A alegria de Deus em nós: Por que o Espírito Produz Felicidade

Ao lermos o Novo Testamento, encontramos uma conexão única entre o Espírito Santo e a alegria. Vou te dar alguns exemplos. Lucas nos conta como em certo ponto Jesus “ se alegrou no Espírito Santo” ( Lucas 10:21 ) e Paulo nos diz como os cristãos tessalonicenses tinham “recebido a palavra em muita tribulação, com ” ( 1 Tessalonicenses 1:6-7 ). Em Romanos, Paulo nos instrui que “o reino de Deus não é uma questão de comer e beber, mas de justiça e paz e ” ( Romanos 14:17 ). a alegria do Espírito Santo alegria no Espírito Santo

Chamo essa conexão de única (e digna de reflexão adicional) porque o Novo Testamento combina alegria com o Espírito Santo de uma maneira que não combina com outras afeições. Por exemplo, não lemos sobre pessoas experimentando a “tristeza do (ou no) Espírito Santo” ou a “ira do (ou no) Espírito Santo”, embora seja claro que o Espírito pode ser entristecido ( Efésios 4: 30 ) e irado ( Romanos 1:18 ).

Então, por que o Novo Testamento vincula exclusivamente a alegria ao Espírito Santo? Para explorar essa questão, veremos brevemente quem (e o que) é o Espírito Santo, o que significa para nós experimentar essa alegria capacitada pelo Espírito e que diferença isso faz na vida cristã.

1 – Espírito de alegria

Duas qualificações antes de me aprofundar mais. Primeiro, as poucas palavras que estou prestes a compartilhar sobre a natureza do Espírito Santo são, acredito, fundamentalmente úteis para entender a alegria que o Espírito Santo produz em nós.

É útil ter em mente que, embora as Escrituras descrevam o Espírito Santo como uma pessoa divina distinta do Pai e o Filho ( Jo 15:26 ), também o descreve como o Espírito do Pai ( Mt 10:20 ) e o Espírito do Filho ( 1Pe 1:11 ). Em um lugar, Paulo se refere ao Espírito em todas as três formas trinitárias no espaço de três versículos ( Romanos 8:9-11 ). Ao falarmos sobre a alegria do Espírito Santo, precisamos nos lembrar da unidade de Deus.

Agora, vamos investigar mais profundamente a natureza da Trindade no que se refere à alegria. Citando textos do Novo Testamento, como 1 João 4:16 – “ compreenderam o Espírito Santo como o amor vivo e personificado que flui entre o Pai e o Filho ( Jo 17:26 ). John Piper diz desta forma – e observe a conexão entre o amor de Deus e a alegria de Deus: Deus é amor , e quem permanece no amor permanece em Deus, e Deus permanece nele”

Deus Espírito Santo é a pessoa divina que “se origina” (eternamente!) do Pai e do Filho em seu amor mútuo. E esse amor não é um amor “misericordioso” como se eles precisassem de piedade. É um amor que admira, deleita, exulta. É Alegria. O Espírito Santo é a Alegria de Deus em Deus. Certamente, ele está tão cheio de tudo o que o Pai e o Filho são, que ele é uma pessoa divina por direito próprio. Mas isso significa que ele é mais, não menos, do que a Alegria de Deus. 

Piper continua dizendo: “Isso significa que a Alegria está no coração da realidade. Deus é Amor, significa mais profundamente, Deus é Alegria em Deus.” Se uma dimensão essencial da natureza do Espírito é que ele é a personificação da “Alegria de Deus em Deus”, isso nos ajuda a entender o que torna a alegria que ele produz em nós uma alegria distinta.

2 – A alegria de Deus em nós

Quando experimentamos a alegria do Espírito Santo, provamos a alegria que está no cerne da realidade.

Pois quando nascemos de novo pelo Espírito ( João 3:6-7 ), recebemos o dom surpreendente, incrível, poderoso e inestimável do Espírito Santo que habita em nós, assim como Jesus prometeu:

Eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para estar convosco para sempre, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece. Você o conhece, pois ele habita com você e estará em você. ( João 14:16-17 )

E quando o Espírito Santo habita em nós, o Pai e o Filho habitam em nós – e nós neles ( João 17:20-21 ):

Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos a ele e faremos nele morada. ( João 14:23 )

Dado tudo o que Jesus diz sobre o Espírito em João 14-16 , sabemos que o Espírito levou em consideração o que ele quis dizer quando disse:

Estas coisas vos tenho dito, para que o meu gozo esteja em vós, e que a vossa alegria seja completa. ( João 15:11 )

Pois a única maneira pela qual podemos permanecer no Filho ( João 15:4-5 ), a única maneira pela qual o Filho e o Pai podem permanecer em nós ( João 14:23 ), a única maneira pela qual as palavras do Filho podem verdadeiramente permanecer em nós ( João 15:7 ), e a única maneira pela qual a alegria do Filho no Pai e a alegria do Pai no Filho podem permanecer em nós é pelo Consolador, o Espírito Santo, habitando em nós.

É por isso que Jesus disse que nossa experiência do Espírito Santo seria como ter “rios de água viva” dentro de nós ( João 7:38-39 ). O Espírito é a fonte interior de alegria em Deus que experimentamos enquanto “vivemos pela no Filho de Deus” ( Gálatas 2:20 ).

3 – Alegria de acreditar

Isso nos leva à experiência única de alegria que um cristão experimenta pelo poder do Espírito Santo nesta era. Vemos isso em todo o Novo Testamento, mas Paulo captura isso lindamente em Romanos 15:13 :

Que o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz na vossa fé, para que pelo poder do Espírito Santo abundeis em esperança.

Paulo descreve o fundamento dessa esperança que produz alegria e capacitada pelo Espírito em Romanos 5 :

Visto que fomos justificados pela fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. Por meio dele também obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual estamos firmes, e nos regozijamos na esperança da glória de Deus. . . . E a esperança não nos envergonha, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. ( Romanos 5:1-2 )

E Pedro descreve a alegria inefável produzida pelo amor que experimentamos por Jesus agora invisível, em quem cremos por causa de sua palavra revelada pelo Espírito:

Embora você não o tenha visto, você o ama. Embora você não o veja agora, você acredita nele e se regozija com alegria inexprimível e cheia de glória, obtendo o resultado de sua fé, a salvação de suas almas( 1 Pedro 1:8-9 )

É assim que o Novo Testamento descreve tipicamente a alegria que recebemos do Espírito Santo: a esperança na glória da graça de Deus , recebida pela  , nos enche de profunda alegria no Espírito.

Ele estava assistindo o Pai, pelo poder de seu Espírito, revelar o evangelho do reino para “crianças”, e enchê-los de esperança na glória da graça de Deus para com eles como eles creram nela, o que moveu Jesus a “regozijar-se no Espírito Santo” ( Lc 10:21 ). Foi a esperança na glória da graça de Deus para com eles que encheu os discípulos gentios “de alegria e com o Espírito Santo” quando eles creram no evangelho ( Atos 13:52 ). E foi a esperança na glória da graça de Deus para com eles que encheu os tessalonicenses “com a alegria do Espírito Santo” ao crerem na mensagem do evangelho, embora a tenham recebido “em muita tribulação” ( 1 Tessalonicenses 1:6-7). ).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *