Estudo de Provérbios 29:18 – Comentado e Explicado

Por falta de visão, o povo vive sem freios; ditoso o que observa a instrução!
Provérbios 29:18

Comentário de Albert Barnes

Visão – A palavra comumente usada para a revelação da vontade de Deus feita aos profetas. Compare Isaías 1: 1 ; Naum 1: 1 .

Quando a visão profética falha, a obediência à Lei é o melhor ou o único substituto, sendo ambas as formas pelas quais a sabedoria divina é revelada. Muito notável em meio a preceitos éticos é esse reconhecimento da necessidade de um ensino ainda mais alto, sem o qual a moralidade passa para a prudência mundana ou degenera na casuística. O “homem sábio”, filho de Davi, viu nos profetas e em sua obra a condição da verdadeira bênção nacional. O momento mais sombrio da história de Israel foi quando “não havia visão aberta 1 Samuel 3: 1 ; nesse momento, as pessoas “perecem”, são libertadas “são deixadas à solta”.

Comentário de Thomas Coke

Provérbios 29:18 . Onde não há visão, etc. – Houbigant apresenta este versículo: Que o povo é dissipado, entre os quais não há respostas dos profetas: que o povo é abençoado com quem a lei é preservada; que é muito parecido com a Vulgata. A LXX dizia: Um povo iníquo não terá pessoa para explicar a lei; mas etc. A palavra ???? chazon, vista renderizada , significa uma visão profética, ou conhecimento; e muito bem justifica a interpretação da Vulgata e Houbigant. Um ramo principal desse conhecimento profético consistia no ensino da lei.

Comentário de Joseph Benson

Provérbios 29:18 . Onde não há visão – isto é, nenhuma profecia, os profetas sendo antigamente chamados videntes; nenhuma pregação pública da palavra de Deus, chamada profecia, Romanos 12: 6 ; 1 Coríntios 14: 4 , & c. Onde o povo está destituído dos meios de instrução; o povo perece – porque eles querem os principais meios de salvação; mas aquele que guarda a lei – Ele não diz, aquele que tem a lei, ou aquele que tem a visão, que as regras de oposição à cláusula anterior podem ter nos dado motivos para esperar que ele dissesse, mas aquele que a mantém ; para nos ensinar que, embora a falta da palavra de Deus possa ser suficiente para a destruição dos homens, o simples fato de ter e ouvir, ou ler, não é suficiente para a salvação deles, a menos que eles também a mantenham ou a obedeçam .

Comentário de E.W. Bullinger

sem visão, etc. Ilustração: Israel ( 1 Samuel 3: 1. 1 Reis 12: 28-32 ; 1 Reis 14: 14-16 ).

o = a.

feliz, & c. Veja nota em Provérbios 3:13 . Ilustrações: Ezequias (2Cr 29); Josias ( Provérbios 34:33 ; Provérbios 35:18 . Jeremias 22:16 ).

Comentário de Adam Clarke

Onde não há visão – Meu velho MS. A Bíblia, seguindo a Vulgata, traduz: Whan profhecye schal falhou, o pehal schal ben foi classificado. Onde a revelação divina e a pregação fiel dos testemunhos sagrados não são reverenciadas nem assistidas, a ruína dessa terra não está a grande distância.

Mas quem guarda a lei, feliz é ele – Vá como pode com os outros, ele estará seguro. Então, nosso Senhor: “Bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam”.

Comentário de John Wesley

Onde não há visão, o povo perece; mas quem guarda a lei, feliz é ele.

Sem visão – sem profecia; nenhuma pregação pública da palavra de Deus.

Referências Cruzadas

1 Samuel 3:1 – O menino Samuel ministrava perante o Senhor, sob a direção de Eli; naqueles dias raramente o Senhor falava, e as visões não eram freqüentes.

2 Crônicas 28:19 – O Senhor humilhou Judá por causa de Acaz, rei de Israel, por sua conduta desregrada em Judá, muito infiel ao Senhor.

Salmos 19:11 – Por elas o teu servo é advertido; há grande recompensa em obedecer-lhes.

Salmos 119:2 – Como são felizes os que obedecem aos seus estatutos e de todo o coração o buscam!

Provérbios 19:16 – Quem obedece aos mandamentos preserva a sua vida, mas quem despreza os seus caminhos morrerá.

Oséias 4:6 – Meu povo foi destruído por falta de conhecimento. “Uma vez que vocês rejeitaram o conhecimento, eu também os rejeito como meus sacerdotes; uma vez que vocês ignoraram a lei do seu Deus, eu também ignorarei seus filhos.

Amós 8:11 – “Estão chegando os dias”, declara o SENHOR, o Soberano, “em que enviarei fome a toda esta terra; não fome de comida nem sede de água, mas fome e sede de ouvir as palavras do SENHOR.

Mateus 9:36 – Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor.

Lucas 11:28 – Ele respondeu: “Antes, felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e lhe obedecem”.

João 13:17 – Agora que vocês sabem estas coisas, felizes serão se as praticarem”.

João 14:21 – Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele”.

Romanos 10:13 – porque “todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”.

Tiago 1:25 – Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer.

Apocalipse 22:14 – “Felizes os que lavam as suas vestes, para que tenham direito à árvore da vida e possam entrar na cidade pelas portas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *