Estudo de Salmos 59:5 – Comentado e Explicado

porque vós, Senhor dos exércitos, sois o Deus de Israel. Erguei-vos para castigar esses pagãos, não tenhais misericórdia desses pérfidos.
Salmos 59:5

Comentário de Albert Barnes

Tu, portanto, ó Senhor Deus dos exércitos – Deus dos exércitos: comandando todos os exércitos do céu – os anjos, e as estrelas e constelações desenhadas na forma de exércitos; tu, assim dotado de todo poder, e capaz de subjugar todas as pessoas, embora dispostas e combinadas para propósitos do mal – acordadas em minha ajuda. Sobre o significado da frase “Deus dos exércitos”, veja as notas em Isaías 1: 9 .

O Deus de Israel – o Deus do povo hebreu – os descendentes de Jacó ou Israel – o Protetor do teu povo – acordou para me ajudar, um daqueles que, sendo esse povo da aliança, estão sob a promessa de proteção.

Acordado para visitar todos os pagãos – Na palavra aqui traduzida como “pagão” – ???? gôyim – veja as notas no Salmo 2: 1 . É a partir do uso dessa palavra neste versículo e no Salmo 59: 8 , conforme observado na Introdução ao salmo, que DeWette deduz que o salmo não poderia ter sido composto na ocasião mencionada no título e argumenta: que este termo não poderia ser aplicado por Davi a Saul e seus seguidores. Essa objeção, no entanto, perderá sua força se a palavra for entendida como denotando pessoas que tinham o caráter usual de pagãos, que eram ferozes, sangrentos, selvagens, cruéis. Nesse sentido, a palavra pode ser empregada com referência àqueles que estavam empenhados em buscar a vida de Davi. Davi, usando a palavra comum “pagãos” ou “nações”, como denota aqueles que são maus, cruéis, cruéis, ora para que Deus desperte para visitá-los; isto é, visitá-los para fins de punição, ou então visitá-los para impedir que eles executem seus projetos.

Não seja misericordioso com nenhum transgressor enganado – isto é, prenda e castigue-o “como” transgressores ou “sendo” transgressores. Essa oração não é inconsistente com o desejo de que essas pessoas possam ser convertidas e “assim” obter misericórdia; mas é uma oração que Deus não os sofra, sendo pessoas iníquas, para ir em geral e realizar a obra de iniquidade que eles projetaram. Consulte a Introdução Geral, Seção 6. (5) (e).

Selah – Uma pausa musical. Veja as notas no Salmo 3: 2 .

Comentário de Thomas Coke

Salmos 59: 5 . Não seja misericordioso com nenhum transgressor iníquo Literalmente, os prevaricadores da iniquidade; ou seja, aqueles que são culpados de grande traição e perfídia.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 59: 5 . Ó Senhor, etc., o Deus de Israel – em aliança com todos os verdadeiros israelitas, a quem prometes proteger e abençoar. Acordado para visitar todos os pagãos – Ou, esses pagãos, que, embora sejam israelitas de nascimento, ainda que na verdade, e em suas disposições e maneiras, são meros pagãos. Não sejas misericordioso – hebraico, ?? ??? , al tachon, não serás misericordioso, isto é, não podes com honra, nem de acordo com a tua palavra, seja misericordioso com qualquer transgressor perverso – hebraico, ? ???? ??? , cal bogedee aven transgressores perfidiosos ou, mais literalmente, prevaricadores da maldade; isto é, os que são culpados de grande traição e perfídia, ou seja, com pretensões de amizade, perseguiram a ele e a outros homens de bem, por malícia e contra suas próprias consciências. Mas Deus também não pode, em coerência com as perfeições de sua natureza e as verdades de sua palavra, mostrar misericórdia a qualquer ofensor incorrigível.

Comentário de E.W. Bullinger

SENHOR Deus dos Exércitos = Jeová Elohim Sabaoth. Veja a nota em 1 Samuel 1: 3 .

nações = nações.

perverso. Hebraico. “Aven. App-44.

transgressores = hipócritas. Hebraico. bagad.

Selah. Conectando os transgressores maus com seu verdadeiro caráter de cães dos gentios; e marcar e conectar as duas orações nos versículos: Salmos 59: 1-5 e versículos: Salmos 59: 11-13 . Veja App-66.

Comentário de Adam Clarke

Ó Senhor Deus dos Exércitos – Esta era uma visão apropriada a ser tomada por Deus. quando Israel, um punhado de pobres cativos angustiados foram cercados e oprimidos pelos chefes pagãos acima mencionados e suas várias tribos. Mas Jeová, Deus dos Exércitos, era o Deus de Israel; e, portanto, Israel tinha pouco a temer.

Não seja misericordioso com nenhum transgressor iníquo – Não favorece a causa desses homens iníquos. Eles são ??? ???? bogedey aven , “cambiantes da iniqüidade:” eles passam por toda a volta do mal; descubra e exercite-se em todas as variedades de transgressão. Como isso se aplica exatamente aos inimigos de Neemias! Eles procuraram, por ataque aberto, ardis, elogios, discursos sujos, discursos justos, ameaças e emboscadas, tirar sua vida. Não lhes mostre favor, para que não sejam bem-sucedidos em seus desígnios perversos. A oração aqui é exatamente a mesma em sentimento com a de Neemias, Neemias 4: 4 , Neemias 4: 5 . Ouça, nosso Deus, pois somos desprezados; dirige o seu opróbrio sobre a própria cabeça; – não cubra sua iniquidade “, e não se apague o pecado”.

Comentário de John Wesley

Portanto, ó Senhor Deus dos exércitos, Deus de Israel, desperte para visitar todos os gentios; não seja misericordioso com nenhum transgressor iníquo. / * Selah * /.

O Deus – um Deus em aliança com todos os verdadeiros israelitas, a quem você prometeu proteger e abençoar.

Os pagãos – Ou, esses pagãos, que embora sejam israelitas de nascimento; contudo, em suas disposições, são meros pagãos.

Não seja – pois, de fato, você não pode, de acordo com a sua palavra, ser misericordioso com tais ofensores incorrigíveis.

Referências Cruzadas

Gênesis 33:20 – Ali edificou um altar e lhe chamou El Elohe Israel.

Exodo 3:15 – Disse também Deus a Moisés: “Diga aos israelitas: O Senhor, o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó, enviou-me a vocês. Esse é o meu nome para sempre, nome pelo qual serei lembrado de geração em geração.

Exodo 20:5 – Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam,

Salmos 7:12 – Se o homem não se arrepende, Deus afia a sua espada, arma o seu arco e o aponta,

Salmos 9:15 – Caíram as nações na cova que abriram; os seus pés ficaram presos no laço que esconderam.

Salmos 54:3 – Estrangeiros me atacam; homens cruéis querem matar-me, homens que não se importam com Deus. Pausa

Salmos 55:15 – Que a morte apanhe os meus inimigos de surpresa! Desçam eles vivos para a sepultura, pois entre eles o mal acha guarida.

Isaías 1:10 – Governantes de Sodoma, ouçam a palavra do Senhor! Vocês, povo de Gomorra, escutem a instrução de nosso Deus!

Isaías 27:11 – Quando os seus ramos estão secos e quebram-se, as mulheres fazem fogo com eles, pois esse é um povo sem entendimento. Por isso aquele que o fez não tem compaixão dele, aquele que o formou não lhe mostra misericórdia.

Ezequiel 18:27 – Mas, se um ímpio se desviar de sua maldade e fizer o que é justo e direito, ele salvará sua vida.

Amós 9:7 – “Vocês, israelitas, não são para mim melhores do que os etíopes”, declara o SENHOR. “Eu tirei Israel do Egito, os filisteus de Caftor e os arameus de Quir.

Romanos 2:28 – Não é judeu quem o é apenas exteriormente, nem é circuncisão a que é meramente exterior e física.

Romanos 9:6 – Não pensemos que a palavra de Deus falhou. Pois nem todos os descendentes de Israel são Israel.

Tiago 2:13 – porque será exercido juízo sem misericórdia sobre quem não foi misericordioso. A misericórdia triunfa sobre o juízo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *