Estudo de Salmos 115:3 – Comentado e Explicado

Nosso Deus está nos céus; ele faz tudo o que lhe apraz.
Salmos 115:3

Comentário de Albert Barnes

Mas nosso Deus está nos céus – a Septuaginta acrescenta: “e na terra”. Isto não é, no entanto, no hebraico. A idéia é: Nosso Deus realmente existe. Ele é o Deus verdadeiro. Ele reina no céu. Seus planos são como são e devem ser formados no céu: elevado, vasto, incompreensível. Mas ele ainda é nosso Deus; nosso governante; nosso protetor. Ele não é um deus da terra – cuja origem é a terra – que habita somente na terra – como os ídolos dos pagãos; mas todo o vasto universo está sob seu controle.

Ele fez o que quisesse – E, portanto, o que foi feito está certo, e devemos ser submissos a ele. Ele é um Deus soberano; e misterioso como são os seus feitos, e por mais que pareça haver ocasião para fazer a pergunta “Onde está agora o seu Deus?” todavia, devemos sentir que o que ocorreu está de acordo com seus planos eternos e deve ser submetido como parte de seus arranjos. É, de fato, sempre uma resposta suficiente às objeções feitas ao governo de Deus, como se ele tivesse abandonado seu povo trazendo-lhes aflição e deixando-os, aparentemente sem interposição, à pobreza, à perseguição e às lágrimas, que ele está “nos céus”; que ele governa lá e em toda parte; que ele tem seus próprios propósitos eternos; e que todas as coisas são ordenadas de acordo com sua vontade. Portanto, deve haver uma boa razão para que os eventos ocorram como realmente acontecem.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 115: 3 . Mas nosso Deus – Aquele a quem, apesar de suas reprovações, não temos vergonha de possuir por nosso Deus, está nos céus – Embora ele não tenha forma visível, nem esteja presente conosco de forma corporal, nem tenha nenhuma imagem dele. , como eles têm de seus ídolos, ele ainda tem um lugar certo e glorioso de residência peculiar, até os céus mais altos, onde se manifesta a seres espirituais e gloriosos, revestidos de infinito poder e majestade, e de onde vê e governa este mundo inferior, e todas as criaturas que estão nele. Ele fez – ou faz o que quisesse – ou agrada. Por sua única vontade e prazer, todas as coisas foram feitas a princípio, e ainda estão dispostas e governadas. E, sem a nomeação ou permissão de sua providência, nada acontece e, portanto, seus sucessos contra nós e lesões causadas por nós não provêm de um poder invencível em você ou em seus ídolos, nem de qualquer defeito de poder ou bondade. em nosso Deus, mas somente daqui em diante, que lhe agrada, por muitas e sábias e boas razões, nos afligir e lhe dar prosperidade por um tempo.

Comentário de Adam Clarke

Ele fez o que bem entendeu – Havia muita razão para ele nos abandonar a nossos inimigos; no entanto, ele ainda vive e governa no céu e na terra.

Comentário de John Calvin

3 Certamente nosso Deus está no céu. (366) Os fiéis, com santa ousadia, incentivam-se ainda mais à oração. Nossas orações, sabemos, são inúteis quando estamos agitados com dúvidas. Se a blasfêmia tivesse penetrado em seus corações, teria infligido uma ferida mortal. E, portanto, eles se protegem muito oportunamente, interrompendo o trem de suas súplicas. Adeus, consideraremos a segunda cláusula deste versículo em seu devido lugar, onde eles zombam dos ídolos e superstições lascivas dos pagãos. Mas, atualmente, cada palavra nesta cláusula exige nossa inspeção cuidadosa. Quando colocam Deus no céu, não o confinam a uma determinada localidade, nem estabelecem limites para sua infinita essência; mas eles negam a limitação de seu poder, sendo fechado apenas à instrumentalidade humana ou sujeito a destino ou fortuna. Em resumo, eles colocaram o universo sob seu controle; e, sendo superior a toda obstrução, ele faz livremente tudo o que lhe parecer bom. Esta verdade é ainda mais claramente afirmada na cláusula subseqüente: Ele fez o que lhe agradou. Pode-se dizer que Deus habita no céu, pois o mundo está sujeito à sua vontade, e nada pode impedi-lo de realizar seu propósito.

Que Deus possa fazer o que bem entender é uma doutrina de grande importância, desde que seja verdadeira e legitimamente aplicada. Essa cautela é necessária, porque pessoas curiosas e avançadas, como é habitual com elas, tomam a liberdade de abusar de uma sã doutrina, produzindo-a em defesa de seus devaneios frenéticos. E, nesse assunto, diariamente testemunhamos muito da selvageria da engenhosidade humana. Este mistério, que deve comandar nossa admiração e reverência, é feito por muitos de forma desavergonhada e irreverente, um tópico de conversa fiada. Se quisermos tirar proveito dessa doutrina, devemos prestar atenção à importância de Deus fazer tudo o que ele agradar no céu e na terra. E, primeiro, Deus tem todo o poder para a preservação de sua Igreja e para prover seu bem-estar; e, segundo, todas as criaturas estão sob seu controle e, portanto, nada pode impedi-lo de realizar todos os seus propósitos. Por mais que, portanto, os fiéis se encontrem isolados de todos os meios de subsistência e segurança, devem, no entanto, ter coragem do fato de que Deus não é apenas superior a todos os impedimentos, mas que pode torná-los subservientes ao avanço. de seus próprios projetos. Isso também deve ser lembrado, que todos os eventos são o resultado somente da nomeação de Deus e que nada acontece por acaso. Quanto a isso, era apropriado premissa a respeito do uso dessa doutrina, para que sejamos impedidos de formar concepções indignas da glória de Deus, como costumam fazer homens de imaginação selvagem. Adotando esse princípio, não devemos ter vergonha de reconhecer francamente que Deus, por seu eterno conselho, administra todas as coisas de tal maneira que nada pode ser feito senão por sua vontade e nomeação.

A partir desta passagem, Agostinho mostra de maneira muito correta e engenhosa que os eventos que nos parecem irracionais não ocorrem apenas pela permissão de Deus, mas também por sua vontade e decreto. Pois se nosso Deus faz tudo o que lhe agrada, por que deveria permitir que fosse feito o que não deseja? Por que ele não reprime o diabo e todos os ímpios que se opõem a ele? Se ele é considerado como ocupando uma posição intermediária entre fazer e sofrer, de modo a tolerar o que não deseja, então, de acordo com a fantasia dos epicuristas, ele permanecerá despreocupado nos céus. Mas se admitirmos que Deus é investido em presciência, que ele superintende e governa o mundo que criou, e que não negligencia nenhuma parte dele, deve seguir-se que tudo o que ocorre é feito de acordo com sua vontade. Aqueles que falam como se isso fosse tornar Deus o autor do mal são disputadores perversos. Por mais que sejam cães imundos, eles não conseguirão, pelo latido deles, sustentar uma acusação de mentir contra o profeta ou tirar o governo do mundo da mão de Deus. Se nada ocorre a menos que seja por conselho e determinação de Deus, ele aparentemente não desaprova o pecado; ele tem, no entanto, segredo e para nós causas desconhecidas, porque ele permite aquilo que os homens perversos fazem, e, no entanto, isso não é feito porque ele aprova suas inclinações perversas. Era a vontade de Deus que Jerusalém fosse destruída, os caldeus também desejavam a mesma coisa, mas de uma maneira diferente; e embora ele freqüentemente chame os babilônios de soldados estipendiários e diga que eles foram despertados por ele ( Isaías 5:26 😉 e mais além, que eles eram a espada de sua própria mão, ainda assim não os chamaríamos de aliados. , na medida em que seu objetivo era muito diferente. Na destruição de Jerusalém, a justiça de Deus seria exibida, enquanto os caldeus seriam justamente censurados por sua luxúria, cobiça e crueldade. Portanto, o que quer que ocorra no mundo está de acordo com a vontade de Deus, e, no entanto, não é sua vontade que algum mal seja feito. Por mais incompreensível que seja seu conselho para nós, ainda assim ele sempre se baseia nas melhores razões. Satisfeitos somente com sua vontade, de modo a serem plenamente convencidos de que, apesar da grande profundidade de seus julgamentos, ( Salmos 36: 6 ) eles são caracterizados pela retidão mais consumada; essa ignorância será muito mais aprendida do que toda a perspicácia daqueles que pretendem tornar sua própria capacidade o padrão pelo qual medir suas obras. Por outro lado, é digno de nota que se Deus faz o que quer, não é do seu prazer fazer o que não é feito. O conhecimento dessa verdade é de grande importância, porque muitas vezes acontece quando Deus pisca e mantém sua paz nas aflições da Igreja, que perguntamos por que ele permite que ela definhar, pois está ao seu alcance prestar-lhe assistência. Avareza, fraude, perfídia, crueldade, ambição, orgulho, sensualidade, embriaguez e, em suma, toda espécie de corrupção nestes tempos é galopante no mundo, tudo o que cessaria instantaneamente se parecesse bom para Deus aplicar o remédio. Portanto, se ele a qualquer momento parece adormecido, ou não tem os meios de nos socorrer, isso tende a nos fazer esperar pacientemente e a nos ensinar que não é seu prazer agir com tanta rapidez a parte de nossos libertador, porque ele sabe que o atraso e a procrastinação são lucrativos para nós; sendo sua vontade piscar e tolerar por um tempo, com certeza, se fosse seu prazer, ele poderia corrigir instantaneamente.

Referências Cruzadas

1 Crônicas 16:25 – Pois o Senhor é grande e muitíssimo digno de louvor; ele deve ser mais temido que todos os deuses.

Salmos 2:4 – Do seu trono nos céus o Senhor põe-se a rir e caçoa deles.

Salmos 68:4 – Cantem a Deus, louvem o seu nome, exaltem aquele que cavalga sobre as nuvens; seu nome é Senhor! Exultem diante dele!

Salmos 123:1 – Para ti levanto os meus olhos, a ti, que ocupas o teu trono nos céus.

Salmos 135:6 – O Senhor faz tudo o que lhe agrada, nos céus e na terra, nos mares e em todas as suas profundezas.

Isaías 46:10 – Desde o início faço conhecido o fim, desde tempos remotos, o que ainda virá. Digo: Meu propósito ficará de pé, e farei tudo o que me agrada.

Daniel 4:35 – Todos os povos da terra são como nada diante dele. Ele age como lhe agrada com os exércitos dos céus e com os habitantes da terra. Ninguém é capaz de resistir à sua mão nem de dizer-lhe: “O que fizeste? “

Mateus 6:9 – Vocês, orem assim: ‘Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome.

Romanos 9:19 – Mas algum de vocês me dirá: “Então, por que Deus ainda nos culpa? Pois, quem resiste à sua vontade? “

Efésios 1:11 – Nele fomos também escolhidos, tendo sido predestinados conforme o plano daquele que faz todas as coisas segundo o propósito da sua vontade,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *