Estudo de Mateus 12:13 – Comentado e Explicado

Disse, então, àquele homem: Estende a mão. Ele a estendeu e ela tornou-se sã como a outra.
Mateus 12:13

Comentário de Albert Barnes

Então ele disse ao homem: Estenda a mão – Este foi um mandamento notável.

O homem poderia ter dito que não tinha forças – que era algo que ele não podia fazer. No entanto, “ser ordenado”, era seu dever obedecer. Ele fez isso e foi curado. Então o pecador. É seu dever obedecer a tudo o que Deus ordena. Ele dará força àqueles que se esforçarem para fazer sua vontade. Não é correto alegar, quando Deus nos ordena que façamos algo, que não temos forças. Ele nos dará força, se houver disposição para obedecer. Ao mesmo tempo, porém, essa passagem não deve ser aplicada ao pecador como se provasse que ele não tem mais força ou habilidade do que o homem que tinha a mão murcha. Isso não prova isso: não tem referência a nenhum desses casos. Pode ser usado para provar que o homem deve obedecer instantaneamente aos mandamentos de Deus, sem fazer uma pausa para examinar a pergunta sobre sua capacidade, e especialmente sem dizer “que ele não pode fazer nada”. O que o Salvador teria dito a esse homem se ele tivesse contestado que não podia estender a mão?

Foi restaurado inteiro – Cristo já havia reivindicado autoridade e poder divinos em Mateus 12: 6-9 , ele agora mostrou que o possuía. Por seu “poder próprio”, ele o curou, evidenciando, por um milagre, que sua reivindicação de ser o Senhor do sábado foi bem fundamentada.

Esses dois casos determinam o que pode ser feito no sábado. O primeiro era um caso de “necessidade”, o outro de “misericórdia”. O exemplo do Salvador e suas explicações mostram que esses são parte dos deveres apropriados daquele dia santo. Além do cumprimento “honesto” e “consciente” desses dois deveres, as pessoas não podem dedicar o sábado a nenhum propósito secular. Se o fizerem, o fazem por sua conta e risco. Eles vão além do que Sua autoridade os autoriza a fazer. Eles fazem o que ele reivindicou o direito especial de fazer, como sendo o Senhor do sábado. Usurpam Seu lugar, agem e legislam onde Deus só tem o direito de agir. As pessoas também podem pisar em qualquer outra lei da Bíblia como a que diz respeito ao sábado.

Versículos 14-21

Essa conta também é encontrada em Marcos 3: 6-12 .

Comentário de E.W. Bullinger

de outros. Grego. allos . App-124.

Comentário de Adam Clarke

Estenda a mão – O simples comando de Deus é uma razão suficiente de obediência. Este homem poderia ter raciocinado assim: “Senhor, minha mão está murcha; como então posso estendê-la? Torná-la inteira primeiro, e depois farei o que ordenaste”. Isso pode parecer razoável, mas no caso dele teria sido tolice. Por ordem do Senhor, ele fez o esforço e, ao fazê-lo, a cura foi efetuada! A fé desconsidera as aparentes impossibilidades, onde há um mandamento e promessa de Deus. O esforço para crer é, freqüentemente, a fé pela qual a alma é curada.

Um pouco antes ( Mateus 12: 6 , Mateus 12: 8 😉 Jesus Cristo havia afirmado sua Divindade, neste versículo ele prova isso. O que senão a onipotência do Deus vivo poderia, em um momento, restaurar essa mão murcha? Não poderia haver conluio aqui; o homem que tinha uma doença real foi instantaneamente e, portanto, miraculosamente curado; e a misericórdia e o poder de Deus foram ambos amplamente manifestados nesse negócio.

É digno de nota que, como o homem foi curado com uma palavra, sem sequer um toque, o sábado não foi interrompido, mesmo de acordo com a interpretação mais rígida da letra da lei.

Referências Cruzadas

Lucas 13:13 – Então lhe impôs as mãos; e imediatamente ela se endireitou, e louvava a Deus.

Atos dos Apóstolos 3:7 – Segurando-o pela mão direita, ajudou-o a levantar-se, e imediatamente os pés e os tornozelos do homem ficaram firmes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *