Estudo de Jeremias 32:20 – Comentado e Explicado

Vós que, outrora no Egito e até agora, tanto em Israel como no estrangeiro, também realizastes milagres e prodígios, e conquistastes o nome glorioso de que agora gozais;
Jeremias 32:20

Comentário de Albert Barnes

O sentido é que quem estabeleceu, ou seja, executou sinais de Êxodo 10: 2 , etc., e continuou trabalhando até hoje, tanto em Israel como entre os homens (ou seja, os pagãos).

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 32:20 . Que pôs sinais e prodígios Quem fez sinais e prodígios na terra do Egito; e quem em Israel, e entre outros homens, até hoje, se fez um grande nome, como é agora. Houbigant.

Comentário de John Calvin

O Profeta aqui comemora especialmente a bondade singular de Deus, pela qual ele havia testemunhado seu favor paterno em relação à sua Igreja. Ele então diz que sinais e prodígios haviam sido feitos por ele na terra do Egito, isto é, pelo bem de seu povo. Pois por que tantos milagres foram feitos, exceto para provar o cuidado que ele tinha com o povo escolhido e, assim, confirmar sua aliança? Portanto, vemos que o favor de Deus para com os filhos de Abraão é aqui apresentado, isto é, quando ele se refere aos sinais e maravilhas

que havia sido feito na terra do Egito. E ele acrescenta, e em Israel exalta não apenas o poder de Deus em milagres, mas especialmente a misericórdia com a qual ele favoreceu o seu povo escolhido. Ele também diz, até hoje, que Deus não realizou milagres em todas as épocas, mas ele quis dizer que eles eram dignos de serem lembrados perpetuamente e por todas as épocas. Então isso se refere à lembrança e celebração do poder de Deus, quando o Profeta diz que até hoje Deus realmente realizou milagres em um determinado momento, mas ele os executou para que fossem lembrados em todas as épocas, e que a posteridade reconhecesse como maravilhosamente Deus havia habitado com seus pais. (66)

Como então o poder que ele manifestou no Egito era digno de ser lembrado, dizem-se que milagres foram feitos até hoje; e dizem que eles foram feitos em Israel, porque era o propósito de Deus provar a certeza de sua fidelidade quando ele redimiu seu povo como havia prometido.

Depois, acrescenta, e entre os homens, o Profeta continua ainda mais. Depois que ele falou da redenção do povo, ele sugere que, onde quer que se voltasse, observava e admirava as evidências do poder de Deus, como se dissesse: “Ó Senhor, de fato, você tem dado testemunhos peculiares sobre o seu maravilhoso poder e bondade; a redenção do teu povo era uma obra singular e deveria ser comemorada por todas as épocas; mas onde quer que nos voltemos, não há canto no mundo inteiro onde alguns milagres não apareçam, o que deve nos levar a celebrar teus louvores. ” Vemos, portanto, que o Profeta procede do que é particular ao que é geral: depois de ter considerado o poder e a bondade de Deus na redenção de seu povo, ele estendeu seus pensamentos a todas as partes do mundo e contemplou os milagres de Deus em todos os lugares. E é isso que geralmente ocorre nas Escrituras; depois de termos sido lembrados de algum exemplo particular de poder ou graça divina, somos levados a fazer uma transição para o que é geral. E ele acrescenta, e você te fez, ou adquiriu para si mesmo, um nome segundo este dia; isto é, tornaste o teu nome perpétuo, pois a sua glória ainda hoje brilha diante dos nossos olhos. Então o Profeta quer dizer que Deus havia manifestado tão poderosamente seu poder, que o conhecimento dele seria perpétuo e nunca poderia ser enterrado pela ingratidão dos homens.

20. Quem pôs sinais e prodígios na terra do Egito, antes dos sinais e prodígios até os dias de hoje, tanto para Israel como para a humanidade; E fizeste para ti um nome, como é hoje.

Eles eram “sinais” ou evidências do poder de Deus e, em seu caráter, “maravilhas”, isto é, sobrenaturais. – Ed .

Comentário de E.W. Bullinger

sinais e maravilhas. ; Deuteronomy 26:8 ; Deuteronomy 28:46 ; Deuteronomy 29:3 ; Deuteronomy 34:11 ). Referência a Pentateuco ( Êxodo 7: 3. Deuteronômio 4:34 ; Deuteronômio 6:22 ; Deuteronômio 7:19 ; Deuteronômio 13: 1 , Deuteronômio 13: 2 ; Deuteronômio 26: 8 ; Deuteronômio 28:46 ; Deuteronômio 29: 3 ; Deuteronômio 34:11 ). App-92. Em outros lugares apenas nos Salmos 78:43 ; Salmos 105: 27 ; Salmos 135: 9 ; e Neemias 9:10 .

outros homens = humanidade. Hebraico. “adam. App-14.

Te fez um nome. Referência a Pentateuco ( Êxodo 9:16 ).

Comentário de John Wesley

Que pôs sinais e prodígios na terra do Egito até o dia de hoje, e em Israel e entre outros homens; e te fez um nome, como neste dia;

Quem pôs sinais – Quem fez maravilhas de justiça na terra do Egito, como são lembradas até hoje.

Referências Cruzadas

Exodo 7:3 – Eu, porém, farei o coração do faraó resistir; e, embora multiplique meus sinais e maravilhas no Egito,

Exodo 9:16 – Mas eu o mantive de pé exatamente com este propósito: mostrar-lhe o meu poder e fazer que o meu nome seja proclamado em toda a terra.

Exodo 10:2 – para que você possa contar a seus filhos e netos como zombei dos egípcios e como realizei meus milagres entre eles. Assim vocês saberão que eu sou o Senhor”.

Deuteronômio 4:34 – Ou que deus decidiu tirar uma nação do meio de outra para lhe pertencer, com provas, sinais, maravilhas e lutas, com mão poderosa e braço forte, e com feitos temíveis e grandiosos, conforme tudo o que o Senhor fez por vocês no Egito, como vocês viram com os seus próprios olhos?

Deuteronômio 6:22 – O Senhor realizou, diante dos nossos olhos, sinais e maravilhas grandiosas e terríveis contra o Egito e contra o faraó e toda a sua família.

Deuteronômio 7:19 – Vocês viram com os próprios olhos as grandes provas, os sinais miraculosos e as maravilhas, a mão poderosa e o braço forte com que o Senhor, o seu Deus, os tirou de lá. O Senhor, o seu Deus, fará o mesmo com todos os povos que agora vocês temem.

2 Samuel 7:23 – E quem é como o teu povo Israel, a única nação da terra que tu, ó Deus, resgataste para dela fazeres um povo para ti mesmo, e assim tornaste o teu nome famoso, realizaste grandes e impressionantes maravilhas ao expulsar nações e seus deuses de diante dessa mesma nação que libertaste do Egito?

1 Crônicas 17:21 – E quem é como o teu povo Israel, a única nação da terra que tu, ó Deus, resgataste para ti mesmo, e assim tornaste o teu nome famoso, realizaste grandes e impressionantes maravilhas ao expulsar nações de diante do povo que libertaste do Egito?

Neemias 9:10 – Fizeste sinais e maravilhas contra o faraó e todos os seus oficiais e contra todo o povo da sua terra, pois sabias com quanta arrogância os egípcios os tratavam. Alcançaste renome, que permanece até hoje.

Salmos 78:43 – do dia em que mostrou os seus prodígios no Egito, as suas maravilhas na região de Zoã,

Salmos 105:27 – por meio dos quais realizou os seus sinais miraculosos e as suas maravilhas na terra de Cam.

Salmos 135:9 – Ele realizou em pleno Egito sinais e maravilhas, contra o faraó e todos os seus conselheiros.

Isaías 63:12 – que com o seu glorioso braço esteve à mão direita de Moisés, que dividiu as águas diante deles para alcançar renome eterno,

Daniel 9:15 – Ó Senhor, nosso Deus, que tiraste o teu povo do Egito com mão poderosa e que fizeste para ti um nome que permanece até hoje, nós temos pecado e somos culpados.

Atos dos Apóstolos 7:36 – Ele os tirou de lá, fazendo maravilhas e sinais no Egito, no mar Vermelho e no deserto durante quarenta anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *