Estudo de Jeremias 23:34 – Comentado e Explicado

E o profeta, o sacerdote ou o leigo, que {ousar} dizer: oráculo do Senhor, eu o castigarei, assim como a sua família.
Jeremias 23:34

Comentário de John Calvin

A profecia poderia de fato ter sido chamada de fardo, quando algo triste foi anunciado; mas também poderia ter sido assim, quando os homens foram despertados a temer a Deus ou quando foram exortados a se arrepender. Mas Deus tem aqui uma referência a essa impiedade perversa, quando os homens se atreviam a ridicularizar chamar qualquer profecia de fardo. E, portanto, parece que eles foram todos entregues a seus pecados, que o próprio nome do julgamento de Deus foi odiado por eles. Agora percebemos o significado do Profeta quando ele disse que Deus puniria todos aqueles que consideravam sua palavra um fardo; pois os próprios profetas costumavam falar assim; e descobrimos que Jeremias em muitos lugares usou essa palavra. Ele não fala aqui geralmente, mas aponta, como pelo dedo, um vício que prevaleceu; pois os judeus se endureceram tanto no ódio à sã doutrina que disseram: “Ele! esses profetas nada fazem além de nos aterrorizar com ameaças e denunciando a ruína sobre nós; e qual será o fim de tudo isso? ” Deus diz que ele seria punido por todos que assim falassem e por todas as suas famílias. Parece, portanto, o quanto ele abominou essa blasfêmia; e, portanto, também vemos quão preciosa para Deus é a honra de sua palavra; pois não é de todo tipo de pecado que Deus fala quando estende sua vingança à posteridade. É a mesma coisa que Jeremias havia dito: “É totalmente intolerável, quando os homens ficam irritados e exasperados com a palavra de Deus”. E, no entanto, esse mal não é apenas um mal de uma era. Vemos que os israelitas já se queixaram do rigor de Deus; daí esse ditado,

“Os caminhos do Senhor não são tortuosos, mas os teus, ó casa de Israel.”
( Ezequiel 18:25 .)

E aqui devemos notar a maldade da mente humana; pois Deus, como foi afirmado anteriormente, não tem mais nada em vista ao nos chamar para si, mas para nos tornar participantes da vida eterna e da salvação. É então o desígnio de Deus nos receber para o propósito ou nos salvar; este é o fim pretendido por todos os profetas; e, portanto, o Profeta chamou diante da palavra de Deus trigo; mas o que é feito pelos homens? Eles desprezam esse favor; e não apenas isso, mas transformar comida em veneno e deixar de não provocar a ira de Deus. Ele estava, portanto, constrangido a ameaçá-los. Quando ele nos acha ensinável, atrai-nos para si mesmo com bondade paterna. Mas quando o provocamos à ira, de certa forma o forçamos a colocar outro personagem, de acordo com o que ele diz, que ele será refratário ao refratário. ( Salmos 18:26 .) Contudo, reclamamos quando Deus lida rigidamente conosco. Paramos de não continuar em guerra com ele; mas quando ele reprime e reprova nossa insolência, imediatamente o expomos, como se ele fosse muito severo e sua palavra nos ofendesse. De onde é essa ofensa? mesmo da nossa obstinada maldade. Se os homens pusessem fim ao seu curso pecaminoso, o Senhor mudaria sua maneira de lidar com eles, e os trataria gentilmente e os adotaria como galinhas sob suas asas; mas isso eles não sofrem; não, eles rejeitam esse tratamento o máximo que podem. Por isso, é que eles abominam o nome de Deus e sua palavra. Qual é então a desculpa para a reclamação, quando dizem que Deus é rigoroso demais, como se a palavra dele fosse um fardo? Não há nenhum; pois eles próprios são refratários a Deus, e assim sua palavra se torna um martelo para quebrar suas cabeças, quebrá-las e destruí-las. Agora vemos a razão pela qual Deus não apenas declara que estava zangado com esses ímpios desprezadores de sua palavra, mas também denuncia a mesma vingança em sua posteridade. (117)

Depois, diga-lhes: Vós sois o fardo; E eu te rejeitarei, diz Jeová.

34. Até o profeta, o sacerdote e o povo: Quem dirá: “O fardo de Jeová”, sim, castigarei esse homem e sua casa.

Observe aqui a mudança de ordem nas palavras; no versículo anterior, encontramos “o povo, o profeta e o sacerdote”; mas aqui “o profeta, o sacerdote e o povo”. Quem quer que ele seja, seja um profeta, um padre ou uma das pessoas ”, esse homem deveria ser punido. – Ed .

Comentário de John Wesley

E quanto ao profeta, e ao sacerdote, e ao povo, que dirão: O fardo do SENHOR, castigarei esse homem e sua casa.

Isso dirá – isto é, que, em tom de escárnio, dirá assim, zombando de minhas ameaças.

E a casa dele – eu não apenas o punirei, mas toda a sua família.

Referências Cruzadas

Jeremias 23:2 – Portanto, assim diz o Senhor, Deus de Israel, aos pastores que tomam conta do meu povo: “Foram vocês que dispersaram e expulsaram o meu rebanho, e não cuidaram dele. Mas eu cuidarei de vocês pelos seus maus procedimentos”, declara o Senhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *