Estudo de Atos 17:29 – Comentado e Explicado

Se, pois, somos da raça de Deus, não devemos pensar que a divindade é semelhante ao ouro, à prata ou à pedra lavrada por arte e gênio dos homens.
Atos 17:29

Comentário de Albert Barnes

Naquele momento – admitir ou assumir que isso seja verdade. O argumento a seguir é extraído das concessões de seus próprios escritores.

Não devemos pensar – é absurdo supor. O argumento do apóstolo é o seguinte: “Desde que somos formados por Deus; já que somos como ele, seres vivos e inteligentes; como somos mais excelentes em nossa natureza do que as obras de arte mais preciosas e engenhosas, é absurdo supor que a fonte original de nossa existência possa ser como ouro, prata e pedra. O próprio homem é muito mais excelente do que uma imagem de madeira e pedra; Quão mais excelente ainda deve ser a grande Fonte e Fonte de toda a nossa sabedoria e inteligência. ” Veja esse pensamento em profundidade em Isaías 40: 18-23 .

A Divindade – A divindade ( t? Te??? para Theion), a natureza divina ou essência. A palavra usada aqui é um adjetivo empregado como substantivo e não ocorre em nenhum outro lugar do Novo Testamento.

É como ouro … – Todas essas coisas foram usadas na criação de imagens ou estátuas dos deuses. É absurdo pensar que a fonte de toda vida e inteligência se assemelha a um bloco sem vida de madeira ou pedra. Até pagão degradado, alguém poderia pensar, pode ver a força de um argumento como esse.

Graven – esculpido; transformado em uma imagem.

Comentário de E.W. Bullinger

Por isso. . . are = Sendo então. Grego. huparcho, como nos versículos: Atos 24:27 .

pense = conta. Grego. nomizo. Veja nota em Atos 14:19 .

a divindade . Grego. para theion. App-98.

escultura = uma gravura ou escultura. Grego. charagma. Somente aqui e oito vezes em Rev. da marca da besta. Compare o charakter. Hebreus 1: 3 .

por = de.

art . Grego. techne. Somente aqui, Atos 18: 3 . Apocalipse 18:22 .

dispositivo = pensamento. Grego. entusiasmo. Somente aqui, Mateus 9: 4 ; Mateus 12:25 . Hebreus 4:12 . Compare Atos 10:19 .

Comentário de John Calvin

29. Portanto, vendo isso. Ele conclui que Deus não pode ser figurado ou assemelhado a nenhuma imagem esculpida, pois ele teria sua imagem existente em nós. Pois a alma em que a imagem de Deus está gravada adequadamente não pode ser pintada; portanto, é algo mais absurdo pintar Deus. Agora, vemos que grande dano eles causam a Deus, que lhe dão uma forma corporal; quando a alma do homem, que escassamente se assemelha a um pequeno brilho da infinita glória de Deus, não pode ser expressa em nenhuma forma corporal. –

Além disso, como é certo que Paulo neste lugar investiga contra a superstição comum de todos os gentios, porque eles adorariam a Deus sob formas corporais, devemos manter essa doutrina geral de que Deus é falsamente e perversamente transfigurado, e que sua verdade é transformado em mentira tantas vezes quanto sua Majestade é representada por qualquer forma visível; como o mesmo Paulo ensina aos romanos no primeiro capítulo ( Romanos 1:23 .) E, embora os idólatras de todos os tempos não quisessem suas capas e cores, ainda assim, isso não foi sem causa, sempre objetado a eles pelos profetas que Paulo faz. Agora objete que Deus é feito como madeira, pedra ou ouro, quando lhe é feita alguma imagem de matéria morta e corruptível. Os gentios usavam imagens que, de acordo com sua grosseria, podiam conceber melhor que Deus estava perto deles. Mas, vendo que Deus ultrapassa em muito a capacidade de nossa mente, quem quer que tente compreendê-lo, deforma e desfigura sua glória com uma imaginação perversa e falsa. Portanto, é maldade imaginar algo dele de acordo com nosso próprio senso. Novamente, o que é pior, parece claramente que os homens erguem quadros e imagens para Deus por nenhuma outra causa, exceto apenas porque concebem algo carnal dele, em que ele é blasfemado. –

Os papistas também são hoje em dia menos desculpáveis. Por que cores que eles inventam para pintar e colorir essas imagens, pelas quais elas expressam Deus, mas porque estão envolvidas no mesmo erro, em que os homens dos velhos tempos estavam enredados, são instados com os profetas. E que os pagãos usaram as mesmas desculpas em tempos passados, com os quais os papistas se cobrem hoje em dia, é bem conhecido em seus próprios livros. Portanto, os profetas não escapam das zombarias de certos, como se eles colocassem demasiadamente grosseria à sua acusação, sim, os sobrecarregassem com falsas acusações; mas quando todas as coisas forem bem ponderadas, aqueles que julgarem corretamente descobrirão que tudo o que os buracos de partida [evasões] até os homens mais espirituosos têm procurado, ainda assim foram tomados com essa loucura, que Deus está bem satisfeito com o sacrifício feito diante das imagens . Enquanto nós, com Erasmus, o traduzimos numen, Luke coloca [ ?e??? ] no gênero neutro de divindade ou divindade. Quando Paulo nega que Deus seja semelhante ao ouro, ou prata, ou pedra, e depois adicionado, esculpido pela astúcia ou invenção do homem, ele exclui matéria e forma, e também condena todas as invenções dos homens, que desfiguram a verdadeira natureza do homem. Deus.

Comentário de Adam Clarke

Pois então, como somos filhos de Deus, etc. – Essa inferência do apóstolo foi muito forte e conclusiva; e seu argumento segue o seguinte: “Se somos filhos de Deus, ele não pode ser como as imagens de ouro, prata e pedra, formadas pela arte e pelo artifício do homem; pois os pais devem se parecer com os filhos. portanto, que somos seres vivos e inteligentes, Aquele de quem derivamos esse ser deve ser vivo e inteligente.É necessário, também, que o objeto do culto religioso seja muito mais excelente que o adorador; mas um homem é, por inumeráveis ??graus, mais excelente do que uma imagem feita de ouro, prata ou pedra; e, no entanto, seria ímpio adorar um homem: quanto mais adorar essas imagens como deuses! Todo homem no Areópago deve ter sentido a poder desta conclusão, e, considerando que eles sentiram isso, ele prossegue:

Comentário de Thomas Coke

Atos 17:29 . Não devemos pensar, etc. – Para as observações propostas neste versículo e mencionadas no cap. Atos 14:15 . Veja as Inferências no final deste capítulo.

Comentário de Scofield

descendência de Deus

(Grego – ????? = “raça)”. A referência é à obra de criação de Deus na qual Ele criou o homem (isto é, a humanidade, a raça de Adão) à sua própria semelhança, Gênesis 1:26 ; Gênesis 1:27 repreendendo o pensamento de que “a Deidade é semelhante ao ouro” etc. A palavra “Pai” não é usada, a passagem não afirma nada sobre a paternidade ou a filiação, que são relacionamentos baseados na fé, e os novos nascimento.

Cf João 1:12 ; João 1:13 ; Gálatas 3:26 ; Gálatas 4: 1-7 ; João 5: 1 .

Comentário de John Wesley

Visto que somos descendentes de Deus, não devemos pensar que a Deidade é semelhante ao ouro, ou prata, ou pedra, esculpida pela arte e pelo artifício do homem.

Não devemos pensar – Uma expressão sensível, especialmente na primeira pessoa do plural. Como se ele tivesse dito: o próprio Deus pode ser um ser menos nobre do que nós, que somos seus descendentes? Ele também não nega, aqui, que estes são como Deus, mas que têm alguma analogia com ele, de modo a ser capaz de representá-lo.

Referências Cruzadas

Exodo 20:4 – “Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra.

Exodo 32:4 – Ele os recebeu e os fundiu, transformando tudo num ídolo, que modelou com uma ferramenta própria, dando-lhe a forma de um bezerro. Então disseram: “Eis aí os seus deuses, ó Israel, que tiraram vocês do Egito! “

Salmos 94:7 – e ainda dizem: “O Senhor não nos vê; o Deus de Jacó nada percebe”.

Salmos 106:20 – Trocaram a Glória deles pela imagem de um boi que come capim.

Salmos 115:4 – Os ídolos deles, de prata e ouro, são feitos por mãos humanas.

Isaías 40:12 – Quem mediu as águas na concha da mão, ou com o palmo definiu os limites dos céus? Quem jamais calculou o peso da terra, ou pesou os montes na balança e as colinas nos seus pratos?

Isaías 44:9 – Todos os que fazem imagens nada são, e as coisas que estimam são sem valor. As suas testemunhas nada vêem e nada sabem, para que sejam envergonhados.

Isaías 46:5 – “Com quem vocês me compararão ou a quem me considerarão igual? Com quem vocês me assemelharão para que sejamos comparados?

Jeremias 10:4 – enfeitam-na com prata e ouro, prendendo tudo com martelo e pregos para que não balance.

Habacuque 2:19 – Ai daquele que diz à madeira: “Desperte! Ou à pedra sem vida: Acorde! ” Poderá isso dar orientação? Está coberta de ouro e prata, mas não respira.

Romanos 1:20 – Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *