Estudo de 1 Coríntios 15:17 – Comentado e Explicado

E se Cristo não ressuscitou, é inútil a vossa , e ainda estais em vossos pecados.
1 Coríntios 15:17

Comentário de Albert Barnes

Sua fé é vã, – 1 Coríntios 15:14 . O significado dessa passagem aqui é que a fé deles era vaidosa, “porque”, se Cristo não foi ressuscitado, eles ainda eram pecadores não perdoados. O perdão do pecado estava ligado à crença da ressurreição do Senhor Jesus, e, se ele não foi ressuscitado, eles ainda estavam em estado de pecado.

Você ainda está em seus pecados – Seus pecados ainda não foram perdoados. Eles podem ser perdoados somente pela fé nele e pela eficácia de seu sangue. Mas se ele não foi criado, ele era um impostor; e, é claro, todas as suas esperanças de perdão por ele e por ele devem ser vãs. O argumento deste versículo consiste em um apelo à sua experiência cristã e suas esperanças. Pode ser assim expresso:

(1) Você tem motivos para acreditar que seus pecados foram perdoados. Você valoriza essa crença em evidências que lhe sejam satisfatórias. Mas se Cristo não ressuscitou, isso não pode ser verdade. Ele era um impostor, e os pecados não podem ser perdoados por ele. Como você não é e não pode estar preparado para admitir que seus pecados não foram perdoados, você não pode admitir uma doutrina que envolva isso.

(2) você tem evidências de que não está sob o domínio do pecado. Você se arrependeu disso; abandonei-o; e estão levando uma vida santa. Você sabe disso e não pode ser induzido a duvidar desse fato. Mas tudo isso deve ser atribuído à doutrina de que o Senhor Jesus ressuscitou dos mortos. É somente acreditando que, e as doutrinas que estão relacionadas a ele, que o poder do pecado no coração foi destruído. E como você “não pode” duvidar de que, sob a influência dessa “verdade”, você foi capaz de romper com seus pecados, também não pode admitir uma doutrina que a envolveria como conseqüência de que você ainda está sob a condenação e o domínio do pecado. Você deve acreditar, portanto, que o Senhor Jesus ressuscitou; e que, se ele ressuscitou, outros também. Esse argumento também é bom agora, na medida em que há evidências de que, pela crença de um Salvador ressuscitado, o domínio do pecado foi quebrado; e todo cristão é, portanto, em um sentido importante, uma testemunha da ressurreição do Senhor Jesus, uma prova viva de que um sistema que pode operar tão grandes mudanças e produz uma evidência de que os pecados são perdoados e fornecidos na conversão de Jesus. pecadores, devem ser de Deus; e, é claro, que a obra do Senhor Jesus foi aceita e que ele ressuscitou dentre os mortos.

Comentário de E.W. Bullinger

vaidoso = sem propósito. Grego. mataios. Veja Atos 14:15 . Não é a mesma palavra que nos versículos: 1 Coríntios 15: 2 , 1 Coríntios 15:10 , 1 Coríntios 15:14 , 1 Coríntios 15:58 .

Comentário de John Calvin

17. Você ainda está em seus pecados, pois, embora Cristo, pela sua morte, expiou nossos pecados, para que não mais nos sejam imputados no julgamento de Deus, e tem

crucificou nosso velho homem, para que suas concupiscências não mais reinassem em nós ( Romanos 6: 6 😉

e, em suma, tem

pela morte destruiu o poder da morte, e o próprio diabo ( Hebreus 2:14 😉

no entanto, não haveria todas essas coisas, se ele não tivesse ressuscitado vitorioso. Portanto, se a ressurreição é derrubada, o domínio do pecado é estabelecido novamente.

Comentário de Adam Clarke

Você ainda está em seus pecados – Se Cristo não ressuscitou dentre os mortos, não há prova de que ele não tenha sido justamente morto. Se ele fosse um malfeitor, Deus não faria um milagre para ressuscitá-lo dentre os mortos. Se ele não ressuscitou dentre os mortos, existe a presunção de que ele foi morto justamente; e, se for o caso, consequentemente ele não fez expiação; e você ainda está em seus pecados – sob o poder, a culpa e a condenação deles. Todo esse raciocínio do apóstolo prova que em Corinto, mesmo entre aqueles falsos mestres, a inocência de nosso Senhor era permitida e a realidade de sua ressurreição não era questionada.

Comentário de Thomas Coke

1 Coríntios 15:17 . Você ainda está em seus pecados. A palavra pecado é freqüentemente usada para o castigo devido ao pecado; e, nesse sentido, deve ser entendido aqui: “Vocês ainda estão sujeitos ao castigo de seus pecados”. É o constante teor das escrituras que a expiação pelos pecados do mundo foi feita por nosso grande sumo sacerdote na cruz; que sua morte foi nosso resgate e seu sangue o preço pago por isso: de modo que, quando consideramos o resgate, que inclui nossa justificação, com respeito a Cristo, seu autor, deve ser atribuído à sua morte e paixão; mas quanto a nós mesmos, nosso título e interesse nessa salvação comum, fundamentados na fé, nossa justificação, embora adquirida pelo sangue de Cristo, deve ser apropriada a nós mesmos pela fé naquele sangue. Pois o mesmo apóstolo que nos disse que somos justificados livremente pela redenção que está em Cristo Jesus, também nos disse que Deus o expôs para ser uma propiciação pela fé em seu sangue. Por essa razão, diz-se que somos justificados pela fé; não que nossa fé seja a compra da justificação, que devemos somente ao sangue de Cristo; mas porque pela fé obtemos o benefício da redenção realizada por Jesus Cristo. Agora, embora a morte de Cristo tenha sido a reconciliação do mundo com Deus, a ressurreição de Cristo é o ponto culminante de nossa esperança e fé nele; até de nossa fé em seu sangue, pela qual ele propiciou nossos pecados; e, portanto, embora Cristo tenha morrido por nossas ofensas e tenha feito expiação por nossos pecados, ainda que desde nossa fé em sua morte e nossa esperança em seu sangue, (pela qual a esperança e a fé nos justificam) são construídas sobre a verdade e o crédito de sua ressurreição, é muito bem dito que ele ressuscitou para nossa justificação. Pois a morte de Cristo não teria sido uma justificativa para nós, nem poderíamos ter esperança ou fé nela, senão pelo poder e glória da ressurreição, que limpou o escândalo e a ignomínia da cruz, e fez dela uma ato de fé divino e racional para esperar a vida e a imortalidade dele, que uma vez morreu na árvore. Assim, aprendemos com São Paulo que, se Cristo não ressuscitou, nossa fé é em vão; ainda estamos em nossos pecados. De onde nós reunimos que a fé na morte de Cristo, não fundamentada na segurança de sua ressurreição, é uma fé vã, e alguém que não pode nos livrar de nossos pecados: não, que a morte de Cristo não poderia ter sido uma propiciação porque o pecado sem a sua ressurreição, ele ensina expressamente no próximo versículo: – Então eles também, que dormem em Cristo, pereceram.

Comentário de Scofield

pecados

Pecado. (Veja Scofield “ Romanos 3:23 “) .

Comentário de John Wesley

E se Cristo não for ressuscitado, sua fé é vã; você ainda está em seus pecados.

Você ainda está em seus pecados – isto é, sob a culpa deles. Para que houvesse algo mais do que reforma (que foi claramente feita), a fim de serem libertados da culpa do pecado, mesmo naquela expiação, cuja suficiência Deus atestou levantando nossa grande fiança do túmulo.

Referências Cruzadas

Ezequiel 33:10 – “Filho do homem, diga à nação de Israel: ‘É isto que vocês estão dizendo: “Nossas ofensas e pecados são um peso sobre nós, e estamos desfalecendo por causa deles. Como então poderemos viver? ” ’

João 8:21 – Mais uma vez, Jesus lhes disse: “Eu vou embora, e vocês procurarão por mim, e morrerão em seus pecados. Para onde vou, vocês não podem ir”.

Atos dos Apóstolos 5:31 – Deus o exaltou, colocando-o à sua direita como Príncipe e Salvador, para dar a Israel arrependimento e perdão de pecados.

Atos dos Apóstolos 13:38 – “Portanto, meus irmãos, quero que saibam que mediante Jesus lhes é proclamado o perdão dos pecados.

Romanos 4:25 – Ele foi entregue à morte por nossos pecados e ressuscitado para nossa justificação.

Romanos 5:10 – Se quando éramos inimigos de Deus fomos reconciliados com ele mediante a morte de seu Filho, quanto mais agora, tendo sido reconciliados, seremos salvos por sua vida!

Romanos 8:33 – Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.

1 Coríntios 15:2 – Por meio deste evangelho vocês são salvos, desde que se apeguem firmemente à palavra que lhes preguei; caso contrário, vocês têm crido em vão.

1 Coríntios 15:14 – e, se Cristo não ressuscitou, é inútil a nossa pregação, como também é inútil a fé que vocês têm.

Hebreus 7:23 – Ora, daqueles sacerdotes tem havido muitos, porque a morte os impede de continuar em seu ofício;

Hebreus 9:22 – De fato, segundo a Lei, quase todas as coisas são purificadas com sangue, e sem derramamento de sangue não há perdão.

Hebreus 10:4 – pois é impossível que o sangue de touros e bodes tire pecados.

1 Pedro 1:3 – Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,

1 Pedro 1:21 – Por meio dele vocês crêem em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos e o glorificou, de modo que a fé e a esperança de vocês estão em Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *