Estudo de Salmos 77:9 – Comentado e Explicado

Deus se terá esquecido de ter piedade? Ou sua cólera anulou sua clemência?
Salmos 77:9

Comentário de Albert Barnes

Deus se esqueceu de ser gracioso? Ele perdeu a misericórdia na administração de seu governo? Ele deixou de lembrar que o homem precisa de misericórdia? Ele esqueceu que esse é um atributo de sua própria natureza?

Ele, com raiva, calou suas ternas misericórdias? A palavra original aqui traduzida como “misericórdia” refere-se aos “intestinos”, como sede da compaixão ou misericórdia, de acordo com um uso comum em hebraico. Ver Salmo 25: 6 , nota; Isaías 16:11 , note; Isaías 63:15 , note. Compare Lucas 1:78 (em grego); Filemom 1: 8 ; Filemom 2: 1 ; 1 João 3:17 . Nós falamos do “coração” como sede de carinho e bondade. Os hebreus incluíam o coração, mas usavam uma palavra mais geral. A palavra traduzida como “cale a boca” significa “fechada”; e a questão é se sua misericórdia foi encerrada ou cessou para sempre. O salmista conclui que, se isso foi feito, deve ser o resultado da raiva – raiva em vista dos pecados das pessoas.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 77: 9 . Deus esqueceu-se de ser gracioso Vale a pena observar a linha de pensamentos que esse aflito homem bom perseguia, e quais foram as reflexões nas quais ele descansou, finalmente, como seu melhor e único conforto e apoio. Se as calamidades que o afligiam eram particulares para si ou públicas para seu povo e país; todavia, desde que seus pensamentos se concentrassem neles e o levassem a uma exposição de Deus sobre a severidade de seus julgamentos, ele não encontrou facilidade ou alívio. Um homem fraco não pode julgar corretamente as ações nem mesmo de um homem mais sábio do que ele, de cujos pontos de vista e desígnios ele não é mestre: muito menos um homem pode julgar os caminhos de Deus, a cujos conselhos ele não é admitido e a quem segredos ele é um estranho. O salmista reclamou pesadamente, Salmos 77: 9 . Mas o que ele conseguiu com sua queixa? Ele não foi forçado imediatamente a confessar a impropriedade e a tolice disso? Eu disse: esta é minha enfermidade. Ele disse muito corretamente. Ao reclamar, ele seguiu as impressões naturais da impaciência: ao reconhecer a loucura de sua reclamação, ele falava a linguagem não apenas da graça, mas também do senso e da razão. Mas esse homem bom, estando bem fundamentado na religião, conseguiu, até o momento, tirar o melhor de suas dúvidas e medos, emitir um julgamento correto em seu próprio caso e chamar sua assistência para as reflexões apropriadas que as grandes obras de A providência foi administrada para apoiar e confirmar sua esperança e confiança em Deus. Ver Salmos 77: 11-12 . Aqui estava então seu conforto; aqui a cura de toda a sua dor. A cena ao seu redor era escura e sombria; mas, por mais escuro que estivesse, estava sob a orientação e direção da mão que nunca falhou com os fiéis, para libertá-lo de todos os seus problemas. Veja Sherlock como acima. Podemos ler o próximo versículo, e eu disse: esta minha aflição é uma mudança da mão direita do Altíssimo; de uma mudança de conduta em relação a mim: a mão direita; que anteriormente fizera milagres pela libertação de seu povo, embora agora estivesse voltado contra eles.

Comentário de E.W. Bullinger

DEUS. El hebraico App-4.

Selah . Conectando toda essa miséria com a única solução certa de ocupação com Deus: e passando de “eu” e “meu” para “Tu” e “Teu”. (App-66.)

Comentário de Adam Clarke

Deus está com raiva calar suas ternas misericórdias? As ternas misericórdias de Deus são a fonte de onde flui toda a sua bondade para com os filhos dos homens. A metáfora aqui é retirada de uma fonte cuja boca está fechada, de modo que suas águas não podem mais correr no mesmo canal; mas, estando confinado, saia e siga outro caminho. Tomarás a tua misericórdia dos israelitas e darei a outras pessoas? Isso ele certamente fez. Ele pegou dos judeus e deu aos gentios.

Comentário de John Calvin

9. Deus se esqueceu de ser misericordioso? O profeta ainda continua debatendo consigo mesmo o mesmo assunto. Seu objetivo, no entanto, não é derrubar sua fé, mas elevá-la. Ele não coloca essa questão, como se o ponto a que se refere fosse um assunto duvidoso. É como se ele tivesse dito: Deus se esqueceu de si mesmo? ou ele mudou de natureza? pois ele não pode ser Deus a menos que seja misericordioso. Na verdade, admito que ele não permaneceu inabalável como se tivesse um coração de aço. Mas quanto mais violentamente ele foi atacado, mais firmemente se apoiou na verdade: que a bondade de Deus está tão inseparavelmente ligada à sua essência que torna impossível que ele não seja misericordioso. Sempre que, portanto, surgem dúvidas em nosso ser assediado por cuidados e oprimido por dores, aprendemos sempre a procurar uma resposta satisfatória para essa pergunta: Deus mudou sua natureza para não ser mais misericordioso? A última cláusula, por que ele calou a boca ou reprimiu sua compaixão em sua raiva? é para o mesmo efeito. Foi uma observação muito comum e notável entre os santos patriarcas, que Deus é longânimo, lento na ira, pronto para perdoar e fácil de ser suplicado. Foi a partir deles que Habacuque derivou a afirmação que ele faz em sua música,

“Mesmo com a raiva dele, ele estará atento à sua misericórdia.” ( Habacuque 3: 2 )

O profeta, então, chega à conclusão de que o castigo que ele sentiu não impediria que Deus se reconciliasse novamente com ele, e retornasse à sua maneira habitual de lhe conceder bênçãos, uma vez que sua raiva contra o próprio povo perdura apenas para um momento. Sim, embora Deus manifeste os sinais de sua ira, ele não deixa de amar com ternura aqueles a quem castiga. Sua ira, é verdade, repousa continuamente sobre os réprobos; mas o profeta, contabilizando-se entre o número de filhos de Deus e falando de outros crentes genuínos, justamente argumenta da impossibilidade da coisa, que o desagrado temporário de Deus não pode interromper o curso de sua bondade e misericórdia.

Referências Cruzadas

Isaías 40:27 – Por que você reclama, ó Jacó, e por que se queixa, ó Israel: “O Senhor não se interessa pela minha situação; o meu Deus não considera a minha causa”?

Isaías 49:14 – Sião, porém, disse: “O Senhor me abandonou, o Senhor me desamparou”.

Isaías 63:15 – Olha dos altos céus, da tua habitação elevada, santa e gloriosa. Onde estão o teu zelo e o teu poder? Retiveste a tua bondade e a tua compaixão; elas já nos faltam!

Lucas 13:25 – Quando o dono da casa se levantar e fechar a porta, vocês ficarão do lado de fora, batendo e pedindo: ‘Senhor, abre-nos a porta’. “Ele, porém, responderá: ‘Não os conheço, nem sei de onde são vocês’.

Romanos 11:32 – Pois Deus colocou todos sob a desobediência, para exercer misericórdia para com todos.

1 João 3:17 – Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *