Estudo de Mateus 19:14 – Comentado e Explicado

Disse-lhes Jesus: Deixai vir a mim estas criancinhas e não as impeçais, porque o Reino dos céus é para aqueles que se lhes assemelham.
Mateus 19:14

Comentário de Albert Barnes

Jesus disse: Sofrem crianças pequenas … – Marcos acrescenta, ele ficou muito descontente com o que os discípulos disseram. Era algo altamente gratificante para ele, e que ele buscava seriamente, que as crianças fossem trazidas a ele, e um caso em que era muito impróprio que elas interferissem.

De tal é o reino dos céus – O reino dos céus evidentemente significa aqui a igreja. Veja as notas em Mateus 3: 2 . Em Marcos e Lucas, diz-se que ele acrescentou imediatamente: “Todo aquele que não receber o reino de Deus, como uma criança pequena não entrará nele”. Quem não for humilde, ambicioso e dócil, não será um verdadeiro seguidor de Cristo ou um membro de seu reino. De pessoas como essas – isto é, de pessoas com temperamentos como esses – é a igreja a ser composta. Ele não diz sobre esses bebês, mas sobre as pessoas que se assemelham a eles, ou que são como eles de temperamento, é o reino dos céus. Por mais emblemático, portanto, do que seus próprios seguidores deveriam ser e como tendo traços de caráter tão semelhantes ao que ele exigia em seus seguidores, era apropriado que eles fossem trazidos a ele. Ao mesmo tempo, era apropriado, por conta própria, que fossem trazidos a ele e que sua bênção deveria ser buscada neles.

Todos caíram; todos têm uma tendência a pecar, e ninguém além de Jesus pode salvá-los. As crianças pequenas também estão em um mundo de doença e morte, e no começo da vida é apropriado invocar nelas a bênção do Salvador. Eles devem viver para sempre além do túmulo; e como eles acabaram de iniciar uma carreira de existência que nunca pode terminar, é um ato apropriado buscar a bênção daquele Salvador que só pode fazê-los felizes para sempre, ao iniciar sua carreira de existência. Portanto, nenhum ato pode ser mais apropriado do que aquele pelo qual os pais, em uma ordenança solene da religião, os entregam a Deus no batismo, consagrando-os ao seu serviço e buscando a bênção do Salvador. É provável – é de se esperar muito – que todas as crianças sejam salvas. Nenhuma doutrina contrária é ensinada nas Escrituras sagradas. Mas não parece ser o objetivo desta passagem ensinar que todas as crianças serão salvas. Significa simplesmente que eles devem ser levados a Cristo como amáveis, amáveis ??e não corrompidos pelo mundo; como tendo traços de mente semelhantes aos dos cristãos reais; e como eles mesmos precisando de sua bênção.

Comentário de E.W. Bullinger

proibir = impedir.

de tal é: ou, a quem pertence (no idioma inglês): então Tyndale.

Comentário de John Calvin

14. Sofra crianças. Ele declara que deseja receber filhos ; e por fim, abraçando-os, ele não apenas os abraça, mas os abençoa pela imposição da mão; a partir do qual inferimos que sua graça é estendida mesmo para aqueles que são dessa idade. E não é de admirar; pois, como toda a raça de Adão está fechada sob a sentença de morte, todos, do menor ao maior, devem perecer, exceto aqueles que são resgatados pelo único Redentor. Excluir da graça da redenção aqueles que são dessa idade seria muito cruel; e, portanto, não é sem razão que empregamos essa passagem como um escudo contra os anabatistas. Recusam o batismo aos bebês , porque os bebês são incapazes de entender o mistério que é denotado por ele. Por outro lado, sustentamos que, uma vez que o batismo é a promessa e a figura do perdão dos pecados, e também da adoção por Deus, não deve ser negado aos bebês , a quem Deus adota e lava com o sangue de seu Filho. . Sua objeção, de que o arrependimento e a novidade de vida também são denotados por ela, é facilmente respondida. Os bebês são renovados pelo Espírito de Deus, de acordo com a capacidade de sua idade, até que o poder oculto dentro deles cresça gradualmente e se torne plenamente manifesto no tempo apropriado. Novamente, quando argumentam que não há outra maneira pela qual nos reconciliamos com Deus e nos tornamos herdeiros da adoção, a não ser pela fé, admitimos isso como para adultos, mas, com relação aos bebês , essa passagem demonstra que é falsa. . Certamente, a imposição de mãos não era um sinal insignificante ou vazio, e as orações de Cristo não foram desperdiçadas ociosamente no ar. Mas ele não podia apresentar as crianças solenemente a Deus sem lhes dar pureza. E pelo que ele orou por eles, mas para que pudessem ser recebidos no número dos filhos de Deus? Daí resulta que eles foram renovados pelo Espírito para a esperança da salvação. Em suma, abraçando-os, ele testemunhou que eles eram contados por Cristo entre o seu rebanho. E se eles eram participantes dos dons espirituais, representados pelo batismo, não é razoável que eles sejam privados do sinal externo. Mas é presunção e sacrilégio afastar o rebanho de Cristo daqueles a quem ele preza em seu seio, fechar a porta e excluir como estranhos aqueles a quem ele não deseja ser proibido de vir a ele.

Pois assim é o reino dos céus. Sob esse termo, ele inclui crianças pequenas e aqueles que se assemelham a elas; pois os anabatistas excluem tolamente crianças, com quem o assunto deve ter começado; mas, ao mesmo tempo, aproveitando a ocorrência atual, ele pretendia exortar seus discípulos a deixar de lado a malícia e o orgulho, e colocar a natureza dos filhos. Assim, Marcos e Lucas acrescentam que nenhum homem pode entrar na igreja. reino dos céus, a menos que ele seja feito para se parecer com uma criança. Mas devemos atender à advertência de Paulo,

não ser filhos na compreensão, mas na malícia,
( 1 Coríntios 14:20 .)

Comentário de Adam Clarke

De tal é o reino dos céus – Ou, o reino dos céus é composto por tais. Esse parece ser o melhor sentido da passagem e arruina completamente todo o sistema diabólico desumano do que é chamado de condenação de bebês não eleitos; uma doutrina que deve ter surgido de Moloch e só pode ser defendida por um coração em que ele habita. Uma grande parte do reino de Deus é composta literalmente; e somente aqueles que se assemelham a crianças pequenas serão recebidos nela: ver em Mateus 18: 3 ; (Nota). Cristo ama crianças pequenas porque ama a simplicidade e a inocência; ele santificou a própria idade passando por ele próprio – o santo Jesus já foi uma criança.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 19:14 . Sofra filhinhos, etc. – Deixe os filhinhos em paz e não os impeça de virem a mim. Veja o Dr. Scott, Doddridge, etc. O fato de Cristo demonstrar sua consideração por essas crianças não deve apenas ter sido extremamente agradável para os pais, mas a memória dessa condescendência pode causar impressões ternas e duradouras nas próprias crianças; e a visão deve ter sido muito edificante e encorajadora para outros jovens que possam estar presentes; para não dizer o quão instrutiva essa gentileza para com as crianças pode ser para os ministros e quanto sua utilidade pode ser promovida com relação a ela. Nosso Senhor poderia razoavelmente ficar mais descontente com seus discípulos por se esforçar para impedir que fossem trazidos, pois ele ultimamente havia colocado uma criança entre eles e insistia na necessidade de serem adaptados a ela. Veja cap. Mateus 18: 2-3 . E talvez, como os discípulos expressaram alguma insatisfação em sua doutrina a respeito do divórcio, Mateus 19:10 . Jesus aproveitou a oportunidade para informá-los novamente que, a menos que possuíssem a humildade, mansidão e docilidade dos filhos, eles não deveriam entrar no reino de Deus; pois assim é o reino dos céus; isto é, como o Dr. Doddridge parafraseia: “Pessoas com esse caráter são os verdadeiros súditos do meu reino e herdeiros da glória eterna, aos quais meus pequenos filhos são recebidos; e, em suma, os filhos de pais crentes devem ser admitidos em minha igreja pelo batismo “. Veja Marcos 10:15 .

Comentário de Scofield

reino

(Veja Scofield “ Mateus 3: 2 “)

Comentário de John Wesley

Mas Jesus disse: Sofra crianças pequenas, e não as proibe que venham a mim; porque assim é o reino dos céus.

Desse é o reino dos céus – Filhinhos, no sentido natural ou espiritual, têm o direito de entrar no meu reino. Mateus 18: 3 .

Referências Cruzadas

Gênesis 17:7 – Estabelecerei a minha aliança como aliança eterna entre mim e você e os seus futuros descendentes, para ser o seu Deus e o Deus dos seus descendentes.

Gênesis 17:24 – Abraão tinha noventa e nove anos quando foi circuncidado,

Gênesis 21:4 – Quando seu filho Isaque tinha oito dias de vida, Abraão o circuncidou, conforme Deus lhe havia ordenado.

Juízes 13:7 – mas ele me assegurou: ‘Você engravidará e dará à luz um filho. Todavia, não beba vinho nem outra bebida fermentada, e não coma nada impuro, porque o menino será nazireu, consagrado a Deus, desde o nascimento até o dia da sua morte’ “.

1 Samuel 1:11 – E fez um voto, dizendo: “Ó Senhor dos Exércitos, se tu deres atenção à humilhação de tua serva, te lembrares de mim e não te esqueceres de tua serva, mas lhe deres um filho, então eu o dedicarei ao Senhor por todos os dias de sua vida, e o seu cabelo e a sua barba nunca serão cortados”.

1 Samuel 1:22 – Ana não foi e disse a seu marido: “Depois que o menino for desmamado, eu o levarei e o apresentarei ao Senhor, e ele morará ali para sempre”.

1 Samuel 1:24 – Depois de desmamá-lo, levou o menino, ainda pequeno, à casa do Senhor, em Siló, com um novilho de três anos de idade, uma arroba de farinha e uma vasilha de couro cheia de vinho.

1 Samuel 2:18 – Samuel, contudo, ainda menino, ministrava perante o Senhor, vestindo uma túnica de linho.

Mateus 11:25 – Naquela ocasião Jesus disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos pequeninos.

Mateus 18:3 – e disse: “Eu lhes asseguro que, a não ser que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no Reino dos céus.

Marcos 10:14 – Quando Jesus viu isso, ficou indignado e lhes disse: “Deixem vir a mim as crianças, não as impeçam; pois o Reino de Deus pertence aos que são semelhantes a elas.

Lucas 18:16 – Mas Jesus chamou a si as crianças e disse: “Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino de Deus pertence aos que são semelhantes a elas.

1 Coríntios 14:20 – Irmãos, deixem de pensar como crianças. Com respeito ao mal, sejam crianças; mas, quanto ao modo de pensar, sejam adultos.

1 Pedro 2:1 – Livrem-se, pois, de toda maldade e de todo engano, hipocrisia, inveja e toda espécie de maledicência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *