Estudo de Marcos 10:13 – Comentado e Explicado

Apresentaram-lhe então crianças para que as tocasse; mas os discípulos repreendiam os que as apresentavam.
Marcos 10:13

Comentário de Albert Barnes

Deve tocá-los – Ou seja, deve impor suas mãos sobre eles, orar por eles e abençoá-los. Compare Mateus 19:13 . Era comum colocar as mãos na cabeça de uma pessoa para quem uma bênção era pedida. Veja o caso de Jacó, Gênesis 48:14 .

Comentário de Joseph Benson

Marcos 10: 13-16 . Eles trouxeram filhinhos para ele – Veja a nota em Mateus 19: 13-15 . Jesus ficou muito desgostoso – por culparem aqueles que não eram culpados e se esforçarem para impedir que as crianças recebam uma bênção. E disse: Sofrem crianças pequenas para virem a mim – Agora, e em outros momentos convenientes, porque estou mais satisfeito do que ofendido em vê-las trazidas a mim: pois assim é o reino de Deus – Os membros do reino que Eu vim para estabelecer no mundo são como estes, bem como pessoas adultas de um temperamento infantil. Em verdade, todo aquele que não receber o reino de Deus quando criança – Despojando-se dos preconceitos e dos pontos de vista seculares que os homens contraem em seus anos mais maduros, para que possa vir, por assim dizer, à humildade e mansidão, à simplicidade e à humildade. capacidade de aprender, de uma criança pequena (ver Salmos 131: 2. ) Ele não entrará nele – Ele não será um membro do meu reino, será um gênio sempre tão sublime, ou suas circunstâncias na vida serão tão consideráveis. E ele os pegou nos braços, etc. – Ele os abraçou ternamente com complacência e amor, e como mais um sinal da bondade transbordante de seu coração em relação a eles; ele colocou as mãos sobre eles e os abençoou – recomendando-os de maneira solene à bênção e favor de seu Pai celestial; que sem dúvida desceu sobre eles e os assistiu em sua vida futura. “Que os ministros vejam este compassivo pastor de Israel, reunindo assim os cordeiros em seus braços com todos os sinais de ternura; e que a visão lhes ensine uma consideração crescente pelos cordeiros de seu rebanho, que devem ser notados e instruídos com antecedência; e por e com quem eles deveriam orar freqüentemente, lembrando-se de quantas vezes a graça divina toma posse do coração nos anos da infância e santifica os filhos de Deus quase desde o ventre. Que toda primeira impressão, feita em suas mentes ternas, seja estimada; e que aqueles que o próprio Cristo está pronto para receber não sejam desconsiderados por seus servos, que em todas as ocasiões devem ser gentis com todos e aptos a ensinar. Que os pais vejam essa visão com prazer e gratidão; encoraje-os a levar seus filhos a Cristo pela , e a entregá-los a ele no batismo e na oração. E se aquele que tem as chaves da morte e do mundo invisível, julga oportuno remover essas queridas criaturas de nós em seus primeiros dias, deixe a lembrança dessa história nos confortar; e ensina-nos a ter esperança de que aquele que tão graciosamente recebeu essas crianças não se esqueceu da nossa; mas que eles estão adormecidos docemente nele, e serão os objetos eternos de seu cuidado e amor; pois assim é o reino de Deus. E vamos todos nos comprometer com ele; e sejamos dispostos a nos tornar crianças, se desejamos entrar em seu reino. Não nos governemos pelas vãs máximas de uma era corrupta e degenerada. Que o orgulho, a ambição, a luxúria ou a avareza possuam, atormentem e escravizem nossas mentes; mas, com a simplicidade amável das crianças, vamos nos colocar nas mãos sábias e gentis de Jesus, como nosso guardião, e nos referirmos ao seu cuidado pastoral e parental; ser vestido e alimentado, ser guiado e descartado, como achar melhor. Para este propósito, ó Deus, que possamos nascer de novo por teu Espírito, e formados de novo por tua graça! Visto que somente por esse método, podemos ser reunidos para participar da herança dos santos na luz e ser assim filhos de Deus que serão por fim os filhos da ressurreição. ” Doddridge.

Comentário de E.W. Bullinger

trouxe = estavam carregando. Dê tempo, isto é, quando Ele seguiu seu caminho.

crianças. Grego. paidia . App-108.

repreendido = repreendendo, Imperf. tenso: ou seja, como eles foram trazidos sucessivamente.

Comentário de Adam Clarke

E eles trouxeram crianças pequenas – Veja em Mateus 19: 13-15 ; (Nota).

Comentário de Scofield

jovem

pequeno. Cf. Mateus 5:16

Comentário de Spurgeon

Marcos 10:13 . E trouxeram-lhe filhos pequenos, para que ele os tocasse; e seus discípulos repreenderam os que os trouxeram.

Eles os consideravam muito pouco, insignificantes e que o Mestre tinha coisas maiores para fazer; mas ele não pensa assim. Nenhum é muito pouco para ele. Ele recebe até honras infantis para si mesmo.

Marcos 10:14 . Mas quando Jesus viu isso, ficou muito descontente e disse-lhes: Sofrem as criancinhas que vierem a mim e não as proíbam; porque assim é o reino de Deus.

Muitos deles entram nesse reino, e todos que alguns pensam devem ser como eles. A criança não é o assunto mais difícil da conversão; mas sim:

Marcos 10:15 . Em verdade vos digo que, qualquer que não receber o reino de Deus quando criança, não entrará nele.

Em vez de nos tornarmos mais sábios, a fim de estarmos aptos para Cristo, devemos estar mais conscientes da ignorância, mais confiantes em relação a ele, mais dependentes dele, meras crianças.

Marcos 10: 16-18 . E ele os pegou nos braços, colocou as mãos sobre eles e os abençoou. E quando ele saiu pelo caminho, veio alguém correndo, ajoelhou-se e perguntou-lhe: Bom Mestre, o que devo fazer para herdar a vida eterna? E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? não há nada bom senão um, isto é, Deus.

Ele não revelou aqui sua divindade a esse jovem, mas se ele tivesse pensado um pouco, ele poderia ter visto. No entanto, ele respondeu sua pergunta. “Se você deseja ser salvo por suas ações, é isso que precisa fazer – não assistir aos sacramentos e passar por apresentações, mas isso.”

Marcos 10: 19-20 . Tu conheces os mandamentos, não cometerás adultério, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não defraudarás, honra a teu pai e mãe. E ele respondeu, e disse-lhe: Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude.

E ele provavelmente o havia feito com muita cautela e ansiedade, mas, apesar de tudo isso, ele realmente não cumprira todos esses comandos sem uma falha. Temos certeza disso, mas seus olhos ainda não estavam abertos para ver suas próprias falhas.

Marcos 10:21 . Então Jesus, vendo-o, o amou,

Havia tanta coisa amável nele.

Marcos 10:21 . E disse-lhe: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz e segue-me.

Ele sabia que havia um ponto fraco no caráter do jovem – que ele ainda não amava supremamente a Deus, mas amava sua riqueza – que ele estava vivendo para este mundo, afinal. E não existem muitos desses – de caráter mais correto? Ninguém poderia apontar para uma única falha em sua moral, mas eles estão vivendo puramente para si mesmos, de modo que possam comprar, vender e obter ganhos. Nenhum pensamento de Deus, exceto um medo de que eles não caíssem sob sua vara, mas nenhum pensamento de servi-lo e de se expor para sua glória, nem muito pensamento, também, para seus semelhantes. Cristo havia atingido a mancha – marcado para ele.

Marcos 10: 23-24 . E ele ficou triste com esse ditado, e foi embora aflito, pois possuía grandes posses. E Jesus olhou em volta e disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! E os discípulos ficaram surpresos com suas palavras.

Pois os rabinos haviam ensinado muito bem que o dinheiro responderia a tudo – que se você pudesse dar tanto e pagar tanto, tudo estaria bem com você. Cristo foi contra todos esses ensinamentos e mostrou que, a esse respeito, o dinheiro não servia – de fato, que freqüentemente era um obstáculo.

Marcos 10:24 . Mas Jesus respondeu novamente e disse-lhes: Filhos, quão difícil é para aqueles que confiam em riquezas entrar no reino de Deus!

É uma impossibilidade. Somente Deus pode fazer isso.

Marcos 10: 25-27 . É mais fácil para um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que para um homem rico entrar no reino de Deus. E ficaram espantados, dizendo entre si: Quem então pode ser salvo? E Jesus, olhando para eles, disse: Para os homens é impossível, mas não para Deus; pois para Deus tudo é possível.

Marcos 10: 32-34 . E eles estavam subindo a Jerusalém; e Jesus foi adiante deles; e ficaram maravilhados; e ao segui-los, ficaram com medo. E ele pegou novamente os doze e começou a dizer-lhes o que lhe devia acontecer: Dizendo: Eis que subimos a Jerusalém; e o Filho do homem será entregue aos principais sacerdotes e aos escribas; e condená-lo-ão à morte, e o entregarão aos gentios; e zombarão dele, e o açoitarão, e cuspirão nele, e o matarão; e no terceiro dia ele ressuscitará.

Pelo número dessas frases, fica claro que nosso Salvador fez um relato muito detalhado de seus sofrimentos, repassando cada detalhe que ele claramente previu, em que vemos seu caráter profético. Mas é mais do nosso ponto de vista que ele sabia de antemão quanto lhe custaria resgatar nossas almas. “Quando o Salvador sabia que o preço do perdão era seu sangue, sua pena nunca se retirou.” Ele sabia não apenas que devia morrer, mas sabia todas as circunstâncias de dor e vergonha com as quais essa morte deveria ser assistida. Eles deveriam condená-lo: entregá-lo aos gentios; zombe dele; açoite-o; cuspir nele; Mate ele. Assim, aprendemos que também devemos habitar em meditação santa e grata em todos os pontos da paixão de nosso Senhor. Há algo nele. Ele mesmo não o teria dividido e colocado, por assim dizer, pedaço por pedaço, se ele não pretendesse que fizéssemos isso como fizeram com o holocausto de antigamente, quando o dividiram – uma imagem do que todo crente inteligente e instruído deve fazer com a paixão de seu Mestre. Ele deve tentar examinar os detalhes do grande sacrifício e ter comunhão com Deus. Agora, embora essa revelação de sua vinda vergonha, tristeza e morte afligisse os corações de seus discípulos, ainda assim, por tudo isso, observe o que eles fizeram.

Marcos 10:35 . E Tiago e João, filhos de Zebedeu, vieram a ele, dizendo: Mestre, gostaríamos que fizéssemos por nós tudo o que desejarmos.

Pedido estranho! Antes de tudo, leia essas palavras: “Gostaríamos que você fizesse por nós”. Agora, o espírito genuíno de um cristão não é pedir que algo lhe seja feito, mas pedir a seu Mestre, especialmente em um momento como esse, o que eles poderiam fazer por ele. Cristo era todo altruísmo, mas seus discípulos ainda não haviam aprendido a lição. “Gostaríamos que fizéssemos por nós.” E então veja o quanto eles satisfaziam sua ambição. “Queríamos que fizéssemos por nós tudo o que desejássemos.” E, no entanto, questiono se estamos, algum de nós, livres desse espírito; pois quando o Senhor nos reprova um pouco, e não temos tudo à nossa maneira, como estamos propensos a nos rebelar! O fato é que temos essa tintura – essa irritação – em nós – que gostaríamos que ele fizesse por nós tudo o que desejarmos. Deveria estar de acordo com a sua mente? O discípulo deve ditar ao seu mestre? A criança deve ser o senhor da família?

Marcos 10: 36-39 . E ele lhes disse: O que gostaria que eu fizesse por você? Disseram-lhe: Concede-nos que possamos nos sentar, um na tua mão direita e outro na tua mão esquerda, na tua glória. Jesus, porém, lhes disse: Não sabeis o que pedis; pode beber do copo que eu bebo? e ser batizado com o batismo com o qual sou batizado? E eles disseram-lhe: Nós podemos.

Mais uma vez, ele poderia ter dito: “Você não sabe o que diz”.

Marcos 10: 39-40 . E Jesus disse-lhes: Certamente bebereis do copo que eu bebo; e com o batismo que eu sou batizado, sereis batizados: Mas sentar-se na minha mão direita e na minha esquerda não é minha a dar; mas será dado a eles para quem é preparado.

Veja bem, eles não estão contentes em serem ambiciosos: eles o despediriam com ambição – aquele humilde e humilde servo de Deus, que havia deixado de lado por um tempo o poder de distribuir coroas e tronos. Mas ele não se esquece de si mesmo, nem da posição que assumira em relação ao Pai, mas disse: “Não é meu o que dar”.

Marcos 10: 41-43 . E quando os dez ouviram, começaram a ficar muito descontentes com James e John. Jesus, porém, chamou-os e disse-lhes: Sabeis que os que são considerados governantes dos gentios exercem domínio sobre eles; e seus grandes exercem autoridade sobre eles. Mas assim não estará entre vós:

No entanto, quão triste é o contraste – todos os pensamentos do Mestre ocupados com a morte dele por outros, e os pensamentos deles ocupados com pequenos ciúmes de quem deveria ser o maior! É uma coisa triste quando isso se infiltra nas igrejas cristãs (e ainda o faz), quando as almas estão perecendo, e este mundo pobre quer nossos olhos chorosos e nossas mãos laboriosas, e ficamos brigando sobre pontos de precedência. Este irmão pensa o outro muito à frente. Este não tem respeito suficiente pago a ele. Este falou bruscamente, e o outro não pode suportar. Oh! que pobres discípulos somos! Que bênção é que temos um paciente. Mestre, que ainda carrega conosco, e não vai nos deixar até que ele tenha infundido seu próprio espírito em nós, que espírito é o espírito de abnegação e abnegação – o espírito que não deseja o que é seu, mas olha para as coisas de outros. Deus conceda a todos nós que estejamos cheios disso.

Marcos 10:43 . Mas todo aquele que for grande entre vós será o seu ministro;

Seu servo.

Marcos 10:44 . E qualquer um de vocês será o principal, servo de todos.

E essa é a maneira de ser verdadeiramente grande na Igreja de Deus. É estar cada vez menos em sua própria estima e disposto a não ser nada. A subida é descendente Isso não é uma contradição, mas é um paradoxo. Afundar, e você se levantará. Esteja disposto a servir o mínimo, e você terá honra entre seus irmãos. Lembre-se de que o rei dos reis era servo de servos. “Todo aquele de vocês será o principal, servo de todos.”

Marcos 10: 45-49 . Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser ministrado, mas para ministrar e dar a vida em resgate por muitos. E eles vieram a Jericó; e quando ele saiu de Jericó com seus discípulos e um grande número de pessoas, Bartimeu, cego, filho de Timeu, estava sentado à beira da estrada, implorando. E quando soube que era Jesus de Nazaré, começou a clamar e dizer: Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim. E muitos o acusaram de que ele se calasse; mas ele chorou muito, filho de Davi, tende piedade de mim. E Jesus parou e ordenou que ele fosse chamado. E chamam o cego, dizendo-lhe: Tende consolo,

“Anime-se.” Essa seria uma tradução muito exata.

Marcos 10: 49-51 . Subir; ele te chama. E ele, tirando a roupa, levantou-se e veio a Jesus. E Jesus, respondendo, lhe disse: Que queres que eu te faça?

Você percebe aqui uma espécie de repreensão gentil que o Salvador dá a Tiago e João? Leia o versículo 36 e , em seguida, leia novamente. “Ele lhes disse: O que gostaria que eu fizesse por você?” E agora aqui está um mendigo cego, e ele docemente coloca a mesma pergunta para ele: “O que queres que eu te faça?”

Marcos 10:51 . O cego disse-lhe:

E aqui ele poderia muito bem ter envergonhado John e James. Ele não pediu tronos ou reinos.

Marcos 10:51 . Senhor, para que eu possa receber meus olhos.

“Senhor, para que eu possa olhar para cima.” Essa foi a palavra que ele usou exatamente; pois sem dúvida ele tinha consciência de que a luz vinha do sol quando ele sentiu seu calor enquanto se sentava à beira do caminho; e, portanto, ele achava que ver devia estar olhando para o lugar de onde vinha a luz do sol. “Senhor, para que eu possa olhar para cima.”

Marcos 10:52 . E Jesus lhe disse: Vai; a tua fé te salvou. E imediatamente ele recebeu a visão e seguiu Jesus no caminho.

É uma coisa muito notável que você muitas vezes não encontrará o Senhor Jesus Cristo concedendo um favor sem atribuí-lo a alguma excelência naquela pessoa a quem ele o concede. Geralmente é “Grande é a tua fé”, ou algo desse tipo – “Eu não vi essa fé”. Agora isso é uma coisa muito notável, porque sabemos que realmente não havia nada nas pessoas que elas devessem merecer seu grande favor.

Comentário de John Wesley

E trouxeram-lhe filhos pequenos, para que ele os tocasse; e seus discípulos repreenderam os que os trouxeram.

Mateus 19:13 .

Referências Cruzadas

Exodo 10:9 – Moisés respondeu: “Temos que levar todos: os jovens e os velhos, os nossos filhos e as nossas filhas, as nossas ovelhas e os nossos bois, pois celebraremos uma festa ao Senhor”.

Deuteronômio 31:12 – Reúnam o povo, homens, mulheres e crianças, e os estrangeiros que morarem nas suas cidades, para que ouçam e aprendam a temer o Senhor, o seu Deus, e sigam fielmente todas as palavras desta lei.

Joel 2:16 – Reúnam o povo, consagrem a assembléia; ajuntem os anciãos, reúnam as crianças, aquelas que mamam no peito. Até os recém-casados devem deixar os seus aposentos.

Mateus 19:13 – Depois trouxeram crianças a Jesus, para que lhes impusesse as mãos e orasse por elas. Mas os discípulos os repreendiam.

Marcos 9:38 – “Mestre”, disse João, “vimos um homem expulsando demônios em teu nome e procuramos impedi-lo, porque ele não era um dos nossos. “

Marcos 10:48 – Muitos o repreendiam para que ficasse quieto, mas ele gritava ainda mais: “Filho de Davi, tem misericórdia de mim! “

Lucas 18:15 – O povo também estava trazendo criancinhas para que Jesus tocasse nelas. Ao verem isto, os discípulos repreendiam os que as tinham trazido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *