Estudo de Salmos 141:1 – Comentado e Explicado

Salmo de Davi. Senhor, eu vos chamo, vinde logo em meu socorro; escutai a minha voz quando vos invoco.
Salmos 141:1

Comentário de Albert Barnes

Senhor, clamo a ti – Em vista dos meus perigos; em vista das sugestões dos meus amigos; em vista da minha tentação de fazer algo errado a seu conselho, e com a perspectiva da vantagem que me parece ser essa.

Apresse-se para mim – Para me salvar de todo esse perigo: o perigo dos meus inimigos; o perigo dos conselhos de meus amigos. Veja as notas no Salmo 22:19 ; compare o Salmo 40:13 ; Salmo 70: 1 , Salmo 70: 5 ; Salmo 71:12 . O significado é que há necessidade de interposição imediata. Existe o perigo de ser vencido; que eu possa ser tentado a fazer algo errado; que eu possa estar arruinado se houver algum atraso.

Dá ouvidos à minha voz … – Veja as notas no Salmo 5: 1 .

Comentário de Thomas Coke

Salmos 141.

Davi ora para que seu traje seja aceitável, sua consciência sincera e sua vida a salvo de armadilhas.

Um salmo de Davi.

Título. ???? ????? mizmor ledavid. É provável que Davi tenha composto esse salmo pouco antes de sua fuga para Aquis, rei de Gate, quando pela segunda vez poupou a vida de Saul (1 Samuel 26.), mas não pôde mais confiar nele: sobre o qual ele toma a resolução mencionada 1 Samuel 26: 1-2 . Como sua determinação era voar rápido, não há dúvida de que ele o fez, na mesma noite após sua partida com Saul, ou à luz da primeira manhã: e foi à noite daquele dia, quando ele estava agora no asa, por assim dizer; seu comportamento tardio e respeitoso em relação a Saul, e a crueldade implacável do outro em relação a ele e seus seguidores, ainda fresca em seus pensamentos; e, além disso, refletindo sobre os perigos e tentações a que sua religião o exporia em um país pagão, que ele derrama a Deus a seguinte oração, ou solilóquio; pois, que foi composta à noite, parece que ele deseja, Salmos 141: 2, que possa ser aceito como uma oblação da noite. Peters on Job, p. 336 de quem as seguintes notas são principalmente tiradas.

Salmos 141: 1 . Senhor, clamo a ti, etc. – Este versículo é uma invocação do Deus verdadeiro, por seu incomunicável nome Jeová; como o ser eterno, auto-existente e imutável; criador e governador de todas as coisas: e o chamado sincero e repetido aqui usado pelo salmista, me apresse, declara suficientemente que ele esteve em uma situação de extrema angústia.

Comentário de E.W. Bullinger

Título. Um salmo de Davi. Veja o título de 140.

SENHOR. Hebraico. Jeová. App-4.

Comentário de Adam Clarke

Senhor, clamo a ti – Muitos dos Salmos de Davi começam com queixas; mas eles não são de queixa e irritação habituais. Ele estava em frequentes problemas e dificuldades, e sempre procurou ajuda em Deus. Ele sempre aparece com seriedade; em nenhum momento há evidências de que a devoção de Davi fosse formal. Ele orou, meditou, suplicou, gemeu, chorou e até rugiu, como ele nos diz, pela inquietação de sua alma. Ele teve respostas rápidas; pois ele tinha muita fé e sempre foi sério.

Comentário de John Calvin

1. Ó Jeová! Eu clamei a ti . Por causa de tal exórdio e maneira de orar, é evidente que Davi estava trabalhando sem grandes provações, pois repete seus pedidos e insiste em receber ajuda. Sem nos aventurarmos a dizer algo definitivo sobre o assunto, não desaprovariam a conjectura de que este Salmo foi escrito por Davi com referência às perseguições que sofreu a Saul. Ele nos ensina, por seu exemplo, a aplicar imediatamente a Deus e a não ser tentado, como são os homens iníquos, a renunciar à oração e confiar em outros recursos. Ele diz que clamou a Deus, não ao céu ou à terra, aos homens ou à fortuna e outros objetos vãos, dos quais são mencionados, em primeiro lugar, pelo menos em tais casos pelos ímpios. Se eles se dirigem a Deus, é com murmúrios e queixas, uivando ao invés de orar.

Referências Cruzadas

Jó 7:21 – Por que não perdoas as minhas ofensas e não apagas os meus pecados? Pois logo me deitarei no pó; tu me procurarás, mas eu já não existirei”.

Salmos 40:13 – Agrada-te, Senhor, em libertar-me; Apressa-te, Senhor, a ajudar-me.

Salmos 69:17 – Não escondas do teu servo a tua face; responde-me depressa, pois estou em perigo.

Salmos 70:5 – Quanto a mim, sou pobre e necessitado; apressa-te, ó Deus. Tu és o meu socorro e o meu libertador; Senhor, não te demores!

Salmos 71:12 – Não fiques longe de mim, ó Deus; ó meu Deus, apressa-te em ajudar-me.

Salmos 143:7 – Apressa-te em responder-me, Senhor! O meu espírito se abate. Não escondas de mim o teu rosto, ou serei como os que descem à cova.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *