Estudo de Jeremias 10:6 – Comentado e Explicado

Nenhum se assemelha a vós, Senhor, que sois grande. E por causa de vosso poder, grande é também vosso nome.
Jeremias 10:6

Comentário de Albert Barnes

Por tanto quanto – Ou: “Ninguém é semelhante a ti, ó Jeová.” Em Jeremias 10: 6-11 , o profeta contrasta a grandeza de Deus com a impotência dos ídolos.

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 10: 6 . Por isso, etc. – Não há nada comparável a ti, ó Senhor; tu és grande, e grande é o teu nome em poder. Houb.

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 10: 6-7 . Na medida em que não há ninguém como você – Este versículo seria melhor traduzido, ó Senhor, você é grande, de modo que não há ninguém como você, e seu nome é grande, por causa de sua força. Quem não temeria a ti? – Antes, quem não iria reverenciar ou se admirar de ti? Pois a ti pertence ; isto é, como alguns interpretam a frase: A ti parece ser temido e reverenciado; a ti são devidos medo e reverência. O hebraico, no entanto, pode ser traduzido: Quem não temeria a ti quando ele vier ou se aproximar de ti? consequentemente Blaney traduz o versículo assim: Quem não te temerá, ó rei das nações, quando se aproximar de ti? Visto que entre todas as nações mais sábias e em todos os seus reinos, não há ninguém como você – Na cláusula, entre as mais sábias das nações, ele observa: “Essas palavras podem significar, ou todas as nações que eram mais distinguidos pelo cultivo e aprimoramento de suas faculdades racionais; ou então aqueles indivíduos sábios entre eles, de cujo aprendizado e filosofia algumas noções melhores de Deus e religião poderiam ter sido esperadas do que do vulgar rude e analfabeto. E, no entanto, o fato era que toda sua sabedoria e conhecimento fracassaram em levá-los a um objeto de adoração, em qualquer grau correspondente às infinitas perfeições e majestade da natureza divina. ”

Comentário de John Calvin

Como a verdade a respeito dos deuses dos pagãos, que são meras invenções, seria inútil e de nenhum momento, não fosse o conhecimento do verdadeiro Deus acrescentado, o Profeta agora apresenta o próprio Deus. E há outra razão; pois ninguém poderia saber que esses deuses de madeira e pedregosos não têm importância, não era a verdade respeitando o verdadeiro Deus para brilhar. Quem não entende que existe um Deus e não sabe quem ou o que ele é, nunca pode ser realmente influenciado por essa verdade, que os deuses dos pagãos são demônios e que todas as suas superstições são sacrílegas.

Agora, então, percebemos por que o Profeta se volta para o verdadeiro Deus: era que o brilho da glória de Deus dissipava as trevas nas quais os gentios estavam envolvidos, e também que a verdadeira religião poderia realmente influenciar o coração dos homens, de modo que reconhecendo o único Deus verdadeiro, a cujo poder devemos submeter, eles podem não apenas desprezar e repudiar todos os ídolos, mas também odiá-los e odiá-los. O resto amanhã.

Comentário de E.W. Bullinger

não há como, etc. Veja nota em Êxodo 15:11 .

Seu nome. Veja nota no Salmo 20: 1 .

Referências Cruzadas

Exodo 8:10 – “Amanhã”, disse o faraó. Moisés respondeu: “Será como tu dizes, para que saibas que não há ninguém como o Senhor nosso Deus.

Exodo 9:14 – Caso contrário, mandarei desta vez todas as minhas pragas contra você, contra os seus conselheiros e contra o seu povo, para que você saiba que em toda a terra não há ninguém como eu.

Exodo 15:11 – Quem entre os deuses é semelhante a ti, Senhor? Quem é semelhante a ti? Majestoso em santidade, terrível em feitos gloriosos, autor de maravilhas?

Deuteronômio 32:31 – Pois a rocha deles não é como a nossa Rocha, com o que até mesmo os nossos inimigos concordam.

Deuteronômio 33:26 – “Não há ninguém como o Deus de Jesurum, que cavalga os céus para ajudá-lo, e cavalga as nuvens em sua majestade!

2 Samuel 7:22 – “Quão grande és tu, ó Soberano Senhor! Não há ninguém como tu nem há outro Deus além de ti, conforme tudo o que sabemos.

Neemias 4:14 – Fiz uma rápida inspeção e imediatamente disse aos nobres, aos oficiais e ao restante do povo: “Não tenham medo deles. Lembrem-se de que o Senhor é grande e temível, e lutem por seus irmãos, por seus filhos e por suas filhas, por suas mulheres e por suas casas”.

Neemias 9:32 – “Agora, portanto, nosso Deus, ó Deus grande, poderoso e temível, fiel à tua aliança e misericordioso, não fiques indiferente a toda a aflição que veio sobre nós, sobre os nossos reis e os nossos líderes, sobre os nossos sacerdotes e profetas, sobre os nossos antepassados e sobre todo o teu povo, desde os dias dos reis da Assíria até hoje.

Salmos 35:10 – Todo o meu ser exclamará: “Quem se compara a ti, Senhor? Tu livras os necessitados daqueles que são mais poderosos do que eles, livras os necessitados e os pobres daqueles que os exploram”.

Salmos 48:1 – Grande é o Senhor, e digno de todo louvor na cidade do nosso Deus.

Salmos 86:8 – Nenhum dos deuses é comparável a ti, Senhor, nenhum deles pode fazer o que tu fazes.

Salmos 89:6 – Pois, quem nos céus poderá comparar-se ao Senhor? Quem dentre os seres celestiais assemelha-se ao Senhor?

Salmos 96:4 – Porque o Senhor é grande e digno de todo louvor, mais temível do que todos os deuses!

Salmos 145:3 – Grande é o Senhor e digno de ser louvado; sua grandeza não tem limites.

Salmos 147:5 – Grande é o nosso Soberano e tremendo é o seu poder; é impossível medir o seu entendimento.

Isaías 12:6 – Gritem bem alto e cantem de alegria, habitantes de Sião, pois grande é o Santo de Israel no meio de vocês”.

Isaías 40:18 – A quem vocês compararão Deus? Como poderão representá-lo?

Isaías 40:25 – “Com quem vocês me compararão? Quem se assemelha a mim? “, pergunta o Santo.

Isaías 46:5 – “Com quem vocês me compararão ou a quem me considerarão igual? Com quem vocês me assemelharão para que sejamos comparados?

Isaías 46:9 – Lembrem-se das coisas passadas, das coisas muito antigas! Eu sou Deus, e não há nenhum outro; eu sou Deus, e não há nenhum como eu.

Jeremias 32:18 – Mostras bondade até mil gerações, mas lanças os pecados dos pais sobre os seus filhos. Ó grande e poderoso Deus, cujo nome é o Senhor dos Exércitos,

Daniel 4:3 – Como são grandes os seus sinais, como são poderosas as suas maravilhas! O seu reino é um reino eterno; o seu domínio dura de geração em geração.

Daniel 4:34 – Ao fim daquele período, eu, Nabucodonosor, levantei os olhos ao céu, e percebi que o meu entendimento tinha voltado. Então louvei o Altíssimo; honrei e glorifiquei aquele que vive para sempre. O seu domínio é um domínio eterno; o seu reino dura de geração em geração.

Malaquias 1:11 – Pois do oriente ao ocidente grande é o meu nome entre as nações. Em toda parte incenso e ofertas puras são trazidos ao meu nome, porque grande é o meu nome entre as nações”, diz o Senhor dos Exércitos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *