Estudo de Mateus 17:19 – Comentado e Explicado

Então os discípulos lhe perguntaram em particular: Por que não pudemos nós expulsar este demônio?
Mateus 17:19

Comentário de Albert Barnes

Depois vieram os discípulos … – Essa pergunta foi feita em alguma casa para a qual eles se retiraram perto do local onde o milagre foi realizado (Marcos). Jesus disse-lhes, em resposta, que era por causa da incredulidade deles que não tinham sido capazes de expulsá-lo. Eles ficaram horrorizados com a dificuldade do caso e a obstinação da doença. A fé deles não tornaria mais fácil para Deus operar esse milagre, mas essa era a vontade dele – da maneira como ele operava milagres, que exigia fé naqueles que eram os instrumentos.

Comentário de Joseph Benson

Mateus 17: 19-20 . Então vieram os discípulos para Jesus – Nomeadamente, os nove discípulos, que foram deixados com a multidão, quando Jesus e os outros três subiram ao monte. Eles ficaram em silêncio diante da multidão, envergonhados, ao que parece, por não terem conseguido expulsar esse espírito maligno e, talvez, irritados por alguma culpa sua, terem perdido o poder de realizar milagres, anteriormente conferidos a eles. Mas quando eles vieram com Jesus para o seu alojamento, perguntaram o motivo pelo qual não podiam expulsar esse demônio em particular? Jesus disse: Por causa de sua incredulidade – Porque neste particular você não tinha fé. Você duvidou que eu pudesse ou pudesse permitir que você expulsasse esse espírito maligno, e permiti que ele resistisse aos seus esforços, reprovasse a fraqueza de sua fé. Pois se você tem fé como um grão de mostarda – Se você tem a menor medida da fé em milagres; direis a esta montanha: Remova, etc. – Com essa fé, você será capaz de realizar as coisas mais difíceis em todos os casos em que a glória de Deus e o bem de sua igreja estão envolvidos. É certo que a fé aqui mencionada pode subsistir sem fé salvadora: Judas a possuía, e também a muitos, que expulsavam demônios, e ainda assim, finalmente, terão sua parte com eles. É apenas uma persuasão sobrenatural dada a um homem, que Deus operará por ele de uma maneira extraordinária e sobrenatural, a essa hora. Agora, embora eu tenha toda essa fé, de modo a remover montanhas, ainda assim , se não tenho a fé que opera por amor, eu não sou nada. Remover montanhas, era uma frase proverbial entre os judeus, e ainda é retida em seus escritos, para expressar uma coisa que é muito difícil e para parecer impossível.

Comentário de E.W. Bullinger

Por que não o expulsamos? = Por que não fomos capazes de leste-lo? Veja notas em Mateus 21:21 e Lucas 17: 5 .

Comentário de John Calvin

Mateus 17:19 . Então os discípulos vindo. Os discípulos se perguntam que o poder que eles possuíam lhes foi tirado; mas eles o perderam por culpa própria. Portanto, Cristo atribui essa falta de capacidade à descrença deles, e repete e ilustra mais amplamente a afirmação que ele havia feito anteriormente, de que nada é impossível de acreditar. É um modo de expressão hiperbólico, sem dúvida, quando ele declara que a fé remove árvores e montanhas; mas o significado equivale a isso: que Deus nunca nos abandonará, se mantivermos a porta aberta para receber Sua graça. Ele não quer dizer que Deus nos dará tudo o que podemos mencionar, ou que possa atingir nossas mentes aleatoriamente. Pelo contrário, como nada está mais em desacordo com a fé do que os desejos tolos e irregulares de nossa carne, segue-se que aqueles em quem a fé reina não desejam tudo sem discriminação, mas apenas aquilo que o Senhor promete dar. Portanto, mantenhamos a moderação de modo a não desejar nada além do que ele nos prometeu, e limitar nossas orações à regra que ele estabeleceu.

Mas pode-se objetar que os discípulos não sabiam se o Senhor estava satisfeito ou não em curar o lunático. É fácil responder que a culpa foi deles se eles não sabiam; pois Cristo agora está falando expressamente sobre especial, que tinha seus instintos secretos, conforme as circunstâncias do caso. E é essa a da qual Paulo fala ( 1 Coríntios 12: 9 ). Como foi então que os apóstolos foram privados do poder do Espírito, que eles anteriormente exerceram em realizar milagres, mas porque o extinguiram por a indolência deles? Mas o que Cristo disse sobre especial, em referência a esse evento específico, pode ser estendido à comum de toda a Igreja.

Comentário de Adam Clarke

Por que não o expulsamos? Eles ficaram confusos com a falta de sucesso – mas não com a falta de fé, que foi a causa do aborto! Quando os ministros do Evangelho consideram seus esforços, com respeito a alguns lugares ou pessoas, ineficazes, devem vir, em oração particular, a Cristo, humilhar-se diante dele e implorar para serem informados se algum mal em si não foi o causa da infrutífera de seus trabalhos.

Referências Cruzadas

Marcos 4:10 – Quando ele ficou sozinho, os Doze e os outros que estavam ao seu redor lhe fizeram perguntas acerca das parábolas.

Marcos 9:28 – Depois de Jesus ter entrado em casa, seus discípulos lhe perguntaram em particular: “Por que não conseguimos expulsá-lo? “

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *