A culpa real é rara

Meu pai sempre me disse que em seu trabalho como evangelista o grande problema não é salvar as pessoas, mas perdê-las. As pessoas que realmente se sentem perdidas buscam o evangelho. Mas há outros hoje que dizem exatamente o contrário. Eles dizem que a culpa é uma doença tão difundida em nossa sociedade que nenhum pregador precisa dizer às pessoas que elas são pecadoras. Todos já estão tão oprimidos pela culpa que tudo o que o pregador precisa fazer é pregar as boas novas de libertação. Agora quem está certo? Meu pai, quem disse que é difícil fazer com que as pessoas vejam sua verdadeira culpa diante de Deus? Ou os pregadores da psicologia pop, que dizem que as pessoas já estão tão culpadas que você só precisa ser positivo o tempo todo?

Meu pai está certo porque sua visão de culpa é muito mais profunda do que a visão dos outros. Há um mundo de diferença entre a miséria de uma auto-imagem ruim por causa da masturbação e o profundo e terrível remorso de ter desprezado a Deus pela incredulidade. A razão pela qual a mensagem da psicologia secular (e dos cristãos que a imitam) é tão superficial é que sua avaliação da culpa é tão superficial. Se você pensa que a culpa que nos prepara para receber o evangelho é meramente o sentimento ruim que vem de uma baixa auto-imagem ou auto-estima cedendo, então o evangelho que você prega será apenas o tipo de egocentrismo centrado no homem.

A culpa que prepara uma pessoa para receber o grande evangelho da glória de Cristo é tão rara quanto as conversões que buscamos. Quase ninguém experimenta o esmagamento da culpa real! Não conseguimos ver que o que geralmente passa por culpa é, na verdade, apenas mais pecado, porque é o sentimento ruim que temos, não por nossa falha em confiar nas promessas de Deus, mas por nossa falha em preservar nossa imagem de pessoas frias e autossuficientes. . A maior parte do que passa por sentimentos de culpa é uma expressão de orgulho. Fazemos algo impulsivo que machuca alguém e sentimos remorso. Mas nosso remorso vem de uma profunda dor espiritual por termos desprezado a Deus ? Por não confiar em suas promessas e não esperar por sua sabedoria e ajuda? Ou isso vem mais frequentemente do fato de não termos preservado nossa imagem de legal e autossuficiente? 

A culpa real é muito rara!

Satanás é astuto. Ele não apenas pode imitar a verdadeira virtude com legalismo; ele também pode imitar a culpa real com baixa auto-estima. Ele alcançou uma vitória impressionante ao atrair a igreja para a batalha com a imitação da culpa, que transformou o evangelho em uma mensagem impotente contra o verdadeiro inimigo. A verdadeira culpa é o sentimento esmagador de medo e remorso ao pensar em ter desprezado o Deus Todo-Poderoso ao lançar um voto de desconfiança contra sua palavra de promessa e conselho. A culpa real é radicalmente centrada em Deus. O substituto de Satanás são os sentimentos ruins que recebemos de um ego ferido. Oh sim, é doloroso. É por isso que pensamos estar pregando o evangelho quando tentamos aliviá-lo. Mas é baseado diretamente no orgulho. Os sentimentos de culpa causados ​​pelas acusações de Satanás não são remorso por orgulho, mas o remorso de orgulho. Sim, há uma epidemia nacional disso . Mas esse tipo de culpa não produz arrependimento ( 2 Coríntios 7:10 ). Não prepara o caminho para o evangelho; endurece contra o evangelho.

A culpa real é muito rara. É por isso que meu pai pode dizer: O trabalho realmente árduo do evangelismo não é salvar as pessoas, mas perdê-las. Que tal você? Você luta contra a culpa real com um evangelho glorioso, ou sua culpa é o que o orgulho produz quando você não tem sido legal?

Por amor ao evangelho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *