Estudo de Salmos 96:6 – Comentado e Explicado

Em seu semblante, a majestade e a beleza; em seu santuário, o poder e o esplendor.
Salmos 96:6

Comentário de Albert Barnes

Honra e majestade estão diante dele – Esta parte do versículo é tomada literalmente em 1 Crônicas 16:27 . O significado é que aquilo que constitui honra, glória, majestade está em sua presença, ou onde quer que esteja. Onde quer que ele se manifeste, há exposições de honra e majestade. Eles são sempre os acompanhamentos de sua presença.

Força e beleza estão em seu santuário – Isso é ligeiramente variado da passagem paralela em 1 Crônicas 16:27 . A palavra traduzida como “força” é igual nos dois lugares. A palavra traduzida por “beleza” aqui – ????? tiph’ereth – está em 1 Crônicas 16:27 ch ?? chedvâh – “alegria ou alegria”. A palavra aqui traduzida como “santuário” – ????? miqdâsh – está em 1 Crônicas 16:27???? mâqôm – “lugar”. Essas variações mostram que o salmo não é um mero extrato, mas que foi alterado de design e adaptado à ocasião em que deveria ser empregado – confirmando a suposição de que poderia ter sido usado na reforma. dedicação do templo após o retorno do cativeiro. A palavra “santuário” refere-se ao lugar santo onde Deus habita; sua morada sagrada, seja sua residência no céu, ou o templo na terra como o local de sua habitação terrena. Quando se diz que “força” existe, significa que a morada de Deus é a fonte de “poder”, ou que o poder emana daí; isto é, do próprio Deus. Quando se diz que “beleza” existe, o significado é que tudo o que é adequado para encantar pela beleza; o que quer que seja um verdadeiro ornamento; o que torna o mundo atraente; tudo o que embeleza e adorna a criação tem um lar em Deus; procede dele. Pode-se acrescentar que tudo o que existe de “poder” para reformar o mundo e converter pecadores; o que quer que exista para afastar as pessoas de seu curso vicioso e abandonado da vida; o que quer que exista para tornar o mundo melhor e mais feliz, procede do “santuário” – a igreja de Deus. O que quer que exista realmente adorna a sociedade e a torna mais amável e atraente; tudo o que existe que difunde um encanto sobre a vida doméstica e social; o que quer que exista que torne o mundo mais amável ou desejável – mais cortês, mais gentil, mais humano, mais gentil e mais tolerante – tem seu lar no “santuário” ou emana da igreja de Deus.

Comentário de E.W. Bullinger

beleza. Alguns códigos dizem “alegria” . Compare 1 Crônicas 16:27 .

santuário. Alguns códices leem “morada” . como em 1 Crônicas 16:27 .

Comentário de Adam Clarke

Honra e majestade estão diante dele – Isso se refere à nuvem de sua glória que precedeu a arca em sua jornada pelo deserto? As palavras força e beleza, e glória e força, Salmos 96: 7 , são aquelas pelas quais a arca é descrita, Salmos 78:61 .

Comentário de John Calvin

6 Força e honra estão diante dele. Eu traduzo a palavra hebraica ??? , hod, pela força, e acho que aqueles intérpretes que a glorificam não consideraram devidamente o contexto. É evidente que o próximo membro do verso é uma repetição, e lá se lê: Poder e Glória estão em seu santuário. O salmista significa que não podemos dizer que conhecemos a Deus se não descobrimos que nele há uma glória e majestade incomparáveis. Ele primeiro observa seu poder e força, como aquele em que sua glória consiste. Lá, como Deus é invisível, ele direciona os pensamentos de seu povo para o santuário, que já vimos ser o símbolo de sua presença. Tal é a fraqueza de nossas mentes, que subimos com dificuldade à contemplação de sua glória nos céus. O salmista nos lembra que não temos motivos para dizer que sua glória é obscura, pois havia emblemas de sua presença no templo, dos sacrifícios e da arca da aliança. Vamos nos esforçar, quando mencionamos Deus, para conceber essa glória que brilha diante dele – caso contrário, se não apreendermos seu poder, é antes um Deus morto do que um Deus vivo a quem adoramos. (84)

Comentário de John Wesley

Honra e majestade estão diante dele: força e beleza estão em seu santuário.

Antes dele – em sua presença.

Referências Cruzadas

1 Crônicas 16:27 – O esplendor e a majestade estão diante dele; força e alegria na sua habitação.

Salmos 8:1 – Senhor, Senhor nosso, como é majestoso o teu nome em toda a terra! Tu, cuja glória é cantada nos céus.

Salmos 19:1 – Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra das suas mãos.

Salmos 27:4 – Uma coisa pedi ao Senhor, é o que procuro: que eu possa viver na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a bondade do Senhor e buscar sua orientação no seu templo.

Salmos 29:1 – Atribuam ao Senhor, ó seres celestiais, atribuam ao Senhor glória e força.

Salmos 29:9 – A voz do Senhor retorce os carvalhos e despe as florestas. E no seu templo todos clamam: “Glória! “

Salmos 50:2 – Desde Sião, perfeita em beleza, Deus resplandece.

Salmos 63:2 – Quero contemplar-te no santuário e avistar o teu poder e a tua glória.

Salmos 93:1 – O Senhor reina! Vestiu-se de majestade; de majestade vestiu-se o Senhor e armou-se de poder! O mundo está firme e não se abalará.

Salmos 104:1 – Bendiga ao Senhor a minha alma! Ó Senhor, meu Deus, tu és tão grandioso! Estás vestido de majestade e esplendor!

Hebreus 1:3 – O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da Majestade nas alturas,

2 Pedro 1:16 – De fato, não seguimos fábulas engenhosamente inventadas, quando lhes falamos a respeito do poder e da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo; pelo contrário, nós fomos testemunhas oculares da sua majestade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *