Estudo de Marcos 9:20 – Comentado e Explicado

Eles lho trouxeram. Assim que o menino avistou Jesus, o espírito o agitou fortemente. Caiu por terra e revolvia-se espumando.
Marcos 9:20

Comentário de Joseph Benson

Marcos 9: 20-22 . E quando ele o viu – Quando a criança viu Jesus, sendo trazido a ele por seu pai: quando sua libertação estava próxima; imediatamente o espírito o rasgou – fez seu último grande esforço para destruí-lo. Não é geralmente assim, antes que Satanás abandone seu poder sobre uma alma da qual ele há muito possuiu? E ele (Cristo) perguntou: Quanto tempo é, etc. – O Senhor Jesus fez essa pergunta pela mesma razão pela qual ele fez com que Satanás fizesse o violento ataque aos jovens mencionados, ou seja, para que os espectadores ficassem impressionados com um sentido mais vivo de sua condição deplorável. E ele disse: De uma criança – grega, desde sua infância, ou, como alguns a retratam , de sua infância. E muitas vezes – O espírito maligno; o lançou no fogo, etc., para destruí-lo – Tal é o poder que tem sobre ele, e tal é a sua raiva e malícia infernais! Mas se você puder fazer alguma coisa – Em um caso tão desesperado; tenha compaixão de nós – por mim e por ele; e ajude-nos – O pai aflito, muito desencorajado pela incapacidade dos discípulos de nosso Senhor, e desanimado com a visão da miséria de seu filho, e com a lembrança de sua longa continuidade, temia que essa possessão pudesse superar o poder do próprio Jesus, e portanto, falou assim, expressando suas dúvidas e medos de uma maneira muito natural, e no entanto fortemente patética, e obliquamente interessante a honra de Cristo na questão do caso.

Comentário de E.W. Bullinger

quando ele O viu. Um suplemento divino, aqui.

tara = convulsionada.

espumante chafurdado. Esses detalhes são suplementos divinos, aqui,

chafurdado = começou a rolar.

Comentário de John Calvin

Marcos 9:20 . E assim que ele o viu. Que o diabo se enfurecesse com mais do que a crueldade comum contra o homem, quando ele é levado a Cristo, não deve causar surpresa; pois na proporção em que a graça de Cristo é vista mais próxima, e age de maneira mais poderosa, a fúria de Satanás é mais altamente excitada. A presença de Cristo o desperta como o som de uma trombeta. Ele levanta uma tempestade o mais violenta possível e luta com todas as suas forças. Devemos estar preparados de antemão com tais meditações, para que nossa não seja perturbada, quando a aproximação da graça de Cristo é enfrentada por mais do que violência comum da parte de nosso inimigo. Também não devemos perder de vista outro ponto, que o verdadeiro começo de nossa cura é quando nossa aflição é tão pesada que estamos quase no ponto da morte. Também deve ser levado em consideração que, por meio do furioso ataque de Satanás, nosso Senhor acende uma tocha para fazer com que sua graça seja vista; pois, quando os espectadores ficaram horrorizados com o terrível espetáculo, a demonstração do poder de Cristo, que se seguiu imediatamente, foi mais claramente percebida.

Comentário de Adam Clarke

Quando ele o viu, o espírito o atormentou; e ele caiu no chão, etc. – Quando esse demônio viu Jesus, ele ficou com muita raiva, sabendo que seu tempo era curto; e, portanto, as convulsões extraordinárias mencionadas acima.

Comentário de Thomas Coke

Marcos 9: 20-24 . O espírito o assusta Lance-o em convulsões. Sem dúvida, Jesus poderia facilmente ter evitado esse ataque; mas ele sabiamente permitiu que as mentes dos espectadores ficassem impressionadas com uma noção mais viva da angústia do jovem. Foi pela mesma razão também que ele perguntou a seu pai há quanto tempo ele estava nessa condição deplorável? que o informou, que ele estivera tão bem desde a infância. O pai aflito, muito desencorajado pela incapacidade dos discípulos de nosso Senhor, e desanimado com a visão da miséria de seu filho e com a lembrança de sua longa continuidade, temia que essa possessão pudesse superar o poder até do próprio Jesus, como os escribas. averred; e, portanto, não pôde deixar de expressar suas dúvidas e medos, se você puder fazer alguma coisa, etc. Portanto, para torná-lo sensível ao seu erro, Jesus disse-lhe: Marcos 9:23 em alusão às expressões de desconfiança que ele havia proferido: Se você pode acreditar, etc. O pai, ouvindo isso, gritou em lágrimas, em que ele acreditava; e rogou a Jesus que suprisse, por sua bondade e piedade, qualquer deficiência que encontrasse em sua fé, Marcos 9:24 . Como os milagres de Cristo eram a prova de sua missão, pode parecer estranho que, nessa e em várias outras ocasiões (veja Mateus 9:28 .), Antes que ele operasse os milagres desejados, ele exigia que os súditos deles cressem nele. Talvez estas fossem as razões: 1. Seus inimigos frequentemente desejavam ver sinais ou milagres, fingindo disposição para crer ( Mateus 16: 1. ): Mas as pessoas que trouxeram para serem curadas e os sinais que exigiam, geralmente eram tais como eles esperavam que fosse superior ao seu poder, a verdadeira intenção era que, fracassando na tentativa, ele deveria se expor. Para Jesus, portanto, ter realizado milagres em tais circunstâncias, dificilmente serviria a qualquer propósito, a menos que fosse para gratificar a curiosidade irracional de seus inimigos, ou melhor, sua disposição maligna; uma conduta que, em vez de convencer, deve tê-los enfurecido, e os levou a inventar, se possível, algum método mais rápido de destruí-lo. Sabemos que a ressurreição de Lázaro teve esse efeito; que é uma demonstração incontestável de que a obstinação dos inimigos de Cristo não deveria ser superada por nenhuma evidência, por mais clara ou forte que seja; e, portanto, ele, em sua divina sabedoria, evitou realizar milagres diante desse tipo de pessoa, que não podia ser beneficiado por eles; como por exemplo, em seu próprio país, onde ele não realizou muitas obras poderosas, por causa de sua incredulidade. Mateus 13:58 . Pela mesma razão, quando alguém o procurava implorando curas milagrosas, seja para si ou para os outros, era muito apropriado perguntar se a cura era procurada para gratificar uma vã curiosidade, e com esperanças secretas de que Jesus falharia na tentativa, ou a partir de uma verdadeira persuasão de que ele foi capaz de realizá-lo. Nosso Senhor, é verdade, estava intimamente familiarizado com os pensamentos e intenções de todos os homens e, portanto, não precisava fazer essa pergunta para sua própria informação; mas ele fez isso para significar que não faria milagres apenas para gratificar as más disposições de homens irracionais. 2. Deve-se considerar que, embora o poder secular não interponha sua autoridade para apoiar o crédito dos milagres de nosso Senhor, mais universalmente a fé deles prevaleceu no país, onde e ao mesmo tempo em que foram forjados. maior deve ser sua evidência para nós nos tempos posteriores. Porque essa persuasão geral demonstra que os milagres de nosso Senhor foram realizados publicamente; que muitas pessoas estavam presentes neles; que as testemunhas oculares não tinham dúvida delas; e que eles os relacionavam com outros que, dando seu testemunho, acreditavam que eram reais. Nesta visão do assunto, não nos interessa um pouco saber a opinião que os compatriotas de nosso Senhor nutriram dele e de suas obras. Portanto, podemos supor com razão, que uma das razões para ele perguntar àqueles que o procuravam, se eles acreditavam que ele era capaz de executar as curas que eles solicitavam, poderia ser, para nos tornar, que vivemos no passado, sensatos até que ponto os relatos de seus milagres foram espalhados, com que firmeza eles foram acreditados, quão grande foi o número daqueles que acreditaram neles e quão altamente ele próprio foi reverenciado por causa deles. Essa observação mostra a sabedoria e a propriedade da expressão que nosso Senhor costumava usar para conferir suas curas milagrosas; Mateus 8:13 . Como creste, assim seja feito para ti. Mateus 9:22 . Tua fé te salvou. Lucas 8:50 . Acredite apenas, e ela será feita inteira. Lucas 18:42 . Tua fé te salvou. Pois as curas a seguir não deixam espaço para suspeitar que as declarações que eles deram de sua fé em seus milagres foram fingidas ou duvidosas. Veja Lucas 8:48 . Mas, 3 e especialmente, deve-se acrescentar que a fé na bondade e no poder de Cristo tendia tanto à glória do Criador, e à humilhação da criatura, que acima de tudo preparou o pobre peticionário para receber a benefício da interferência milagrosa do Senhor; que, consistentemente com sua própria honra e perfeições, ele poderia, nesse caso, exercer ao máximo.

Comentário de Spurgeon

Esse milagre é aquele que mostra o poder transformador do Salvador de uma maneira notável.

Marcos 9: 20-21 . E quando ele o viu, imediatamente o espírito o atormentou; e ele caiu no chão, e espantou-se. E ele perguntou a seu pai: Há quanto tempo isso não lhe chegou? E ele disse: De uma criança.

Um caso terrível.

Marcos 9: 22-25 . E muitas vezes o lançou no fogo e nas águas para destruí-lo; mas se você puder fazer alguma coisa, tenha compaixão de nós e ajude-nos. Jesus disse-lhe: Se podes crer, todas as coisas são possíveis para o que crê. E logo o pai da criança clamou e disse com lágrimas: Creio, Senhor; ajuda tu a minha incredulidade. Quando Jesus viu que o povo estava correndo, ele repreendeu o espírito imundo, dizendo-lhe: Espírito mudo e surdo, eu te ordeno, saia dele e não entre mais nele.

Essa é uma maneira pela qual Cristo cura. Quando ele expulsa o diabo de um homem, ele acrescenta: “Não entres mais nele”. Eu acredito na perseverança final dos santos, porque acredito na ejeção onipotente de Satanás dos homens, quando Cristo diz a palavra: “Saia dele, e não entre mais nele”.

Marcos 9: 26-29 . E o espírito clamou, e o machucou, e saiu dele; e ele estava como um morto; de modo que muitos disseram: Ele está morto. Jesus, porém, o pegou pela mão e o levantou; e ele se levantou. E quando ele entrou em casa, seus discípulos lhe perguntaram em particular: Por que não o expulsamos? E ele lhes disse:

Segundo outro evangelista, era por falta de fé. No entanto, ele acrescentou: –

Marcos 9:29 . Esse tipo pode surgir por nada, mas por oração e jejum.

Deus não nos dá tudo em resposta a uma oração. Pode ser necessário, para algumas bênçãos, que a oração seja reiterada – que ela se aprofunde – que ela se torne uma dor. Pode até ser necessário, para que uma bênção aconteça, que o jejum seja usado com a oração, a fim de mostrar a intensa ansiedade e sinceridade do peticionário.

Agora observe o versículo 38.

Marcos 9:38 . E João lhe respondeu, dizendo: Mestre, vimos alguém expulsando demônios em teu nome, e ele não nos segue; e nós o proibimos, porque ele não nos segue.

John, neste caso, era como muitas pessoas atualmente. Você percebe isso. Eles não podiam expulsar os próprios demônios e, quando encontraram alguém que o fez, proibiram-no de fazê-lo, porque ele não os seguiu. Conheço ministros instruídos, eloquentes e respeitáveis, que não podem salvar pecadores. E ouvem que certos homens pobres, analfabetos e sem instrução arrebataram pecadores como marcas das queimadas e os proíbem de fazer o que não podem fazer eles mesmos. É insanidade – que impediria qualquer homem de fazer o que Deus lhe permite fazer; e devemos ser os últimos a proibir outros de fazê-lo.

Marcos 9:39 . Mas Jesus disse: Não o proíba; porque não há homem que faça um milagre em meu nome que possa falar mal de mim.

Essas pessoas eram dissidentes, podemos dizer – uma espécie de forasteiros. E João exerce todo o poder de sua autoridade apostólica para derrubá-los; e então Jesus Cristo exerce todo o poder de sua autoridade divina para dar-lhes liberdade para continuar.

Marcos 9: 40-41 . Pois quem não é contra nós é da nossa parte. Pois qualquer que lhe der um copo de água para beber em meu nome, porque você pertence a Cristo, em verdade vos digo que ele não perderá sua recompensa.

Comentário de John Wesley

E eles o trouxeram a ele; e quando ele o viu, imediatamente o espírito o atormentou; e ele caiu no chão, e espantou-se.

Quando ele o viu – Quando a criança viu Cristo; quando sua libertação estava próxima.

Imediatamente o espírito o rasgou – fez seu último grande esforço para destruí-lo. Não é geralmente assim, antes que Satanás seja expulso de uma alma, da qual ele tem possessão há muito tempo?

Referências Cruzadas

Jó 1:10 – “Acaso não puseste uma cerca em volta dele, da família dele e de tudo o que ele possui? Tu mesmo tens abençoado tudo o que ele faz, de modo que todos os seus rebanhos estão espalhados por toda a terra.

Jó 2:6 – O Senhor disse a Satanás: “Pois bem, ele está nas suas mãos; apenas poupe a vida dele”.

Marcos 1:26 – O espírito imundo sacudiu o homem violentamente e saiu dele gritando.

Marcos 5:3 – Esse homem vivia nos sepulcros, e ninguém conseguia prendê-lo, nem mesmo com correntes;

Marcos 9:18 – Onde quer que o apanhe, joga-o no chão. Ele espuma pela boca, range os dentes e fica rígido. Pedi aos teus discípulos que expulsassem o espírito, mas eles não conseguiram”.

Marcos 9:26 – O espírito gritou, agitou-o violentamente e saiu. O menino ficou como morto, a ponto de muitos dizerem: “Ele morreu”.

Lucas 4:35 – Jesus o repreendeu, e disse: “Cale-se e saia dele! ” Então o demônio jogou o homem no chão diante de todos, e saiu dele sem o ferir.

Lucas 8:29 – Pois Jesus havia ordenado que o espírito imundo saísse daquele homem. Muitas vezes ele tinha se apoderado dele. Mesmo com os pés e as mãos acorrentados e entregue aos cuidados de guardas, quebrava as correntes, e era levado pelo demônio a lugares solitários.

Lucas 9:42 – Quando o menino vinha vindo, o demônio o lançou por terra, em convulsão. Mas Jesus repreendeu o espírito imundo, curou o menino e o entregou de volta a seu pai.

João 8:44 – “Vocês pertencem ao pai de vocês, o diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira.

1 Pedro 5:8 – Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *