Estudo de Jeremias 9:13 – Comentado e Explicado

É, diz o Senhor, porque abandonou a lei que lhe havia proposto, porque não escutou, nem seguiu a minha voz,
Jeremias 9:13

Comentário de Albert Barnes

A causa do castigo prestes a cair sobre Jerusalém foi a deserção da lei divina.

Comentário de John Calvin

Jeremias agora confirma o que afirmei e o explica mais detalhadamente: que, embora nenhum professor ou discípulo tenha sido encontrado na terra, havia poder suficiente apenas na palavra de Deus e que seu julgamento não dependia da vontade ou das percepções. de homens. Depois de reclamar que todos eram tolos e que não havia profetas para reprovar sua segurança e indiferença, ele acrescenta: Assim diz Jeová Aqui, ele coloca Deus em oposição a todos os homens, ao rei e seus cortesãos, bem como aos pessoas comuns. Quem então é um homem sábio? como se ele olhasse à sua volta; e não havia homem que considerasse. ele estava então em suspense; e depois ele disse: “Não há profeta para despertá-los de seu estupor habitual”. Ele ainda estava em suspense; e então ele se voltou para Deus e disse: “Mas Jeová falou;” isto é, “sejam eles como animais brutais, embora se arrogem para si mesmos com grande sabedoria; no entanto, Deus fala e devemos ficar satisfeitos. Devemos então ficar calados e não mexer; embora ninguém aprove, embora ninguém atenda a Deus falando, ainda há autoridade e poder suficientes apenas em sua voz. ” Agora entendemos mais completamente o desígnio do Profeta: Ele havia dito que todos os homens eram estúpidos e que não havia profeta; e agora, por outro lado, ele mostra que Deus não estava calado nem dormindo.

Assim diz Jeová: Porque este povo abandonou a minha lei, etc. Ele mostra que a causa de todos os males foi um afastamento da lei de Deus. Ninguém estava disposto a confessar isso, e todos os profetas ficaram em silêncio; no entanto, Jeremias diz aqui, que a causa deveria ser perguntada a Deus por que ele afligia tanto o povo. Mas ele considera como certo o que era mais verdadeiro: que Deus não ficou sem razão desagradável com o povo escolhido. Portanto, segue-se que eles eram apóstolos, e haviam abandonado a lei: Deus não os puniria tão severamente. Embora então ninguém percebesse a causa de seus males, embora ninguém a mostrasse, ainda assim o próprio Deus deveria ter sido atendido, quem disse que havia abandonado a lei

Ele então acrescenta: O que eu coloquei diante da face deles. Aqui ele tira todo pretexto de ignorância; pois eles poderiam ter objetado e dito que a doutrina da lei era obscura e que eles foram enganados pela falta de conhecimento. O Profeta antecipa essa objeção dizendo que a lei foi estabelecida diante deles; isto é, que foram abundantemente ensinados o que era certo, o que agradava a Deus; de modo que agora eles vão em vão e até falsamente alegam ignorância; pois eles se perderam voluntariamente fechando os olhos contra a luz clara. Porque é isso que ele quer dizer ao dizer que a lei foi imposta diante deles; e é o que Moisés repete com frequência.

“Eis que pus diante de ti”
( Deuteronômio 11:32 e em outros lugares 🙂

e isto ele disse, para que o povo não procurasse vãs desculpas pela ignorância, como costumavam fazer.

Mas, embora não devamos ignorar essa circunstância, ainda podemos aprender essa verdade geral – que a lei de Deus não é tão obscura, mas que podemos aprender com ela o que é certo. Quando, portanto, Moisés é citado, e os profetas são adicionados como intérpretes, não há motivo para fugirmos ou desculparmos que a verdade é muito escondida ou profunda; porque a lei é posta diante de nossa face, para que a vontade de Deus seja conhecida por nós. Quem então pode ler e ouvir o que Deus revelou uma vez ao mundo por Moisés e pelos profetas é indesculpável; pois somos ensinados aqui, e em outros lugares, que é uma mera perversidade em todos os que ouvem a lei, quando não obedecem: eu estabeleci a lei, diz ele, diante de sua face.

E ele acrescenta: E eles não deram ouvidos à minha voz, e não andaram nela. Ele define o que não é dar ouvidos à sua voz: pois até os hipócritas fingem ouvir, e acenam com os ouvidos como jumentos; mas como eles não obedecem a Deus quando ele fala, é evidente que eles são surdos. Por isso, Ele diz que eles não andaram na sua voz (245), isto é, que eles não obedeceram à sua voz. Ele conclui que eles eram surdos; pois suas vidas deveriam ter testemunhado que ouviram a voz de Deus falando com eles.

Comentário de E.W. Bullinger

abandonado. Referência ao Pentateuco ( Deuteronômio 32:15 , Deuteronômio 32:21 ). App-92.

Minha lei Referência ao Pentateuco (Ex. 20, etc.). App-92.

colocado diante deles. Referência ao Pentateuco ( Deuteronômio 4: 8 , Deuteronômio 4:44 ). App-92.

lá no. Na lei, não na voz.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 31:16 – E o Senhor disse a Moisés: “Você vai descansar com os seus antepassados, e este povo logo irá prostituir-se, seguindo aos deuses estrangeiros da terra em que vão entrar. Eles se esquecerão de mim e quebrarão a aliança que fiz com eles.

2 Crônicas 7:19 – “Mas, se vocês se afastarem de mim e abandonarem os decretos e os mandamentos que lhes dei, e prestarem culto a outros deuses e adorá-los,

Esdras 9:10 – Mas agora, ó nosso Deus, o que podemos dizer depois disto? Pois nós abandonamos os mandamentos que

Salmos 89:30 – Se os seus filhos abandonarem a minha lei e não seguirem as minhas ordenanças,

Salmos 119:53 – Fui tomado de ira tremenda por causa dos ímpios que rejeitaram a tua lei.

Provérbios 28:4 – Os que abandonam a lei elogiam os ímpios, mas os que obedecem à lei lutam contra eles.

Jeremias 22:9 – E lhes responderão: ‘Foi porque abandonaram a aliança do Senhor, do seu Deus, e adoraram outros deuses e prestaram-lhes culto’ “.

Sofonias 3:1 – Ai da cidade rebelde, impura e opressora!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *