Estudo de Mateus 22:40 – Comentado e Explicado

Nesses dois mandamentos se resumem toda a lei e os profetas.
Mateus 22:40

Comentário de Albert Barnes

Nestes dois mandamentos estão pendurados … – Ou seja, eles compreendem a substância do que Moisés na lei e o que os profetas disseram.

O que eles disseram foi se esforçar para fazer as pessoas amarem a Deus e se amarem. O amor a Deus e ao homem compreende toda a religião, e produzir isso tem sido o desígnio de Moisés, dos profetas, do Salvador e dos apóstolos.

Marcos Marcos 12: 32-34 acrescenta que o escriba disse: “Bem, Mestre, você disse a verdade;” e que ele consentiu com o que Jesus havia dito e admitiu que amar a Deus e aos homens dessa maneira era mais do que todos os holocaustos e sacrifícios; isto é, era de mais valor ou importância. Jesus, em resposta, disse a ele que “não estava longe do reino dos céus”; em outras palavras, por sua resposta, ele mostrou que estava quase preparado para receber as doutrinas do evangelho. Ele havia demonstrado um conhecimento tão grande da lei que provou que estava quase preparado para receber os ensinamentos de Jesus. Veja as notas em Mateus 3: 2 .

Marcos e Lucas dizem que isso teve tal efeito que ninguém depois disso perguntou a ele qualquer pergunta, Lucas 20:40 ; Marcos 12:34 . Isso não significa que nenhum de seus discípulos faça perguntas a ele, mas nenhum dos judeus. Ele havia confundido todas as suas seitas – os herodianos Mateus 22: 15-22 ; os saduceus Mateus 22: 23-33 ; e, por último, os fariseus Mateus 22: 34-40 . Encontrando-se incapazes de confundi-lo, todos desistiram finalmente da tentativa.

Versículos 41-46

Jesus propõe uma pergunta sobre o Messias – Veja também Marcos 12: 35-37 ; Lucas 20: 41-44 .

Comentário de E.W. Bullinger

Ativado = In. Grego. en . App-104.

tudo = o todo.

Comentário de John Calvin

Mateus 22:40 . Sobre esses dois mandamentos. Volto agora a Mateus, onde Cristo diz que toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos; não que ele pretenda limitar a eles toda a doutrina das Escrituras, mas porque tudo o que é ensinado em qualquer lugar sobre a maneira de viver uma vida santa e justa deve ser referido a esses dois pontos principais. Pois Cristo não trata geralmente o que a Lei e os Profetas contêm, mas, ao redigir sua resposta, afirma que nada mais é exigido na Lei e nos profetas do que todo homem deve amar a Deus e seus vizinhos; como se ele tivesse dito, que a soma de uma vida santa e reta consiste na adoração a Deus e na caridade aos homens, como Paulo afirma que a caridade é

o cumprimento da lei ( Romanos 13:10 .)

E, portanto, algumas pessoas mal informadas estão enganadas ao interpretar essa afirmação de Cristo, como se não devêssemos buscar nada mais alto na Lei e nos Profetas. Pois, como distinção deve ser feita entre as promessas e os mandamentos, nesta passagem Cristo não declara geralmente o que devemos aprender da palavra de Deus, mas explica, de uma maneira adequada à ocasião, o fim a que todos os mandamentos são dirigidos. No entanto, o livre perdão dos pecados, com o qual nos reconciliamos com Deus – confiança em invocar a Deus, que é a penhor da herança futura – e todas as outras partes da , embora tenham a primeira posição na Lei, não dependa desses dois mandamentos; pois uma coisa é exigir o que devemos, e outra coisa é oferecer o que não possuímos. O mesmo é expresso em outras palavras por Marcos, que não há outro mandamento maior que estes.

Comentário de Adam Clarke

Nestes dois – penduram toda a lei e os profetas – são como o primeiro e o último elo de uma corrente, todos os intermediários dependem deles. A verdadeira religião começa e termina em amor a Deus e ao homem. Esses são os dois grandes elos que unem Deus ao homem, o homem aos seus companheiros e os homens novamente a Deus.

O amor é o cumprimento da lei, diz São Paulo, Romanos 13:10 ; pois quem tem nele o amor de Deus se deleita em obedecer aos preceitos divinos e em fazer todo tipo de bondade com os homens, por amor de Deus.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 22:40 . Sobre esses dois mandamentos, etc. – O significado é que toda a razão da religião (que, na dispensação judaica, foi incluída na lei e nos profetas) reside nesses dois mandamentos gerais; que todos esses preceitos e deveres particulares são compreendidos: que nada pode ter qualquer obrigação na religião, mas no que se refere ao amor que devemos a Deus ou ao amor que devemos ao próximo. A relação entre Deus e o homem, uma vez conhecida, a primeira conclusão é que devemos amar o Senhor nosso Deus com todos, etc. isto é, com todo o nosso poder; e, até que este princípio geral seja estabelecido, os deveres particulares devido a Deus não podem ser considerados. Não há espaço para investigar as instâncias apropriadas de expressar nosso amor a Deus, até que a obrigação geral de amar a Deus seja conhecida e admitida. O mesmo motivo vale para o outro chefe geral da religião: o amor ao próximo. Mas, uma vez estabelecidos esses princípios gerais, os deveres específicos fluem deles, é claro. O amor de Deus e o amor ao próximo, se cuidadosamente atendidos, crescerão facilmente em um sistema completo de religião experimental e prática. Os deveres da religião são todos relativos, tanto a Deus quanto ao homem; e não há dever relativo em que o amor não se transforme prontamente em, à mera visão das diferentes circunstâncias da pessoa em questão. O amor, em relação ao superior, se torna honra e respeito. Em relação aos iguais, é amizade e benevolência; para os inferiores, é cortesia e condescendência: se considera feliz e próspero, é alegria e prazer; se olha para o miserável, é pena e compaixão; é uma ternura que se descobrirá em todos os atos de misericórdia e humanidade. Nos deveres negativos, esse princípio não é menos eficaz do que no positivo. O amor não nos permitirá ferir, oprimir ou ofender nosso irmão; não nos permitirá negligenciar nossos superiores ou desprezar nossos inferiores; restringirá toda paixão desordenada e não permitirá que satisfaçamos nossa inveja à medida que o crédito ou a reputação de nosso vizinho são expurgados. O mesmo pode ser dito do nosso amor a Deus; pois os deveres que devemos a Deus estão fundados na relação entre Deus e nós. Não existindo tal relação, as perfeições de Deus podem ser motivo de admiração, mas não podem ser a base do dever e da obediência. Tenho observado que o amor se transforma naturalmente em todos os deveres relativos que surgem das circunstâncias das pessoas relacionadas. Assim, no presente caso, se amamos a Deus e o consideramos o Senhor e governador do mundo, nosso amor logo se tornará obediência; se o considerarmos sábio, bom e gracioso, nosso amor se tornará honra e admiração; se acrescentarmos a eles nossa própria fraqueza e enfermidade, o amor nos ensinará dependência e nos levará em todos os nossos desejos a buscar refúgio em nosso grande Protetor; e assim, em todos os outros casos, os deveres particulares podem ser retirados desse princípio geral. A oração e o louvor, e outras partes do culto divino que são os atos desses deveres, estão tão claramente conectados a eles, que não há necessidade de mostrar claramente a respeito deles, como eles fluem desse mandamento geral.

Referências Cruzadas

Mateus 7:12 – Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam; pois esta é a Lei e os Profetas”.

João 1:17 – Pois a Lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por intermédio de Jesus Cristo.

Romanos 3:19 – Sabemos que tudo o que a lei diz, o diz àqueles que estão debaixo dela, para que toda boca se cale e todo o mundo esteja sob o juízo de Deus.

Romanos 13:9 – Pois estes mandamentos: “Não adulterarás”, “não matarás”, “não furtarás”, “não cobiçarás”, e qualquer outro mandamento, todos se resumem neste preceito: “Ame o seu próximo como a si mesmo”.

1 Timóteo 1:5 – O objetivo desta instrução é o amor que procede de um coração puro, de uma boa consciência e de uma fé sincera.

Tiago 2:8 – Se vocês de fato obedecerem à lei real encontrada na Escritura que diz: “Ame o seu próximo como a si mesmo”, estarão agindo corretamente.

1 João 4:7 – Amados, amemo-nos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.

1 João 4:19 – Nós amamos porque ele nos amou primeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *