Estudo de Mateus 15:23 – Comentado e Explicado

Jesus não lhe respondeu palavra alguma. Seus discípulos vieram a ele e lhe disseram com insistência: Despede-a, ela nos persegue com seus gritos.
Mateus 15:23

Comentário de Albert Barnes

Mas ele não respondeu uma palavra – Isso foi feito para testar sua fé, e para que pudesse ser exibido aos apóstolos um exemplo do efeito da súplica perseverante.

O resultado mostra que não havia relutância em ajudá-la ou negligência dela. Era apropriado que a força de sua fé fosse completamente provada.

Comentário de E.W. Bullinger

Mas etc. Porque um gentio não tinha direito ao Filho de Davi. Figura do discurso Accismus. App-6.

Comentário de John Calvin

23. Mas ele não respondeu. De várias maneiras, os evangelistas dão elogios à fé dessa mulher. Aqui eles trazem diante de nós sua constância inabalável; pois o silêncio de Cristo era uma espécie de recusa, e há motivos para pensar que ela não foi abatida por essa provação, mas sua continuidade na oração foi uma prova de sua perseverança. Isso parece, no entanto, ser inconsistente com a natureza da e de invocar a Deus, como é descrito por Paulo, que nos assegura que ninguém pode orar corretamente até ouvir a palavra de Deus.

Como invocarão aquele em quem não creram?
e como crerão naquele de quem não ouviram falar?
( Romanos 10:14 .)

Quem, então, dirá que essa mulher tinha fé, que tira coragem de seus próprios sentimentos, embora Cristo esteja em silêncio? Mas, como Cristo tem dois modos de falar e de se calar, deve-se observar que, embora ele retivesse naquele momento as palavras de sua boca, ele falava dentro da mente da mulher, e essa inspiração secreta era um substituto para a pregação externa. Além disso, sua oração surgiu da audição da fé ( Romanos 10:17 😉 e, portanto, embora Cristo não responda imediatamente, ela ouve continuamente o som da doutrina (417) que ela já havia aprendido, que Cristo veio. como um Redentor. Dessa maneira, o Senhor freqüentemente age em relação àqueles que crêem nele; ele fala com eles, e ainda está em silêncio. Confiando nos testemunhos das Escrituras, onde eles o ouvem falar, eles acreditam firmemente que ele será misericordioso com eles; e, no entanto, ele não responde imediatamente aos seus desejos e orações, mas, pelo contrário, parece que ele não ouviu. Vemos então que o objetivo do silêncio de Cristo não era extinguir a fé da mulher, mas estimular o zelo e inflamar o ardor. Mas se uma pequena semente de doutrina em uma mulher de Canaã produziu frutos tão abundantes, torna-se deprimido que, a qualquer momento, ele se atrase e não conceda imediatamente uma resposta favorável.

Mande-a embora. Os discípulos não apresentam nenhum pedido a favor da mulher, mas, como se aborrecem com a sua imunidade, desejam que, de uma maneira ou de outra, ela possa ser dispensada. É um artifício infantil, que os papistas se esforçaram para apoiar por meio dessa passagem, que os santos que partiram podem suplicar por nós; pois, admitindo que essa mulher solicitou aos discípulos que lhe dessem algum favor ou assistência – o que, no entanto, não pode ser provado a partir da passagem – ainda existe uma grande diferença entre os mortos e os vivos. Deve-se observar também que, se eles realmente pretendiam ajudá-la em sua defesa, não obteriam nada.

Comentário de Adam Clarke

Ele não respondeu uma palavra – parecia levar um tempo para considerar seu pedido e dar-lhe a oportunidade de exercitar sua fé e manifestar seu fervor.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 15:23 . Mas ele não respondeu a ela uma palavra Jesus não parecia considerar a mulher, pretendendo que aparecesse a grandeza de sua fé; um fim, altamente digno da sabedoria de Jesus; porque não apenas justificava sua conduta em realizar um milagre para os pagãos, mas era uma forte repreensão aos judeus por sua infidelidade. Nesse meio tempo, seus discípulos, ignorando seu desígnio, ficaram inquietos com a importunidade da mulher, pensando que era permitido que esse assunto os seguisse, logo eles seriam descobertos. Desejando, portanto, livrar-se dela, eles intrometeram o patrão a demiti-la, como ele costumava dispensar tais peticionários, ou seja, com a concessão de seu pedido. A versão de 1729 traduz a cláusula: Seus discípulos vieram e o trataram para atender ao pedido dela; pois, disseram eles, ela é muito importante conosco. Como parece em Marcos 7:24, que Cristo entrou em uma casa e que a aplicação dessa mulher impediu que ele fosse oculto, como ele parecia desejoso; parece provável que, tendo aprendido que Jesus estava lá, ela observava os discípulos, enquanto entravam e saíam, e depois de clamarem por algum tempo, ela finalmente conseguiu entrar na casa e com o mais profundo respeito o abordou. ; a princípio de alguma distância, e depois se aproximou e se jogou aos pés dele. Veja Doddridge.

Comentário de John Wesley

Mas ele não respondeu uma palavra. E vieram seus discípulos e rogaram-lhe, dizendo: Manda-a embora; pois ela clama atrás de nós.

Ele não respondeu uma palavra – às vezes ele experimenta nossa fé da mesma maneira.

Referências Cruzadas

Gênesis 42:7 – José reconheceu os seus irmãos logo que os viu, mas agiu como se não os conhecesse, e lhes falou asperamente: “De onde vocês vêm? ” Responderam eles: “Da terra de Canaã, para comprar comida”.

Deuteronômio 8:2 – Lembre-se de como o Senhor, o seu Deus, os conduziu por todo o caminho no deserto, durante estes quarenta anos, para humilhá-los e pô-los à prova, a fim de conhecer suas intenções, se iriam obedecer aos seus mandamentos ou não.

Salmos 28:1 – A ti eu clamo, Senhor, minha Rocha; não fiques indiferente para comigo. Se permaneceres calado, serei como os que descem à cova.

Lamentações 3:8 – Mesmo quando chamo ou grito por socorro, ele rejeita a minha oração.

Mateus 14:15 – Ao cair da tarde, os discípulos aproximaram-se dele e disseram: “Este é um lugar deserto, e já está ficando tarde. Manda embora a multidão para que possam ir aos povoados comprar comida”.

Marcos 10:47 – Quando ouviu que era Jesus de Nazaré, começou a gritar: “Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! “

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *