Estudo de João 9:16 – Comentado e Explicado

Diziam alguns dos fariseus: Este homem não é o enviado de Deus, pois não guarda sábado. Outros replicavam: Como pode um pecador fazer tais prodígios? E havia desacordo entre eles.
João 9:16

Comentário de Albert Barnes


Este homem não é de Deus – não é enviado por Deus ou não pode ser amigo de Deus.

Porque ele não guarda o dia de sábado – Eles assumiram que seus pontos de vista sobre o sábado eram corretos, e por esses pontos de vista eles julgaram os outros. Não lhes ocorreu perguntar se a interpretação que eles colocavam na lei poderia não ser errada. Os homens geralmente assumem que suas próprias interpretações das Escrituras são infalíveis e depois julgam e condenam todos os outros por essas interpretações.

Um pecador – Um enganador; um impostor. Eles argumentaram conclusivamente que Deus não daria o poder de realizar tais milagres a um impostor. Os milagres eram tais que não podiam ser negados, nem mesmo os inimigos de Jesus tentaram negá-los ou explicá-los. Eles eram abertos, públicos, frequentes. E isso mostra que eles não podiam negar sua realidade. Se fosse possível, eles teriam feito; mas a realidade e o poder desses milagres já haviam feito uma festa em favor de Jesus, mesmo no Sinédrio João 7:50 ; João 12:42 , e os que se opunham a eles não podiam negar sua realidade. Pode-se acrescentar que os primeiros oponentes do cristianismo nunca negaram a realidade dos milagres realizados pelo Salvador e seus apóstolos. Celsus, Porphyry e Julian – como inimigos agudos do evangelho como talvez já tenham vivido – nunca questionam isso. Eles tentaram mostrar que era por alguma influência maligna, ou explicar os milagres de alguma outra maneira que não admitir a origem divina da religião cristã, mas sobre os fatos eles não tinham dúvidas. Eles não estavam tão bem qualificados para julgar esses fatos como os homens agora? Eles moravam perto da hora; teve todas as oportunidades para examinar as evidências; eram disputantes hábeis e talentosos; e se pudessem ter negado a realidade dos milagres, teriam feito. Dificilmente é possível conceber provas mais conclusivas de que esses milagres foram realmente realizados e, nesse caso, o Senhor Jesus foi enviado por Deus.

Uma divisão grega, “um cisma”. Uma separação em duas partes.

Comentário de E.W. Bullinger

de = de (ao lado). Grego. pára. App-104.

pecador. Grego. hamartolos. Compare o App-128.

milagres = sinais. Veja App-176 e nota sobre João 2:11 .

houve, etc. O segundo de três. Veja a nota em João 7:43

entre. Grego. en. App-104.

Comentário de John Calvin

16. Como um homem pecador pode fazer essas coisas? A palavra pecador é empregada aqui, como em muitas outras passagens, para denotar uma pessoa de conduta imoral e desprezadora de Deus.

Por que seu Mestre come com publicanos e pecadores?
( Marcos 2:16 .)

Ou seja, “Por que seu Mestre come com homens de vidas ímpias e más, cuja baixeza é marcada por infâmia universal?” Pois, pela violação do sábado, os inimigos de Cristo inferiram que ele era uma pessoa profana e destituída de toda religião. Os que se mantêm neutros e julgam com mais sinceridade, por outro lado, concluem que ele é um homem bom e religioso, porque Deus o dotou de notável poder para realizar milagres. E, no entanto, o argumento não parece ser conclusivo; pois Deus às vezes permite que falsos profetas realizem alguns milagres, e sabemos que Satanás, como um macaco, falsifica as obras de Deus para enganar os incautos.

Suetônio conta que, quando Vespasiano estava em Alexandria e estava sentado em seu tribunal para fazer justiça na corte aberta, um cego pediu que ele ungisse seus olhos com saliva, e disse que um Serapis (259) havia lhe indicado que cura em um sonho; que Vespasiano, não desejando se expor ao desprezo sem uma boa razão, era lento e relutante em obedecer; mas que, quando seus amigos o incentivaram por todos os lados, ele concedeu ao cego o que ele pediu e, dessa maneira, seus olhos foram instantaneamente abertos. Quem consideraria Vespasiano entre os servos de Deus por causa disso, ou o adornaria com aplausos de piedade? Eu respondo, entre os homens bons e aqueles que temem a Deus, milagres são indiscutíveis promessas do poder do Espírito Santo; mas acontece por um justo julgamento de Deus, que Satanás engana os incrédulos por milagres falsos, como por encantamentos. O que acabei de citar de Suetônio não acho fabuloso; mas prefiro atribuí-lo à justa vingança de Deus, que os judeus, tendo desprezado tantos e tão ilustres milagres de Cristo, foram por muito tempo – como mereciam ser – enviados a Satanás. Pois eles deveriam ter lucrado na adoração pura de Deus pelos milagres de Cristo; eles deveriam ter sido confirmados por eles na doutrina da lei, e ter subido ao próprio Messias, que era o fim da lei. E, sem dúvida, Cristo, ao dar vista ao cego, havia provado claramente que ele era o Messias.

Aqueles que se recusam a reconhecer a Deus em suas obras fazem essa recusa, não apenas por indiferença, mas por desprezo malicioso; e eles não merecem que Deus os entregue às ilusões de Satanás? Lembremo-nos então que devemos buscar a Deus com uma disposição sincera de coração, para que ele se revele a nós pelo poder do seu Espírito; e que devemos prestar ouvidos submissos à sua palavra, para que ele possa apontar claramente os verdadeiros profetas por milagres que não são ilusórios. Assim, lucraremos, como devemos fazer, por milagres, e não seremos expostos às fraudes de Satanás.

Quanto aos próprios homens, apesar de agirem louvável a esse respeito, que falam com reverência sobre os milagres nos quais o poder de Deus é exibido, ainda não apresentam um argumento suficientemente forte para provar que Cristo deve ser considerado. um profeta de Deus. E mesmo o evangelista não pretendia que sua resposta fosse considerada um oráculo. Ele apenas exibe a perversa obstinação dos inimigos de Cristo, que maliciosamente brigam com o que eles não podem deixar de reconhecer serem as obras de Deus e, quando avisados, nem sequer os atendem por um curto período de tempo.

E havia uma divisão entre eles. Um cisma é um mal altamente pernicioso e destrutivo na Igreja de Deus; e como acontece então que Cristo semeia a ocasião de discórdia entre os próprios professores da Igreja? A resposta é fácil. Cristo não tinha outro objetivo em vista senão levar todos os homens a Deus Pai, estendendo a mão para eles. A divisão surgiu da obstinada malícia (260) daqueles que não tinham disposição de ir a Deus. Todos os que não obedecem à verdade de Deus, portanto, rasgam a Igreja por cisma. No entanto, é melhor que os homens se diferenciem entre si do que todos, com um consentimento, se revoltem contra a verdadeira religião. (261) Portanto, sempre que surgem diferenças , devemos sempre considerar sua fonte.

Comentário de Adam Clarke

Este homem não é de Deus – Ele não pode ser o Messias, nem um profeta, pois ele violou o sábado. Os judeus sempre argumentaram falsamente sobre esse princípio. A lei relativa à observação do sábado nunca proibiu qualquer trabalho, exceto o que era do tipo servil e desnecessário. Obras de necessidade e misericórdia nunca poderiam ser proibidas naquele dia por aquele cujo nome é misericórdia e cuja natureza é amor; porque o sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado; caso contrário, o sábado seria mais uma maldição do que uma bênção.

Como pode um homem que é pecador, etc. – Eles sabiam muito bem que, embora mágicos e impostores pudessem fazer coisas aparentemente milagrosas, ainda assim nada realmente bom poderia ser realizado por eles. Poderíamos ter desafiado com segurança todos os mágicos no Egito, que dizem ter sido tão bem-sucedidos em imitar alguns dos milagres de Moisés, ter aberto os olhos de um cego ou ter feito algum bem essencial ao corpo ou ao corpo. para a alma.

E havia uma divisão entre eles – S??sµa , um cisma, uma diferença de opinião decidida, o que causou uma separação da assembléia.

Comentário de Thomas Coke

João 9:16 . Por isso disseram alguns fariseus: Ao ouvirem o relato do homem sobre o milagre, os fariseus declararam que o autor dele certamente deve ser um impostor, porque ele violou o sábado ao executá-lo. No entanto, outros deles, mais justos e sinceros em sua maneira de pensar, opinaram que nenhum impostor poderia fazer um milagre desse tipo, porque era grande e benéfico, para que qualquer ser maligno tivesse a inclinação ou o poder de executá-lo. Se Nicodemos e José de Arimatéia, ambos membros do sinédrio, estivessem presentes, eles obviamente se distinguiriam nessa ocasião. De fato, a observação parece perfeitamente à maneira deles. Gamaliel também deve ter estado do lado deles, nos princípios que depois declarou. Ver Atos 5: 38-39 .

Comentário de Scofield

pecador

Pecado. (Veja Scofield “ Romanos 3:23 “) .

Comentário de John Wesley

Por isso disseram alguns fariseus: Este homem não é de Deus, porque não guarda o dia de sábado. Outros disseram: Como um homem que é pecador pode fazer esses milagres? E havia uma divisão entre eles.

Este homem não é de Deus – não é enviado de Deus.

Como pode um homem que é pecador – isto é, alguém que vive em pecado voluntário, fazer esses milagres?

Referências Cruzadas

Lucas 13:31 – Naquela mesma hora alguns fariseus aproximaram-se de Jesus e lhe disseram: “Saia e vá embora daqui, pois Herodes quer matá-lo”.

João 3:2 – Ele veio a Jesus, à noite, e disse: “Mestre, sabemos que ensinas da parte de Deus, pois ninguém pode realizar os sinais miraculosos que estás fazendo, se Deus não estiver com ele”.

João 5:36 – “Eu tenho um testemunho maior que o de João; a própria obra que o Pai me deu para concluir, e que estou realizando, testemunha que o Pai me enviou.

João 7:12 – Entre a multidão havia muitos boatos a respeito dele. Alguns diziam: “É um bom homem”. Outros respondiam: “Não, ele está enganando o povo”.

João 7:43 – Assim o povo ficou dividido por causa de Jesus.

João 9:24 – Pela segunda vez, chamaram o homem que fora cego e lhe disseram: “Para a glória de Deus, diga a verdade. Sabemos que esse homem é pecador”.

João 9:30 – O homem respondeu: “Ora, isso é extraordinário! Vocês não sabem de onde ele vem, contudo ele me abriu os olhos.

João 10:19 – Diante dessas palavras, os judeus ficaram outra vez divididos.

João 14:11 – Creiam em mim quando digo que estou no Pai e que o Pai está em mim; ou pelo menos creiam por causa das mesmas obras.

João 15:24 – Se eu não tivesse realizado no meio deles obras que ninguém mais fez, eles não seriam culpados de pecado. Mas agora eles as viram e odiaram a mim e a meu Pai.

Atos dos Apóstolos 14:4 – O povo da cidade ficou dividido: alguns estavam a favor dos judeus, outros a favor dos apóstolos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *