Estudo de Daniel 9:14 – Comentado e Explicado

O Senhor não se descuidou do castigo, e o descarregou sobre nós, porque o Senhor, nosso Deus, é justo em tudo o que faz. Mas nós não escutamos a sua voz.
Daniel 9:14

Comentário de Albert Barnes

Portanto, o Senhor observou o mal – A palavra aqui usada e traduzida como vigiada – shaqad – significa, propriamente, “acordar; ficar sem dormir; assistir.” Então, significa vigiar qualquer coisa ou estar atento a ela. Jeremias 1:12 ; Jeremias 31:28 ; Jeremias 44:27 . – Gesenius, “Lexicon” O significado aqui é que o Senhor não havia desatento ao progresso das coisas, nem ignorava sua ameaça. Ele nunca dormia, mas observara cuidadosamente o curso dos acontecimentos e prestara atenção a tudo o que haviam feito e a tudo o que ameaçara fazer. A “verdade” prática ensinada aqui – e é de grande importância para os pecadores – é que Deus não desatenta a conduta deles, embora possa parecer, e que, no devido tempo, ele mostrará que manteve um sono incansável. olho neles. Veja as notas em Isaías 18: 4 .

Pois o Senhor nosso Deus é justo em todas as suas obras … – Esta é a linguagem de um verdadeiro penitente; linguagem que é sempre usada por quem tem sentimentos corretos quando reflete sobre as relações divinas com ele. Deus é visto como justo em sua lei e em seus tratos, e a única razão pela qual sofremos é que pecamos. Isso sempre será verdade; e quaisquer que sejam as calamidades que sofremos, ele deve ter um princípio fixo conosco: “atribuir justiça ao nosso Criador”, Jó 36: 3 .

Comentário de Thomas Coke

Daniel 9:14 . Portanto, o Senhor observou o mal “Depois de dormir por muito tempo, por assim dizer, sobre nossas falhas, ele finalmente despertou para nos punir”. Ou: “Enquanto dormíamos, por assim dizer, em nossos crimes, o Senhor acordou para nos castigar”. Calmet. Houbigant afirma: O Senhor não adiou para trazer o mal sobre nós.

Comentário de Adam Clarke

O Senhor observou o mal – Em conseqüência de nossas múltiplas rebeliões, ele agora aguardava uma oportunidade de trazer essas calamidades sobre nós.

Comentário de E.W. Bullinger

assisti . Compare Jeremias 31:28 ; Jeremias 44:27 .

Comentário de John Calvin

Daniel confirma o que ele havia dito anteriormente a respeito do massacre que afligia os israelitas não serem filhos do acaso, mas do certo e notável julgamento de Deus. Por isso, ele usa a palavra ked? , seked, que significa observar e aplicar a mente atentamente a qualquer coisa. É usado adequadamente pelos guardas das cidades, que vigiam de noite e de dia. Esta frase não me parece implicar pressa, mas sim cuidado contínuo. Deus freqüentemente usa essa metáfora de sua vigília para castigar homens que estão ansiosos demais para se apressar em pecar. Estamos familiarizados com a grande intemperança da humanidade, e seu desrespeito a toda moderação sempre que os desejos da carne se apoderam deles. Deus, por outro lado, diz que ele não será preguiçoso ou negligente ao corrigir essa intemperança. A razão para essa metáfora é expressa no quadragésimo quarto capítulo de Jeremias, onde se diz que os homens irrompem e se deixam levar pelo apetite, e então Deus está continuamente vigiando até o momento de sua vingança. Mencionei como essa palavra denota diligência bastante contínua do que rapidez apressada; e o Profeta parece aqui sugerir que, embora Deus tenha suportado a maldade do povo, ele realmente havia realizado suas ameaças anteriores e estava sempre vigilante, tornando impossível que o povo escapasse de seus julgamentos sobre a maldade na qual eles se entregaram. Portanto, Jeová acompanhou de perto a calamidade e a fez cair sobre nós, diz ele. Com o objetivo de compreender mais plenamente a intenção do Profeta, devemos observar o que Deus pronuncia por Jeremias nas Lamentações ( Lamentações 3:38 ), onde ele acusa o povo preguiçoso, porque não reconheceu a justiça dos castigos que eles sofreu; ele os culpa assim. Quem é aquele que nega que o bem e o mal procedam da boca de Deus; como se ele estivesse pronunciando uma maldição contra aqueles que ignoram a origem das calamidades de Deus, quando ele castiga o povo. Esse sentimento não se limita a uma única passagem. Pois Deus freqüentemente investe contra a estupidez que nasce com a humanidade e os leva a atribuir todos os eventos à fortuna e a negligenciar a mão do feridor. ( Isaías 9:13 .) Esse tipo de ensino deve ser encontrado em toda parte nos profetas, que mostram como nada pode ser pior do que tratar os julgamentos de Deus como se fossem acidentes sob a influência do acaso. Esta é a razão pela qual Daniel insiste tanto nesse ponto. Também sabemos o que Deus denuncia em sua lei: Se você tem andado contra mim precipitadamente, eu também andarei contra você precipitadamente ( Levítico 26:27 😉 isto é, se você não deixar de atribuir à fortuna qualquer mal que sofrer, Eu me apressarei contra você com os olhos fechados, e lutarei com você com a mesma seriedade; como se ele dissesse: Se não puderis distinguir entre fortuna e meus julgamentos, afligirei-te por todos os lados, tanto à direita como à esquerda, sem a menor discrição; como se eu fosse um homem bêbado, de acordo. à expressão: Com o perverso, serás perverso. Por essa razão, Daniel agora confessa que Deus cuidou da calamidade, a fim de derrubar todas as aflições pelas quais o povo era oprimido.

Nesta passagem, somos ensinados a reconhecer a providência de Deus tanto na prosperidade quanto na adversidade, com o objetivo de nos fazer agradecer por seus benefícios, enquanto seus castigos devem produzir humildade. Pois quando alguém explica essas coisas por sorte e por acaso, ele prova sua ignorância da existência de Deus, ou pelo menos do caráter da Deidade a quem adoramos. Pois o que resta a Deus se lhe roubarmos sua providência? Aqui é suficiente apenas tocar nesses pontos que freqüentemente ocorrem e sobre os quais geralmente ouvimos algo todos os dias. É suficiente para a exposição desta passagem observar como o Profeta acidentalmente se opõe ao julgamento e à providência de Deus a todas as noções de acaso.

Em seguida, ele acrescenta: Jeová , nosso Deus, está em todas as suas obras. Nesta cláusula, o Profeta confirma seus ensinamentos anteriores, e a frase Deus é justo parece apresentar uma razão para suas transações; pois a natureza de Deus fornece uma razão pela qual se torna impossível que algo aconteça pelo impulso cego da fortuna. Deus senta como juiz no céu; de onde essas duas idéias são diretamente contrárias uma à outra. Assim, se uma das seguintes afirmações for feita, a outra será negada ao mesmo tempo; se Deus é o juiz do mundo, a fortuna não tem lugar em seu governo; e tudo o que é atribuído à fortuna é abstraído da justiça de Deus. Assim, temos uma confirmação de nossa sentença anterior pelo uso de contrários ou opostos; pois devemos necessariamente atribuir ao julgamento de Deus o bem e o mal, tanto a adversidade quanto a prosperidade, se ele governa o mundo por sua providência e exerce o ofício de juiz. E se nos inclinarmos ao mínimo grau à fortuna, o julgamento e a providência de Deus deixarão de ser reconhecidos. Enquanto isso, Daniel não apenas atribui poder a Deus, mas também celebra sua justiça; como se ele tivesse dito, ele não governa arbitrariamente o mundo sem nenhuma regra de justiça ou eqüidade, mas ele é justo. Não devemos supor a existência de nenhuma lei superior para vincular o Todo-Poderoso; ele é uma lei para si mesmo, e sua vontade é a regra de toda justiça; no entanto, devemos estabelecer esse ponto; Deus não reina como tirano no mundo, enquanto na perfeição de sua eqüidade, ele realiza algumas coisas que nos parecem absurdas, apenas porque nossas mentes não conseguem subir o suficiente para abraçar uma razão apenas parcialmente aparente e quase inteiramente oculta e incompreensível nos julgamentos de Deus. Daniel, portanto, desejava expressar isso com essas palavras: Jeová , nosso Deus, diz que ele é justo em todas as obras que realiza. O significado é que o povo não seria tão severamente castigado e afligido por tantas calamidades miseráveis, a menos que eles provocaram a ira de Deus; isso pode ser facilmente coletado das ameaças que Deus havia denunciado muitas eras antes, e que na época ele provou na verdade real que não eram de forma alguma frívolas. A seguir, uma segunda parte é adicionada, não apenas como o poder de Deus, mas também a sua justiça brilha no massacre do povo; e eu toquei brevemente em cada um desses pontos, na medida do necessário para a explicação. Mas devemos notar a alusão do Profeta nessas palavras às numerosas provações que caíram sobre os fiéis com o propósito de provar sua fé. Eles se consideravam os mais desprezados e miseráveis ??dos mortais; o povo peculiar e sagrado de Deus estava sofrendo sob a maior reprovação e detestação, embora Deus os tivesse adotado por sua lei com a intenção de superarem todas as outras pessoas. Embora, portanto, eles se percebessem afogados naquele redemoinho profundo de calamidades e desgraças, o que eles supunham, exceto que Deus os havia enganado ou que sua aliança foi completamente aniquilada? Daniel, portanto, estabelece a justiça de Deus em todas as suas obras com o objetivo de enfrentar essa tentação e confirmar os piedosos em sua confiança, e induzi-los a voar a Deus no extremo de suas calamidades.

Ele acrescenta, por uma razão, porque eles não ouviram sua voz. Aqui, novamente, ele aponta o crime das pessoas que não haviam transgredido por ignorância ou erro, mas propositalmente pegaram em armas contra Deus. Sempre que a vontade de Deus é conhecida por nós, não temos mais desculpas para a ignorância; pois nosso desafio aberto ao Todo-Poderoso surge de sermos levados pelas concupiscências da carne. E, portanto, reunimos o quão detestável é a culpa de todos os que não obedecem à voz de Deus sempre que ele se digna de nos ensinar, e que não concordam instantaneamente com sua palavra. Segue agora, –

Comentário de John Wesley

Por isso, o Senhor observou o mal e o trouxe sobre nós; porque o Senhor nosso Deus é justo em todas as suas obras que ele faz; porque não ouvimos a sua voz.

O Senhor observou – a observação de Deus denota os modos adequados que ele sempre toma para punir os pecadores.

Referências Cruzadas

Neemias 9:33 – Em tudo o que nos aconteceu foste justo; agiste com lealdade mesmo quando fomos infiéis.

Salmos 51:14 – Livra-me da culpa dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação! E a minha língua aclamará à tua justiça.

Jeremias 31:28 – Assim como os vigiei para arrancar e despedaçar, para derrubar, destruir e trazer a desgraça, também os vigiarei para edificar e plantar”, declara o Senhor.

Jeremias 44:27 – Vigiarei sobre eles para trazer-lhes a desgraça e não o bem; os judeus do Egito perecerão pela espada e pela fome até que sejam todos destruídos.

Daniel 9:7 – “Senhor, tu és justo, e hoje estamos envergonhados. Sim, nós, o povo de Judá, de Jerusalém e de todo o Israel, tanto os que estão perto como os que estão distantes, em todas as terras pelas quais nos espalhaste por causa de nossa infidelidade para contigo.

Daniel 9:10 – não te demos ouvidos, Senhor, nosso Deus, nem obedecemos às leis que nos deste por meio dos teus servos, os profetas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *