada por essa tentação aparece do contexto, pois ele acrescenta imediatamente, que Deus ouvira a voz de suas súplicas; mas se sua fé tivesse sido extinta, ele não poderia ter pensado seriamente em orar e, portanto, essa queixa era apenas um lapso de língua proferido às pressas. Agora, se a apressada irritação de pensamento poderia levar esse santo profeta de Deus, um homem que foi adornado com tantas excelências, a se desesperar, por que razão temos que temer, para que nossas mentes falhem e nos arruinem fatalmente? Essa confissão de Davi, como já observamos, serve para ampliar a graça de Deus; mas, ao mesmo tempo, ele mostra suficientemente, na segunda cláusula do versículo, que sua fé, embora severamente abalada, não foi completamente erradicada, porque ele não deixou de orar por enquanto. Os santos costumam lutar dessa maneira com sua desconfiança, para que em parte não desanime, e em parte para reunir coragem e estimular-se à oração. Tampouco a fraqueza da carne, mesmo quando quase são derrubadas, os impede de mostrar que são campeões incansáveis ??e invencíveis diante de Deus. Mas, embora Davi tenha resistido firmemente à tentação, ele ainda se reconhece indigno da graça de Deus, da qual, em certa medida, se privou de sua dúvida. Pois a partícula hebraica ??? , aken, deve ser entendida de maneira adversa e traduzida ainda, sugerindo que Davi havia sido preservado sem nenhum deserto próprio, na medida em que a imensurável bondade de Deus lutava com sua incredulidade. Mas, como é um sinal de afirmação em hebraico, achei apropriado traduzi-lo . Não tenho dúvidas de que ele opõe sua linguagem às várias tentações com as quais, é provável, sua mente foi levada de um lado para outro.

Referências Cruzadas

1 Samuel 23:26 – Saul ia por um lado da montanha, e Davi e seus soldados pelo outro, fugiam depressa para escapar de Saul. Quando Saul e suas tropas estavam cercando Davi e seus soldados para capturá-los,

1 Samuel 27:1 – Davi, contudo, pensou: “Algum dia serei morto por Saul. É melhor fugir para a terra dos filisteus. Então Saul desistirá de procurar-me por todo o Israel, e escaparei dele”.

2 Crônicas 33:11 – Por isso o Senhor enviou contra eles os comandantes do exército do rei da Assíria, os quais prenderam Manassés, colocaram-lhe um gancho no nariz e algemas de bronze, e o levaram para a Babilônia.

Jó 35:14 – Pois muito menos escutará quando você disser que não o vê, que a sua causa está diante dele e que você tem que esperar por ele.

Salmos 6:9 – O Senhor ouviu a minha súplica; o Senhor aceitou a minha oração.

Salmos 31:17 – Não permitas que eu seja humilhado, Senhor, pois tenho clamado a ti; mas que os ímpios sejam humilhados e calados fiquem no Sheol.

Salmos 38:10 – Meu coração palpita, as forças me faltam; até a luz dos meus olhos se foi.

Salmos 49:14 – Como ovelhas, estão destinados à sepultura, e a morte lhes servirá de pastor. Pela manhã os justos triunfarão sobre eles! A aparência deles se desfará na sepultura, longe das suas gloriosas mansões.

Salmos 88:16 – Sobre mim se abateu a tua ira; os pavores que me causas me destruíram.

Salmos 116:11 – Em pânico eu disse: “Ninguém merece confiança”.

Isaías 6:5 – Então gritei: Ai de mim! Estou perdido! Pois sou um homem de lábios impuros e vivo no meio de um povo de lábios impuros; e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos! “

Lamentações 3:54 – as águas me encobriram a cabeça, e cheguei a pensar que o fim de tudo tinha chegado.

Ezequiel 37:11 – Então ele me disse: “Filho do homem, esses ossos são toda a nação de Israel. Eles dizem: ‘Nossos ossos se secaram e nossa esperança se foi; fomos exterminados’.

Jonas 2:4 – Eu disse: Fui expulso da tua presença; contudo, olharei de novo para o teu santo templo.

Jonas 2:7 – “Quando a minha vida já se apagava, eu me lembrei de ti, Senhor, e a minha oração subiu a ti, ao teu santo templo.

Hebreus 5:7 – Durante os seus dias de vida na terra, Jesus ofereceu orações e súplicas, em alta voz e com lágrimas, àquele que o podia salvar da morte, sendo ouvido por causa da sua reverente submissão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *