Estudo de Isaías 30:30 – Comentado e Explicado

O Senhor fará retumbar sua voz majestosa, e mostrará como o seu braço desaba em sua cólera ardente, nas chamas de um fogo devorador, na tempestade, com chuva e granizo.
Isaías 30:30

Comentário de Albert Barnes

E o Senhor fará com que sua voz gloriosa seja ouvida – Ou seja, ele daria ordem para destruí-los. Eles não podiam deixar de reconhecer sua voz e sentir que foi realizada por ele.

A iluminação de seu braço – a descida de seu braço – aludindo ao ato de golpear, como uma espada, pela qual um exército é derrubado.

Com a chama – (veja a nota em Isaías 29: 6 ).

E tempestade e granizo – conosco, é raro que uma tempestade de granizo seja grave o suficiente para destruir um exército. Mas nos países orientais e nos climas tropicais, tempestades de granizo não são frequentes com violência suficiente para fazê-lo se o exército estiver acampado em campo aberto. O extrato a seguir de uma carta de um de nossos compatriotas mostrará que isso não seria de forma alguma uma ocorrência improvável: ‹Tivemos talvez uma milha e meia a caminho, quando uma nuvem subindo no oeste deu indicações de chuva se aproximando. Em alguns minutos, descobrimos algo caindo do céu com um forte respingo e uma aparência esbranquiçada. Eu não conseguia conceber o que era, mas, observando algumas gaivotas próximas, supus que fossem elas correndo em busca de peixes; mas logo depois descobriram que eram grandes bolas de gelo caindo. Ouvimos imediatamente um som de trovão estrondoso, ou dez mil carruagens rolando furiosamente pela calçada.

Todo o Bósforo estava em espuma, como se a artilharia do céu tivesse sido lançada sobre nós e nossa máquina frágil. Nosso destino parecia inevitável; nossos guarda-chuvas foram erguidos para nos proteger, os pedaços de gelo os separaram em tiras. Felizmente, tivemos um esconderijo de boi no barco, embaixo do qual rastejamos e nos salvamos de mais ferimentos. Um homem dos três remadores teve sua mão literalmente esmagada, outro muito ferido no ombro, o Sr. H. recebeu um golpe na perna, minha mão direita estava um pouco incapacitada e mais ou menos ferida. Foi a cena mais terrível e terrível que eu já presenciei, e Deus não permita que eu seja exposto a outro. Bolas de gelo do tamanho de meus dois punhos caíram no barco, e alguns deles vieram com tanta violência que certamente quebraram um braço ou uma perna, se tivessem nos atingido por aquelas partes. Um deles atingiu a lâmina de um remo e a partiu. A cena durou talvez cinco minutos; mas foram cinco minutos da sensação mais terrível que já experimentei.

Quando passou, encontramos as colinas circundantes cobertas por massas de gelo, não posso chamá-lo de granizo, as árvores arrancadas de suas folhas e galhos e tudo parecendo desolado. A cena era horrível além de toda descrição. Eu testemunhei terremotos repetidos; o raio tocou, por assim dizer, sobre minha cabeça; o vento rugiu e as ondas, em um momento, me lançaram ao céu, e no seguinte me afundaram em um profundo abismo. Estive em ação e vi morte e destruição ao meu redor em todas as formas de horror; mas nunca antes tive o sentimento de admiração que me dominou nesta ocasião, e ainda assombra, e temo que sempre me assombrará. Meu carregador, o mais ousado da minha família, que se aventurou um instante na porta, fora derrubado por uma pedra de granizo e, se não o arrastassem pelos calcanhares, teria sido espancado até a morte. Dois barqueiros foram mortos na parte superior da vila, e ouvi falar de ossos quebrados em abundância. Imagine para si mesmo os céus de repente congelados e, de repente, despedaçados em massas irregulares de meio quilo a um quilo de peso, e precipitados na terra. (“Cartas de Constantinopla e seus arredores”, do comodoro Porter, vol. Ip 44.)

Comentário de Thomas Coke

Isaías 30: 30-31 . E o Senhor causará, etc. – O profeta retoma o fio de sua narração de Isaías 30:28 e, no versículo anterior, deu a entender, não obscuramente, o tempo da execução do julgamento, ele descreve no presente versículo: maneira disso; que, desta e da passagem paralela, cap. Isaías 29: 6 concebemos que somos assim; para que acontecesse, que um temperamento poderoso e terrível fosse criado por Deus, em que trovões, relâmpagos, chuvas, granizo e ventos dispersos fossem tão misturados que todos os mortais entendessem que Deus justo estava descendo. nuvens para punir seus inimigos e vingar sua glória; Na qual a tempestade enfurece, o anjo do Senhor, seja por raios ou pedras de granizo, como pode parecer provável, ou por algum outro método, deve derrubar a melhor e mais próspera parte do exército assírio, cuja vara ou bastão tinha muito tempo foi doloroso para o povo de Deus. Ver cap. Isaías 37:36 e Salmos 18: 12-14 .

Comentário de Adam Clarke

O Senhor fará com que sua voz gloriosa seja ouvida – Kimchi entende isso da grande destruição do exército assírio pelo anjo do Senhor. Em vez de ?? ???? bezaaph ats , “com raiva rápida”, cinco dos MSS do Dr. Kennicott. e um dos meus, leia ?? ???? bezaam aph , “com detestação indignado”. Para os judeus , “veloz”, que é a leitura comum, quarenta e dois dos de Kennicott, quarenta e três dos de Rossi e dois dos meus próprios, têm sinais de “ira ou fúria”. A leitura anterior, ??ts , não é encontrada em nenhuma Bíblia anteriormente à de Van der Hooght, em 1705; e parece haver um erro tipográfico.

Comentário de John Calvin

30. E o Senhor fará com que seja ouvido. Ele confirma o que disse anteriormente sobre o julgamento de Deus sobre os assírios, e descreve-o figurativamente, como é muito habitual, tanto consigo mesmo como com os outros profetas. Quando Deus se atrasa e não pune imediatamente os ímpios, pensamos que ele está dormindo ou não é poderoso, e é distraído pela dúvida e pela incerteza. E se contemplamos alguns de seus julgamentos, ainda assim é nossa estupidez natural, ou melhor, nossa ingratidão, que mantemos diante de nós aquelas máscaras que nos impedem de perceber a glória de Deus; pois a atribuímos à fortuna, ou aos planos, artifícios e força dos homens, e nunca, a menos que quando somos obrigados, reconheçamos que devemos algo a Deus.

O poder da sua voz. (312) Pelas razões expostas, o Profeta não estava satisfeito por ter predito a vingança de Deus contra os assírios; mas ele também o descreve de maneira viva e o repete com grande seriedade. Ele declara que a destruição será tal que os homens serão constrangidos a ouvir “a voz de Deus”; isto é, reconhecer seu julgamento e confessar que essa calamidade procedeu dele, como se ele tivesse falado abertamente. A questão, portanto, pode ser resumida. O evento será tão manifesto que não haverá ninguém que não entenda que essa calamidade procedeu da “boca”, isto é, do decreto de Deus.

E a descida do seu braço fará com que seja vista. Ele começa com “a voz de Deus”, para que possamos saber que ele dirige por sua autoridade tudo o que é feito na terra. No entanto, ao mesmo tempo, aplaude o poder de sua doutrina, na qual era necessário que seu povo confiasse, para que o efeito pudesse ser exibido abertamente no momento apropriado. Mas, como o trabalho segue rapidamente o decreto e a “voz de Deus”, ele acrescenta “a descida do braço”. Essas duas coisas devem sempre estar juntas; pois não devemos imaginar que Deus é como os homens, ou que de repente ele empreende algo, e depois o deixa com defeito ou incompleto. Tudo o que ele decretou, ele também executa e sua mão nunca pode ser separada da boca. Por outro lado, ele não executa nada aleatoriamente, mas tudo deve ter sido previamente decretado, de modo que todos os castigos que ele inflige sejam tantas demonstrações de julgamento justo.

Com dilúvio e granizo. Essa vingança é ilustrada, na conclusão do versículo, por figuras, a fim de que seu caráter extraordinário possa levar os judeus mais alegremente a elevar sua fé no alto; pois era altamente consolador para eles saberem que, embora estivessem fortemente aflitos, um julgamento muito mais terrível logo cairia sobre seus inimigos. E, no entanto, não devemos sonhar, como os Rabinos, que os assírios foram atingidos por um raio, pois sua conjectura é excessivamente frívola. Pelo contrário, o Profeta segue o costume comum e, por meio dessas comparações, descreve o julgamento de Deus, que nossa prodigiosa tolice nos torna excessivamente lentos para compreender. Conflagrações, raios, inundações e dilúvios são eventos algo incomuns e monstruosos e, portanto, produzem uma impressão mais forte em nossas próprias mentes. Por essa razão, os profetas fazem uma comparação deles, para que os homens possam perceber a mão terrível e vingativa de Deus contra os iníquos.

Comentário de John Wesley

E o SENHOR fará ouvir a sua voz gloriosa, e mostrará a iluminação do seu braço, com indignação da sua ira, e com a chama do fogo devorador, com a dispersão, a tempestade e as pedras de granizo.

Sua voz – seu trovão, metaforicamente tomado por algum julgamento terrível.

O relâmpago – Sobre o assírio.

Com – Com grande ira; o que significa, ao juntar tantas palavras da mesma significação.

Referências Cruzadas

Exodo 15:16 – terror e medo caem sobre eles; pelo poder do teu braço ficam paralisados como pedra, até que passe o teu povo, ó Senhor, até que passe o povo que tu compraste.

Josué 10:11 – Enquanto fugiam de Israel na descida de Bete-Horom para Azeca, do céu o Senhor lançou sobre eles grandes pedras de granizo, que mataram mais gente do que as espadas dos israelitas.

1 Samuel 7:10 – Enquanto Samuel oferecia o holocausto, os filisteus se aproximaram para combater Israel. Naquele dia, porém, o Senhor trovejou com fortíssimo estrondo contra os filisteus e os colocou em pânico. Então foram derrotados por Israel.

Jó 37:2 – Ouça! Escute o estrondo da sua voz, o trovejar da sua boca.

Jó 40:9 – Seu braço é como o de Deus, e sua voz pode trovejar como a dele?

Salmos 2:5 – Em sua ira os repreende e em seu furor os aterroriza, dizendo:

Salmos 18:13 – quando dos céus trovejou o Senhor, e ressoou a voz do Altíssimo.

Salmos 29:3 – A voz do Senhor ressoa sobre as águas; o Deus da glória troveja, o Senhor troveja sobre as muitas águas.

Salmos 46:6 – Nações se agitam, reinos se abalam; ele ergue a voz, e a terra se derrete.

Salmos 50:1 – Fala o Senhor, o Deus supremo; convoca toda a terra, do nascente ao poente.

Salmos 76:5 – Os homens valorosos jazem saqueados, dormem o sono final; nenhum dos guerreiros foi capaz de erguer as mãos.

Salmos 97:3 – Fogo vai adiante dele e devora os adversários ao redor.

Salmos 98:1 – Cantem ao Senhor um novo cântico, pois ele fez coisas maravilhosas; a sua mão direita e o seu braço santo lhe deram a vitória!

Isaías 28:2 – Vejam! O Senhor envia alguém que é poderoso e forte. Como chuva de granizo e vento destruidor, como violento aguaceiro e tromba d’água inundante, ele a lançará com força ao chão.

Isaías 29:6 – o Senhor dos Exércitos virá com trovões e terremoto e estrondoso ruído, com tempestade e furacão e chamas de um fogo devorador.

Isaías 32:19 – mesmo que a saraiva arrase a floresta e a cidade seja nivelada ao pó.

Isaías 51:9 – Desperta! Desperta! Veste-te de força, ó braço do Senhor; acorda, como em dias passados, como em gerações de outrora. Não foste tu que cortaste o Monstro dos Mares em pedaços, que traspassaste aquela serpente aquática?

Isaías 62:8 – O Senhor jurou por sua mão direita e por seu braço poderoso: “Nunca mais darei o seu trigo como alimento para os seus inimigos, e nunca mais estrangeiros beberão o vinho novo pelo qual se afadigaram;

Ezequiel 10:5 – O som das asas dos querubins podia ser ouvido até no pátio externo, como a voz do Deus Todo-poderoso, quando ele fala.

Ezequiel 38:19 – Em meu zelo e em meu grande furor declaro que naquela época haverá um grande terremoto em Israel.

Miquéias 1:4 – Debaixo dele os montes se derretem como cera diante do fogo, e os vales racham ao meio, como que rasgados pelas águas que descem velozes encosta abaixo.

Naum 1:2 – O SENHOR é Deus zeloso e vingador! O SENHOR é vingador! Seu furor é terrível! O SENHOR executa vingança contra os seus adversários e manifesta o seu furor contra os seus inimigos.

Mateus 24:7 – Nação se levantará contra nação, e reino contra reino. Haverá fomes e terremotos em vários lugares.

Lucas 1:51 – Ele realizou poderosos feitos com seu braço; dispersou os que são soberbos no mais íntimo do coração.

2 Tessalonicenses 1:8 – Ele punirá os que não conhecem a Deus e os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus.

Apocalipse 1:15 – Seus pés eram como o bronze numa fornalha ardente e sua voz como o som de muitas águas.

Apocalipse 6:12 – Observei quando ele abriu o sexto selo. Houve um grande terremoto. O sol ficou escuro como tecido de crina negra, toda a lua tornou-se vermelha como sangue,

Apocalipse 11:19 – Então foi aberto o santuário de Deus no céu, e ali foi vista a arca da sua aliança. Houve relâmpagos, vozes, trovões, um terremoto e um grande temporal de granizo.

Apocalipse 14:16 – Assim, aquele que estava assentado sobre a nuvem passou sua foice pela terra, e a terra foi ceifada.

Apocalipse 16:18 – Houve, então, relâmpagos, vozes, trovões e um forte terremoto. Nunca havia ocorrido um terremoto tão forte como esse desde que o homem existe sobre a terra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *