Estudo de Habacuc 1:2 – Comentado e Explicado

Até quando, Senhor, implorarei sem que escuteis? Até quando vos clamarei: Violência!, sem que venhais em socorro?
Habacuc 1:2

Comentário de Albert Barnes

Ó Senhor, por quanto tempo devo chorar – Literalmente, “por quanto tempo eu clamo tão intensamente a Ti?” Porque é sempre o clamor da criatura para Aquele que sozinho pode ouvir ou ajudar – é Deus. Desse grito, o Profeta expressa que já havia durado muito. Naquele passado, ele clamara a Deus, mas nenhuma mudança havia acontecido. Há um passado indefinido, e isso ainda continua.

Quanto tempo – como Asafe chora, “há quanto tempo você está” e, está implícito, você “se indignará contra a oração do seu povo?” como devemos dizer: “Até quando a tua ira continuará?” As palavras que o profeta usa relacionam-se a conflitos domésticos e erros entre homem e homem; violência, iniqüidade, conflito, contenda Habacuque 1: 3 , e nenhum deles é usado apenas pela opressão de um inimigo estrangeiro. Habacuque também reclama de injustiça forte demais para a lei e perversão da justiça Habacuque 1: 4 . E sobre isso, a sentença é pronunciada. O inimigo deve ser enviado para julgamento e correção Habacuque 1:12 . Eles são os pecados de Judá que o profeta ensaia diante de Deus, sofrendo com os oprimidos. Deus responde que eles serão removidos, mas pelo castigo dos pecadores.

O castigo não vem sem pecado, nem o pecado permanece sem castigo. É um objetivo do Antigo Testamento exibir a conexão entre pecado e punição. Outros profetas, como encomendados por Deus, primeiro denunciaram os pecados e depois predisseram o castigo dos impenitentes. Habacuque apela à justiça de Deus, exigindo sua imposição. Por esse motivo, também, essa abertura da profecia não pode ser uma queixa contra os caldeus, porque o erro deles não seria fundamento do castigo que o profeta denunciou, mas o próprio castigo, exigindo errado ao homem por causa do erro humano.

Cirilo: “O profeta considera a pessoa dos oprimidos, suportando a insolência intolerável e continuamente dos acostumados a fazer o mal, e com muita habilidade ele atesta a indizível benignidade de Deus, pois o exibe como muito tolerante, embora acostumado a odiar a maldade. , mas que Ele não imediatamente julga os ofensores, ele mostrou claramente, dizendo que tão grande é o Seu silêncio e longanimidade, que é necessário um forte clamor, em que alguns praticam cobiça intolerável contra os outros e usam uma insolência desenfreada contra os fracos, pois suas próprias queixas da resistência de Deus ao mal atestam a imensurável bondade de Deus ”.

Cirilo: “Portanto, você pode julgar o ódio ao mal entre os santos. Pois eles falam dos problemas dos outros como deles. Assim diz o mais sábio Paulo 2 Coríntios 11:29 , quem é fraco e eu não sou fraco? quem se ofende e eu não queimo? e nos ordenou que Romanos 12:15 chore com aqueles que choram, mostrando que simpatia e amor mútuo estão se tornando especialmente para os santos. ”

O profeta, por simpatia ou companheirismo com os que sofrem, é como um deles. Ele clama por ajuda, porque ele mesmo precisa e está na miséria, em nome da qual ora. Ele diz: “Quanto tempo devo chorar?” de pé, por assim dizer, no lugar de todos, reunindo todos os seus gritos em um e apresentando-os diante de Deus. É o clamor, em um, de tudo o que é prejudicado ao Deus da Justiça, de todo sofrimento ao Deus do amor. “Quando terminará esta cena de pecado, confusão e erro, e a harmonia da criação de Deus será restaurada? Até quando o mal não existirá apenas, mas prevalecerá? ” É o clamor das almas sob o altar Apocalipse 6:10 : “Até quando, ó Senhor, Santo e Verdadeiro, não julgarás nem vingarás o nosso sangue sobre os que habitam na terra?” É a voz do oprimido contra o opressor; da Igreja contra o mundo; cansado de ouvir o nome do Senhor blasfemar, de ver o mal erguer no alto, de santidade pisoteada. É no seu mais alto sentido a Sua Voz, que, para santificar nossos anseios por libertação, disse nos dias de Seu Salmo 22: 2 , “Eu choro durante o dia, mas Tu não ouves.”

Até grite em voz alta (é o grito de angústia) Dion: “Nós choramos mais alto, mais choramos de coração, mesmo sem palavras; porque não o movimento dos lábios, mas o amor do coração soa aos ouvidos de Deus. ”

Até clame a Ti. Seja como uma exclamação ou uma continuação da pergunta, quanto tempo? O profeta reuniu em um clamor prolongado do passado e do futuro. Ele gritou; ele deveria gritar: “Violência”. Ele fala como se a única palavra, arrancada, por assim dizer, arrancada de sua alma mais íntima, fosse “Violência”, como se dissesse essa única palavra ao Deus de justiça e amor.

Comentário de Joseph Benson

Habacuque 1: 2-4 . Ó Senhor, por quanto tempo vou chorar, & c. – Quanto tempo devo queixar-me de poder vencer o direito, e você não o salvará ou impedirá? O profeta aqui propõe a objeção comum contra a Providência, tirada da prosperidade dos ímpios, e sua opressão dos justos, que muitas vezes tem sido uma pedra de tropeço até para os homens bons: ver Jeremias 12: 1 ; Jó 12: 6 ; e Jó 21: 7 ; Salmo 37., 73. Por que você me mostra iniqüidade? Por que você me fez viver em tempos de iniqüidade? pois não vejo nada além de cenas de rapina e a opressão mais injusta. E há aqueles que levantam conflitos, etc. – Ou há brigas, e contendas carregam. Há muitas razões para reclamar, mas os mais habilidosos nas artes da disputa sustentam a causa. Portanto, a lei é negligenciada – A lei divina, dada para a regulação de nossa conduta, perdeu sua força. E o julgamento nunca sai – as causas permanecem indeterminadas e a justiça não é devidamente administrada. Para os ímpios, etc. – Pois os ímpios, por suas artes enganosas, prevalecem contra os justos e os dominam; portanto [antes, além disso ] o julgamento errado procede – Não apenas o julgamento é adiado, mas, o que é ainda pior, o julgamento injusto é dado, e as causas são evidentemente decididas de uma maneira bem contrária ao que é justo e equitativo.

Comentário de Adam Clarke

Ó Senhor, por quanto tempo vou chorar? O profeta se sente fortemente excitado contra os vícios que viu; e que, como parece neste versículo, ele muitas vezes se declarou contra, mas em vão; o povo continuou em seus vícios, e Deus em sua longanimidade.

Habacuque começa sua profecia sob um sentimento semelhante, e quase em palavras semelhantes, como Juvenal fez suas sátiras:

Sempre tântulo de auditor do ego?

Nunquamne reponam?

Vexatus toties rauci Theseide Codri?

Sentou. 1: 1.

“Devo sempre ser apenas ouvinte?

Devo nunca responder?

Tão frequentemente irritado? ”

De violência – Os atos mais ilícitos e ultrajantes.

Comentário de E.W. Bullinger

SENHOR. Hebraico. Jeová. App-4.

chorar = chorar por ajuda na angústia; como nos Salmos 18: 6 , Salmos 18:41 ; Salmos 22:24 . Compare Jó 19: 7 . Jeremias 20: 8 . Mostrando que o choro não é pessoal, mas feito em nome de todos os que sofreram com os tempos ruins.

gritar = chorar em voz alta, implicando a reclamação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *