Estudo de Jeremias 51:15 – Comentado e Explicado

Criou ele a terra por seu poderio; firmou o mundo com a sua sabedoria, e em sua inteligência estendeu os céus.
Jeremias 51:15

Comentário de Albert Barnes

Uma transcrição de Jeremias 10: 12-16 .

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 51:15 . Ele criou a terra Neste e nos versículos seguintes, temos uma descrição elegante e sublime do poder e da sabedoria do Todo-Poderoso, em oposição à fraqueza e inanidade dos ídolos. Veja Salmos 135: 7 . No início do versículo 17, podemos ler, Brutish, por falta de conhecimento.

Comentário de Adam Clarke

Ele criou a terra por seu poder – A onipotência de Deus se manifesta particularmente nas obras da criação.

Ele estabeleceu o mundo por sua sabedoria – A onisciência de Deus é particularmente vista no governo de ??? tebel , a superfície habitada do globo. Que profusão de sabedoria e habilidade é aparente naquele maravilhoso sistema de providência pelo qual ele governa e provê para todos os seres vivos.

E estendeu o céu pelo seu entendimento – Pensamento profundo, projeto abrangente e habilidade consumada são vistos especialmente na formação, magnitudes, distâncias, revoluções e várias afeições dos corpos celestes.

Comentário de John Calvin

O Profeta elogia aqui, como eu já disse, em termos elevados, o poder de Deus; mas devemos ter em mente seu propósito, pois sentenças abruptas seriam de outro modo desinteressantes. Seu objetivo era incentivar os judeus a nutrir esperança; pois eles não deveriam julgar a Babilônia de acordo com seu esplendor, que ofuscou os olhos de todos; nem deveriam medir por suas próprias noções o que Deus havia testemunhado, ele pede aos fiéis que elevem todos os seus pensamentos acima do mundo e contemplem com admiração o incompreensível poder de Deus, para que não duvidem, mas que Babilônia seria por fim. pisado sob os pés; pois, se tivessem fixado os olhos nessa monarquia, dificilmente teriam acreditado nas palavras da profecia; pois o Profeta falou de coisas que não podiam ser compreendidas pela mente humana.

Agora entendemos por que o Profeta estabeleceu o poder de Deus, mesmo isso. os fiéis podem aprender a pensar em algo mais subliminar que o mundo inteiro, enquanto contemplam a destruição de Babilônia, pois isso não seria efetuado de maneira usual ou natural, mas através do incrível poder de Deus. As mesmas palavras também são encontradas no décimo capítulo; e os cinco versículos que encontramos aqui foram explicados. Mas Jeremias tinha então um objeto diferente em vista, pois ele se dirigiu aos exilados judeus, e pediu-lhes firmemente que perseverassem na adoração a Deus: embora a religião fosse oprimida, e embora os caldeus vitoriosos ridicularizassem orgulhosamente a Deus, ele ainda os ordenou que se mantivessem firmes. em sua religião, e depois disse:

“Quando vocês vierem à Babilônia, digam: Malditos são todos os deuses que não fizeram o céu e a terra.” ( Jeremias 10:11 )

E ali, de fato, ele usou uma língua estrangeira e os ensinou a falar nos caldeus, para que pudessem professar mais claramente que iriam perseverar na adoração ao único Deus verdadeiro. Depois, acrescentou o que agora repete, mesmo que o poder de Deus não tenha diminuído, embora ele tenha castigado por um tempo seu próprio povo. Mas agora, como dissemos, ele fala em termos sublimes do poder de Deus, a fim de que os fiéis saibam que o que o julgamento da carne considerava impossível, poderia facilmente ser feito por aquele Deus que pode fazer todas as coisas.

Ele diz primeiro: Quem fez a terra , não menciona o nome de Deus; mas a expressão é mais enfática, quando ele diz, o Criador da terra; como se ele tivesse dito: “Quem pode ser considerado o criador do céu e da terra, exceto o único Deus verdadeiro?” Portanto, vemos mais força na sentença do que se o nome de Deus tivesse sido expresso; pois ele excluiu todos os deuses fictícios que haviam sido criados pelos pagãos; como se ele tivesse dito: “O único Deus verdadeiro é Aquele que fez a terra”. Então ele diz, por seu poder, Ele fala do poder de Deus em conexão com a terra, como é provável, devido à sua estabilidade.

Depois, acrescenta: Quem constituiu o mundo por sua sabedoria e por seu conhecimento estendeu os céus. A sabedoria de Deus é visível em todo o mundo, mas especialmente nos céus. O Profeta realmente fala brevemente, mas ele nos leva a contemplar a maravilhosa obra de Deus em sua variedade múltipla, que aparece acima e abaixo. Pois embora possa parecer um assunto leve, quando ele diz, que o mundo foi constituído pela sabedoria de Deus, ainda assim alguém poderia aplicar sua mente à meditação da sabedoria de Deus na abundância de todos os frutos, na riqueza do mundo. mundo inteiro, no mar (que está incluído no mundo), não poderia, sem dúvida, existir, mas ele deve estar mil vezes cheio de admiração e admiração: por mais cuidadoso prestarmos atenção à consideração das obras de Deus , nós mesmos de alguma maneira desaparecemos no nada; os milagres que se apresentam por todos os lados, diante de nossos olhos, nos dominam. Quanto aos céus, o que vemos lá? uma infinidade de estrelas organizadas de maneira organizada, como se um exército estivesse em ordem por toda parte, todas as suas fileiras; e então os planetas errantes, não fixos, tendo cada um o seu próprio curso, e ainda aparecendo entre as estrelas. Então o curso do sol, quanta admiração deve produzir em nós! – Eu digo, não apenas naqueles que entendem todo o sistema da astronomia, mas também naqueles que o veem apenas com seus próprios olhos; pois quando o sol, em seu curso diário, completa uma distância tão grande e tão imensa, aqueles que não se surpreendem com esse milagre devem ser mais do que estúpidos; e então o sol, como é sabido, tem seu próprio curso, que é realizado todos os anos, e nunca passa nem um pouco além de seus próprios limites; e a maior parte desse corpo é imensa (pois, como é sabido, excede em muito a terra), e, no entanto, rola com grande celeridade e ao mesmo tempo na ordem em que avança silenciosamente em graus. Certamente é um exemplo maravilhoso da sabedoria de Deus. O Profeta, então, embora ele fale de uma maneira comum, ainda suprime os devotos com materiais de pensamento, para que eles possam aplicar suas mentes à consideração das obras de Deus. Alguns explicam as palavras: Deus expande os céus sempre que cobertos de nuvens; mas isso é totalmente estranho ao significado do Profeta; pois não há dúvida de que ele aponta neste verso a ordem perpétua da natureza, como no próximo verso ele fala daquelas mudanças que às vezes acontecem.

Comentário de E.W. Bullinger

fez a terra, & c. Referência ao Pentateuco (Gen 1). Compare Jeremias 10:12 , etc. versículos: Jeremias 51: 15-19 são repetidos em Jeremias 10: 12-16 .

Referências Cruzadas

Gênesis 1:1 – No princípio Deus criou os céus e a terra.

Jó 9:8 – Só ele estende os céus e anda sobre as ondas do mar.

Salmos 104:2 – Envolto de luz como numa veste, ele estende os céus como uma tenda,

Salmos 104:24 – Quantas são as tuas obras, Senhor! Fizeste todas elas com sabedoria! A terra está cheia de seres que criaste.

Salmos 107:25 – Deus falou e provocou um vendaval que levantava as ondas.

Salmos 136:5 – que com habilidade fez os céus, O seu amor dura para sempre!

Salmos 146:5 – Como é feliz aquele cujo auxílio é o Deus de Jacó, cuja esperança está no Senhor, no seu Deus,

Salmos 148:1 – Aleluia! Louvem o Senhor desde os céus, louvem-no nas alturas!

Provérbios 3:19 – Por sua sabedoria o Senhor lançou os alicerces da terra, por seu entendimento fixou no lugar os céus;

Isaías 40:22 – Ele se assenta no seu trono, acima da cúpula da terra, cujos habitantes são pequenos como gafanhotos. Ele estende os céus como um forro, e os arma como uma tenda para neles habitar.

Isaías 40:26 – Ergam os olhos e olhem para as alturas. Quem criou tudo isso? Aquele que põe em marcha cada estrela do seu exército celestial, e a todas chama pelo nome. Tão grande é o seu poder e tão imensa a sua força, que nenhuma delas deixa de comparecer!

Isaías 42:5 – É o que diz Deus, o Senhor, aquele que criou o céu e o estendeu, que espalhou a terra e tudo o que dela procede, que dá fôlego aos seus moradores e vida aos que andam nela:

Isaías 44:24 – “Assim diz o Senhor, o seu redentor, que o formou no ventre: Eu sou o Senhor, que fiz todas as coisas, que sozinho estendi os céus, que espalhei a terra por mim mesmo,

Isaías 45:12 – Fui eu que fiz a terra e nela criei a humanidade. Minhas próprias mãos estenderam os céus; eu dispus o seu exército de estrelas.

Isaías 48:13 – Minha própria mão lançou os alicerces da terra, e a minha mão direita estendeu os céus; quando eu os convoco, todos juntos se põem de pé.

Isaías 51:13 – para que você esqueça o Senhor, aquele que fez você, que estendeu os céus e lançou os alicerces da terra, para que viva diariamente, constantemente apavorado por causa da ira do opressor, que está inclinado a destruir? Pois onde está a ira do opressor?

Jeremias 10:12 – Mas foi Deus quem fez a terra com o seu poder, firmou o mundo com a sua sabedoria e estendeu os céus com o seu entendimento.

Jeremias 32:17 – “Ah! Soberano Senhor, tu fizeste os céus e a terra pelo teu grande poder e por teu braço estendido. Nada é difícil demais para ti.

Atos dos Apóstolos 14:15 – “Homens, por que vocês estão fazendo isso? Nós também somos humanos como vocês. Estamos trazendo boas novas para vocês, dizendo-lhes que se afastem dessas coisas vãs e se voltem para o Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há.

Atos dos Apóstolos 17:24 – “O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há é o Senhor do céu e da terra, e não habita em santuários feitos por mãos humanas.

Romanos 1:20 – Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis;

Romanos 11:33 – Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e inescrutáveis os seus caminhos!

Colossenses 1:16 – pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele.

Hebreus 1:2 – mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo.

Apocalipse 4:11 – “Tu, Senhor e Deus nosso, és digno de receber a glória, a honra e o poder, porque criaste todas as coisas, e por tua vontade elas existem e foram criadas”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *