Estudo de Daniel 9:5 – Comentado e Explicado

nós pecamos, prevaricamos, cometemos maldade, fomos recalcitrantes, desviamo-nos de vossos mandamentos e de vossas leis.
Daniel 9:5

Comentário de Albert Barnes

Pecamos – embora Daniel estivesse sozinho, ele falou em nome do povo em geral -, sem dúvida, narrando a longa série de crimes na nação que precederam o cativeiro e que foram a causa da ruína da cidade e do templo.

E cometeram iniqüidade … – Essas variadas formas de expressão são projetadas para dar “intensidade” ao que ele diz. É equivalente a dizer que eles pecaram de todas as maneiras possíveis. A mente, em um estado de verdadeiro arrependimento, habita em seus pecados e relata as várias formas pelas quais a iniqüidade foi praticada, e multiplica expressões de arrependimento e tristeza por causa da transgressão.

Dos teus preceitos – Tuas ordens; tuas leis.

Teus julgamentos – Tuas leis – a palavra “julgamentos” nas Escrituras, denotando o que Deus julga ser certo para nós fazermos, bem como o que é certo para ele infligir.

Comentário de Thomas Coke

Daniel 9: 5 . Nós pecamos e cometemos iniqüidade Daniel coloca aqui a confissão prescrita na oração de consagração de Salomão, para ser usada pelos judeus na terra de seu cativeiro.

Comentário de Joseph Benson

Daniel 9: 5 . Pecamos e cometemos iniqüidade – Daniel usa aqui a mesma confissão que é prescrita, na oração de consagração de Salomão, para ser usada pelos judeus na terra de seu cativeiro; com uma promessa subordinada, de uma resposta favorável que Deus faria às súplicas apresentadas a ele em tal ocasião: veja a margem. E sendo um da nação judaica, ele fala dos pecados deles como dele; e, embora certamente seja um homem santíssimo, se coloca entre os maiores pecadores. Parece haver um tipo de gradação nas confissões do profeta aqui, começando pelos pecados em geral e subindo para a rebelião e a apostolado.

Comentário de E.W. Bullinger

Nós . Note que Daniel se associa ao seu povo. Compare Ne 1; e Daniel 9: 33-38 . Esdras 9: 5-15 .

perversamente = sem lei. Hebraico. rasha, App-44.

rebelde = revoltado. Hebraico. Marad. Geralmente de revolta contra a Deidade ou a realeza.

Comentário de John Calvin

Daniel aqui continua sua confissão de pecado. Como já dissemos, ele deve começar aqui, porque devemos observar em geral a impossibilidade de agradar a Deus por nossas orações, a menos que o abordemos como criminosos e repouse todas as nossas esperanças em sua misericórdia. Mas havia uma razão especial para a natureza extraordinária das orações do Profeta, e seu uso de jejum, pano de saco e cinzas. Esse era o método usual de confissão pelo qual Daniel se unia ao resto do povo, com o objetivo de testemunhar por todas as épocas a justiça do julgamento que Deus havia exercido ao expulsar os israelitas da terra prometida e deserdá-los totalmente. Daniel, portanto, insiste nesse ponto. Aqui podemos notar, em primeiro lugar, como as orações não são corretamente concebidas, a menos que fundamentadas na fé e no arrependimento, e, portanto, não estando de acordo com a lei, elas não podem encontrar graça ou favor diante de Deus. Mas deve-se atribuir grande peso às frases em que Daniel usa mais de uma palavra para dizer que as pessoas agiram impiedosamente. Ele coloca ????? , chetanu, nós pecamos, em primeiro lugar, pois a palavra não implica nenhum tipo de falha, mas um crime ou ofensa grave. Nós, portanto, pecamos; então fizemos perversamente; depois , agimos impiedosamente; para ??? , reshegn, é mais forte que ??? , cheta. Fizemos perversamente, fomos rebeldes, diz ele, ao transgredir os teus estatutos e mandamentos. De onde provém essa copiosidade de expressão, a menos que Daniel deseje estimular a si mesmo e a todo o povo à penitência? Pois, embora sejamos facilmente induzidos a confessar-nos culpados diante de Deus, ainda assim apenas um em cem é afetado com remorso sério; e aqueles que superam os outros, e pura e reverentemente temem a Deus, ainda são muito monótonos e frios ao contar seus pecados. Antes de tudo, eles reconhecem apenas um em cem; depois, daqueles que vêm à mente, eles não avaliam completamente sua tremenda culpa, mas aumentam sua magnitude; e, embora se considerem dignos de cem mortes, ainda não são tocados com sua amargura, e temem se humilhar como deveriam, ou melhor, não ficam descontentes consigo mesmos e não detestam suas próprias iniqüidades. Daniel, portanto, não acumula tantas palavras em vão, quando deseja confessar seus próprios pecados e os do povo. Vamos aprender então a que distância estamos da penitência, enquanto apenas reconhecemos verbalmente nossa culpa; então percebamos a necessidade que temos de muitos incentivos para nos despertar de nossa preguiça; pois, embora alguém possa sentir grandes terrores e tremer diante dos julgamentos de Deus, todos esses sentimentos de pavor desaparecem cedo demais. Torna-se, portanto, necessário fixar o medo de Deus em nossos corações com algum grau de violência. Daniel nos mostra isso ao usar a frase: O povo pecou; eles agiram injustamente; eles se comportaram impiamente e se rebelaram, e declinaram dos estatutos e mandamentos de Deus . Portanto, essa doutrina deve ser observada diligentemente, porque, como eu disse, todos os homens pensam que cumpriram seu dever para com Deus, se professarem brandamente culpados perante ele, e reconhecem sua falha em uma única palavra. Mas como o arrependimento real é uma coisa sagrada, é uma questão de momento muito maior do que uma ficção desse tipo. Embora a multidão não perceba como está enganando a si mesma apenas quando confessa uma falta, entretanto, entretanto, eles estão apenas brincando com Deus como crianças, enquanto alguns dizem que são apenas homens, e outros se abrigam na multidão de ofensores. “O que eu poderia fazer? Sou apenas um homem; Eu apenas segui o exemplo de muitos. Por fim, se examinarmos cuidadosamente as confissões dos homens em geral, sempre encontraremos alguma hipocrisia latente, e que há muito poucos que se prostram diante de Deus como deveriam. Devemos entender, portanto, essa confissão de Daniel como estimulando a si mesmo e aos outros ao temor de Deus e colocando grande ênfase nos pecados do povo, para que cada um possa sentir por si mesmo alarmes reais e sérios.

Referências Cruzadas

1 Reis 8:47 – se eles caírem em si, na terra para a qual foram deportados, e se arrependerem e lá orarem: ‘Pecamos, praticamos o mal e fomos rebeldes’;

2 Crônicas 6:37 – se eles caírem em si, na terra para a qual foram deportados, e se arrependerem e lá orarem: ‘Pecamos, praticamos o mal e fomos rebeldes’;

Esdras 9:6 – e orei: Meu Deus, estou por demais envergonhado e humilhado para levantar o rosto diante de ti, meu Deus, porque os nossos pecados cobrem as nossas cabeças e a nossa culpa sobe até aos céus.

Neemias 1:6 – que os teus ouvidos estejam atentos e os teus olhos estejam abertos para ouvir a oração que o teu servo está fazendo dia e noite diante de ti em favor de teus servos, o povo de Israel. Confesso os pecados que nós, os israelitas, temos cometido contra ti. Sim, eu e o meu povo temos pecado contra ti.

Neemias 9:33 – Em tudo o que nos aconteceu foste justo; agiste com lealdade mesmo quando fomos infiéis.

Salmos 18:21 – Pois segui os caminhos do Senhor; não agi como ímpio, afastando-me do meu Deus.

Salmos 106:6 – Pecamos como os nossos antepassados; fizemos o mal e fomos rebeldes.

Salmos 119:102 – Não me afasto das tuas ordenanças, pois tu mesmo me ensinas.

Isaías 59:13 – Rebelar-nos contra o Senhor e traí-lo, deixar de seguir o nosso Deus, fomentar a opressão e a revolta, proferir as mentiras que os nossos corações conceberam.

Isaías 64:5 – Vens ajudar aqueles que praticam a justiça com alegria, que se lembram de ti e dos teus caminhos. Mas, prosseguindo nós em nossos pecados, tu te iraste. Como, então, seremos salvos?

Jeremias 3:25 – Seja a vergonha a nossa cama e a desonra, o nosso cobertor. Pecamos contra o Senhor, o nosso Deus, tanto nós como os nossos antepassados, desde a nossa juventude até ao dia de hoje; e não temos obedecido ao Senhor, ao nosso Deus. “

Jeremias 14:7 – Embora os nossos pecados nos acusem, age por amor do teu nome, ó Senhor! Nossas infidelidades são muitas; temos pecado contra ti.

Ezequiel 6:9 – Ali, nas nações para onde vocês tiverem sido levados cativos, aqueles que escaparem se lembrarão de mim; lembrarão de como fui entristecido por seus corações adúlteros, que se desviaram de mim, e, por seus olhos, que cobiçaram os seus ídolos. Terão nojo de si mesmos por causa do mal que fizeram e por causa de todas as suas práticas repugnantes.

Daniel 9:15 – Ó Senhor, nosso Deus, que tiraste o teu povo do Egito com mão poderosa e que fizeste para ti um nome que permanece até hoje, nós temos pecado e somos culpados.

Oséias 1:2 – Quando o Senhor começou a falar por meio de Oséias, o Senhor lhe disse: “Vá, tome uma mulher adúltera e filhos da infidelidade, porque a nação é culpada do mais vergonhoso adultério por afastar-se do Senhor”.

Malaquias 3:7 – Desde o tempo dos seus antepassados vocês se desviaram dos meus decretos e não os obedeceram. Voltem para mim e eu voltarei para vocês”, diz o Senhor dos Exércitos. “Mas vocês perguntam: ‘Como voltaremos? ’

Hebreus 3:12 – Cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenha coração perverso e incrédulo, que se afaste do Deus vivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *