Estudo de Ezequiel 10:15 – Comentado e Explicado

Os querubins se elevaram {eram os seres vivos que eu tinha visto às margens do Cobar}.
Ezequiel 10:15

Comentário de Joseph Benson

Ezequiel 10: 15-17 . E os querubins foram levantados – Para assistir à glória divina aonde quer que fosse, e particularmente à sua remoção do templo. Este é o ser vivo, etc. – Aqui é mencionado como apenas uma criatura viva, embora antes de ser chamada de criaturas vivas; porque era, por assim dizer, mas uma criatura, à semelhança de quatro animais diferentes. Pois o espírito da criatura viva estava neles – existe uma perfeita harmonia entre segundas causas em sua dependência e sujeição a um Deus infinito, sábio, bom, santo e justo. O Espírito de Deus dirige todas as criaturas, superior e inferior, para que todas sirvam ao propósito divino. Os eventos não são determinados pela roda da fortuna, que é cega, mas pelas rodas da providência, que estão cheias de olhos.

Comentário de John Calvin

Depois explicaremos no lugar apropriado por que ele diz que os querubins subiram. O primeiro e principal escopo desta visão era que Deus não iria mais morar no templo, porque ele havia decidido partir dali por causa das profanações ímpias e ímpias pelas quais o templo havia sido contaminado. Agora, por esse motivo, ele diz que os querubins subiram; mas ele acrescenta que era a criatura viva que ele havia visto perto do rio Chebar. Ele acrescenta isso para esclarecer a visão, porque, se tivesse sido oferecida apenas uma vez, os judeus poderiam duvidar de sua tendência e sua obscuridade tiraria sua atenção. gosto disso e torna o ensino profético bastante insípido. Mas, como a visão se repete, Deus confirma e sanciona o que de outra forma não havia sido suficientemente estampado no coração do povo; pois a experiência também nos ensina isso, que aumentamos de fé e progredimos mais conforme Deus fala conosco de novo e de novo. Pois mesmo se parecemos seguir o que aprendemos nas Escrituras, ainda que a mesma frase seja repetida, nos tornamos ainda mais familiarizados com ela. Por outro lado, se lemos o mesmo sentimento em dois ou três profetas, Deus apresenta mais testemunhas, para que a verdade possa ser melhor estabelecida; já que conhecemos nossa grande propensão a duvidar, estamos sempre flutuando e, embora a palavra de Deus tenha energia suficiente para nos confirmar, ainda estamos inquietos, a menos que nossas mentes sejam sustentadas por vários apoios. Deus, portanto, desejou colocar a mesma coisa duas vezes diante dos olhos de seu Profeta, para que a visão anterior pudesse causar mais impressão não apenas no próprio Profeta, mas também em todos os judeus. Pois dissemos que, embora houvesse alguma diferença, ainda não há discordância no dizer do Profeta de que a criatura viva era a mesma.

Comentário de E.W. Bullinger

querubins, hebraico. Shervbim, plural; Eng. plural = querubins. levantado. Suportar o símbolo da presença Divina. criatura viva, Singular.

Referências Cruzadas

Ezequiel 1:5 – e no meio do fogo havia quatro vultos que pareciam seres viventes. Na aparência tinham forma de homem,

Ezequiel 1:13 – Os seres viventes pareciam carvão aceso; eram como tochas. O fogo ia de um lado a outro entre os seres viventes, e do fogo saíam relâmpagos e faíscas.

Ezequiel 8:6 – E ele me disse: “Filho do homem, vê você o que estão fazendo? As grandes práticas repugnantes da nação de Israel, coisas que me levarão para longe do meu santuário? Mas você verá práticas ainda piores que estas”.

Ezequiel 10:18 – Então a glória do Senhor afastou-se da entrada do templo e parou sobre os querubins.

Ezequiel 10:20 – Esses seres viventes eram os mesmos que eu vi debaixo do Deus de Israel junto ao rio Quebar, e percebi que eles eram querubins.

Ezequiel 11:22 – Então os querubins, com as rodas ao lado, estenderam as asas, e a glória do Deus de Israel estava sobre eles.

Ezequiel 43:3 – A visão que tive era como a que eu tinha tido quando ele veio destruir a cidade e como as que eu tinha tido junto ao rio Quebar; e eu me prostrei, rosto em terra.

Oséias 9:12 – Mesmo que criem filhos, porei de luto cada um deles. Ai deles quando eu me afastar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *