Estudo de Mateus 17:8 – Comentado e Explicado

Eles levantaram os olhos e não viram mais ninguém, senão unicamente Jesus.
Mateus 17:8

Comentário de E.W. Bullinger

nenhum homem = ninguém.

save = exceto, usado para alla (= but). Veja nota em “mas” , Mateus 20:23 .

somente = sozinho.

Comentário de John Calvin

8. Eles não viram homem senão apenas Jesus. Quando se diz que no final eles viram somente Cristo, isso significa que a Lei e os Profetas tinham uma glória temporária, que somente Cristo poderia permanecer totalmente à vista. Se nos valermos adequadamente da ajuda de Moisés, não devemos parar com ele, mas devemos tentar ser conduzidos por sua mão a Cristo, dos quais ele e todo o resto são ministros. Essa passagem também pode ser aplicada para condenar as superstições daqueles que confundem Cristo não apenas com profetas e apóstolos, mas também com santos da mais baixa posição, de maneira a torná-lo nada mais do que um de seu número. Mas quando os santos de Deus são eminentes graças, é para um propósito totalmente diferente do que eles deveriam defraudar Cristo uma parte de sua honra e apropriar-se deles mesmos. Nos próprios discípulos, podemos ver a origem do erro; enquanto eles estavam aterrorizados pela majestade de Deus, suas mentes vagavam em busca dos homens, mas quando Cristo os levantou gentilmente, eles o viram sozinho. Se somos levados a experimentar o consolo pelo qual Cristo nos livra de nossos medos, todas aquelas afeições tolas, que nos distraem por todo lado, desaparecerão.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 17: 8 . E quando eles ergueram os olhos, etc. – Essa transfiguração de nosso Senhor foi planejada para vários propósitos importantes. Cerca de seis dias antes de acontecer, Jesus havia previsto seus próprios sofrimentos e morte; ao mesmo tempo, para impedir que seus discípulos fossem abatidos pela perspectiva melancólica, bem como para desesperar-se quando a cena sombria se abrisse, ele lhes disse que, embora na aparência ele não passasse de um homem, a aflição geralmente seja o lote de seus discípulos, ele viria a seguir em grande glória como juiz universal, e renderia a cada homem de acordo com suas ações, cap. Mateus 16: 27-28 . E, como prova disso, ele declarou que alguns deles não provariam a morte até que o vi entrar em seu reino; viu uma representação viva da glória da qual ele falou e foi testemunha na extensão de seu poder como juiz sobre seus inimigos, os judeus incrédulos, que deveriam ser punidos por ele com a mais terrível destruição que já aconteceu em qualquer nação. O primeiro artigo de sua promessa, ele cumpriu com a transfiguração, em que ele dá a três de seus apóstolos uma representação visível e também uma prova clara da glória em que ele será julgado. Que esse foi um dos principais fins da transfiguração e da voz do céu que a assistiu, aprendemos com São Pedro, que apela a ambos, a demonstrar a certeza da vinda de Cristo: 2 Epist. Mateus 1: 16-18 . Pois não seguimos fábulas astuciosamente inventadas, quando lhes fizemos saber o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo; mas foram testemunhas oculares de sua majestade. Pois ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando lhe veio uma voz da excelente glória: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.” E esta voz que veio do céu, ouvimos quando estávamos com ele no monte santo. – Contudo, outros objetivos também poderiam ter sido atendidos pela transfiguração: 1. A conferência que nosso Senhor teve com Moisés e Elias, a respeito dos sofrimentos com os quais ele se encontraria em Jerusalém, poderia animá-lo a encontrá-los com resolução, e tornar seus discípulos sensíveis o quão agradável era para a doutrina de Moisés e dos Profetas, que o Messias fosse maltratado e morresse antes de entrar na glória. – 2. O aparecimento desses dois grandes homens, tanto tempo depois de terem entrado no mundo invisível, foi uma prova sensata e um exemplo claro da imortalidade da alma, muito necessária naqueles tempos, quando a opinião dos saduceus era tão predominante. -3. Encontrar Moisés e Elias ajudando Jesus na nova dispensação deve ter dado grande satisfação aos judeus convertidos, e particularmente aos apóstolos, que, portanto, não podiam duvidar que o Evangelho fosse a conclusão e a perfeição da lei. Pois, se não fosse assim, Moisés, o doador da lei, e Elias, que com zelo flamejante o mantinham em tempos de maior corrupção, não teriam aparecido na Terra para encorajar Jesus em seu desígnio de colocá-la de lado. -4. Os três apóstolos foram autorizados a testemunhar a glória de seu Mestre na montanha, para que não se ofendessem com a profundidade da aflição na qual eles, em particular, logo o veriam mergulhar. – 5. A transfiguração demonstrou que todos os sofrimentos que aconteciam a Jesus eram por sua parte perfeitamente voluntários, sendo tão fácil livrar-se da morte quanto adornar-se com a glória celestial. – 6. A glória com a qual o corpo de nosso Senhor foi adornado na transfiguração exibiu uma amostra da beleza e perfeição dos corpos glorificados dos santos após sua ressurreição. Isso o apóstolo sugere, Filipenses 3:21 . Quem mudará nosso corpo vil, para que seja modelado como o seu corpo glorioso, de acordo com o trabalho pelo qual ele é capaz de subjugar todas as coisas a si mesmo. Também é sugerido por São Lucas: pois, embora a glória de Moisés e Elias na transfiguração fosse muito inferior à de Jesus, ele diz expressamente, eles apareceram em glória; não porque eles apareceram no céu, mas porque eles apareceram em corpos glorificados, como aqueles que os santos terão no céu. Não há dúvida disso, com relação a Elias, pois seu corpo foi mudado e adaptado à imortalidade quando ele foi traduzido; e quanto a Moisés, embora ele não tivesse seu próprio corpo, ele poderia ter um formado para a ocasião. Veja Macknight.

Referências Cruzadas

Marcos 9:8 – Repentinamente, quando olharam ao redor, não viram mais ninguém, a não ser Jesus.

Lucas 9:36 – Tendo-se ouvido a voz, Jesus ficou só. Os discípulos guardaram isto somente para si; naqueles dias, não contaram a ninguém nada do que tinham visto.

Atos dos Apóstolos 12:10 – Passaram a primeira e a segunda guarda, e chegaram ao portão de ferro que dava para a cidade. Este se abriu por si mesmo para eles, e passaram. Tendo saído, caminharam ao longo de uma rua, e de repente, o anjo o deixou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *