Estudo de Salmos 86:4 – Comentado e Explicado

Consolai o coração de vosso servo, porque é para vós, Senhor, que eu elevo minha alma.
Salmos 86:4

Comentário de Albert Barnes

Alegra a alma do teu servo – Faz com que eu me alegre; ou seja, por tua graciosa interposição e por me libertar do perigo e da morte.

Pois a ti, Senhor, levanto minha alma – Compare as notas no Salmo 24: 4 . A idéia é a de despertar a si mesmo, ou se esforçar, como alguém que faz grandes esforços para obter um objeto. Ele não era lânguido ou indiferente; ele não fez apenas esforços fracos e adequados para encontrar Deus, mas dedicou todos os seus poderes para esse fim; ele se desperta completamente para procurar a ajuda divina. Esforços lânguidos e fracos na busca de Deus serão atendidos sem sucesso. Em uma questão tão grande – quando tanta coisa depende do favor divino – quando tais interesses estão em jogo – toda a alma deve ser despertada para um grande e árduo esforço; não que possamos obter seu favor pela força ou poder, e que nenhuma força nossa prevaleça por si mesma, mas

(a) porque nada menos indicará a intensidade adequada do desejo; e

(b) porque essa é a sua nomeação em relação à maneira pela qual devemos buscar seu favor.

Compare Mateus 7: 7-8 ; 13:24 ; 16:16 .

Comentário de Joseph Benson

Salmos 86: 4-5 . Alegra a alma do teu servo – Somente Deus pode colocar alegria no coração e alegrar a alma; e é privilégio de seus servos ter alegria, bem como paz, em crer: e eles podem orar com fé, não apenas para que Deus preserve suas almas, mas para que ele se regozije com suas almas, e então a alegria dos Senhor será a força deles. Pois a ti elevo minha alma – Então podemos esperar consolo de Deus, quando tomamos o cuidado de manter nossa comunhão com ele: a oração é a enfermeira da alegria espiritual. Pois tu, Senhor, és bom – Não menos abundante do que eu sou indigente, o que é um grande encorajamento para mim ao invocar-te; e pronto para perdoar – Aqueles que te ofenderam; e abundante em misericórdia a todos os que te invocam – sempre preparados para mostrar bondade abundante a eles em suas angústias, quando com desejo sincero e verdadeira fé, eles invocam você.

Comentário de Adam Clarke

Alegra a alma do teu servo – quero bênçãos espirituais; Eu quero consolações que tu deres aos que te amam; Eu apresento aquela alma que desejo que consolem.

Referências Cruzadas

Salmos 25:1 – A ti, Senhor, elevo a minha alma.

Salmos 51:12 – Devolve-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer.

Salmos 62:8 – Confiem nele em todos os momentos, ó povo; derramem diante dele o coração, pois ele é o nosso refúgio. Pausa

Salmos 143:8 – Faze-me ouvir do teu amor leal pela manhã, pois em ti confio. Mostra-me o caminho que devo seguir, pois a ti elevo a minha alma.

Isaías 61:3 – e dar a todos os que choram em Sião uma bela coroa em vez de cinzas, o óleo da alegria em vez de pranto, e um manto de louvor em vez de espírito deprimido. Eles serão chamados carvalhos de justiça, plantio do Senhor, para manifestação da sua glória.

Isaías 65:18 – Alegrem-se, porém, e regozijem-se para sempre no que vou criar, porque vou criar Jerusalém para regozijo, e seu povo para alegria.

Isaías 66:13 – Assim como uma mãe consola seu filho, também eu os consolarei; em Jerusalém vocês serão consolados”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *